8 dicas para você se tornar um esquiador melhor

Compartilhe:

Esquiar, como quase tudo na vida, fica mais divertido conforme você vai evoluindo. Os melhores esquiadores nunca param de aprender, e cada pequena conquista traz mais confiança, mais recompensa e abre mais opções para a próxima vez que você estiver na montanha. Muitas pessoas, no entanto, tendem a ficar em uma zona de conforto que acaba limitando o progresso. Se esse é o seu caso, aqui estão algumas dicas para te ajudar a se tornar um esquiador melhor. Acompanhe!

1. Comprometa-se 100%

O compromisso está no centro de qualquer esporte de inverno, principalmente os que envolvem técnica e velocidade. Qualquer coisa que seja feita timidamente, e qualquer movimento que seja executado pela metade, coloca você em grande desvantagem. Portanto, é preciso treinar suas habilidades com afinco e se comprometer totalmente para poder sair da sua zona de conforto e evoluir.

2. Faça uma aula de esqui

As aulas de esqui são importantes, seja qual for o seu nível de experiência. Elas ajudam os iniciantes a aprender os truques e técnicas adequadas desde o início – recomendamos aulas em grupo pois são muito mais divertidas e sociais. No entanto, as lições são igualmente benéficas para os esquiadores avançados desenvolverem novas habilidades e explorarem mais a montanha. Os melhores atletas do mundo têm aulas todos os dias e chamam isso de coaching.

esquiadores-na-neve
Há aulas de esqui até para esportistas experts | Shutterstock

3. Providencie botas de esqui adequadas

É natural pensar que seus esquis são a peça mais importante do kit de equipamentos para esquiar, mas realmente toda a mágica acontece no que você coloca nos pés. Botas de esqui bem ajustadas lhe darão mais controle sobre seus esquis e mais conforto ao longo do dia. E isso, claro, ajudará no seu progresso.

4. Aprenda a fazer curvas curtas

Uma habilidade útil para dominar, as curvas curtas são curvas paralelas em rápida sucessão, usadas principalmente em trechos estreitos. Essa técnica elegante mantém você descendo a ladeira a uma velocidade constante.

5. Prepare-se para esquiar antes de ir

Manter uma rotina de exercícios antes da sua próxima viagem de esqui pode fazer muita diferença. As principais áreas para se concentrar são cardio, treino muscular e flexibilidade. Se você puder fazer um pouco de tudo, isso não apenas o tornará mais forte na montanha, mas também ajudará a evitar lesões.

6. Corrija sua postura

Quando você estiver pronto para se esforçar um pouco mais, ficar com os ombros retos é uma ótima maneira de melhorar seu esqui. Manter uma boa postura atlética e centrada sobre os pés lhe dará a integridade necessária para realizar as manobras durante a prática esportiva.

esquiador-experiente-obersvando-a-paisagem
Manter uma boa postura também é importante na hora de esquiar | Shutterstock

7. Conheça seu próprio estilo de aprendizagem

Algumas pessoas aprendem melhor observando especialistas, outras fazendo e tentando acertar por conta própria. Quanto mais consciente você estiver de seu próprio estilo de aprendizado, mais poderá personalizar seu treinamento e aproveitar ao máximo o seu tempo na montanha.

8. Olhe para frente

Muitas vezes, os esquiadores experientes se concentram apenas na curva que estão fazendo, e não no que está por vir. E isso pode levar a situações em que você está totalmente despreparado para aquele enorme trecho de neve à sua frente porque não estava olhando longe o suficiente. Portanto, tente olhar horizontalmente e não para para baixo. Isso ajudará no equilíbrio e na tomada de decisões.

Compartilhe:

Matérias Relacionadas