Esportes de inverno: como melhorar o condicionamento físico?

Compartilhe:

Praticar esportes de inverno na neve fica ainda mais divertido quando se está em forma. Além dos óbvios benefícios à saúde em geral, melhorar e manter o condicionamento físico permite que você tenha mais resistência e aproveite melhor cada segundo deslizando montanha abaixo, seja em um esqui ou snowboard.

Se você já marcou suas férias de inverno e quer chegar lá com fôlego e disposição, continue lendo esse conteúdo. Abaixo, te damos dicas de como melhorar o condicionamento físico para a sua próxima viagem.

O impacto do condicionamento físico nos esportes de inverno

Você pode estar pensando: “condicionamento físico para que? Quero tirar férias na neve para relaxar, não sou nenhum atleta profissional”. Mas a verdade é que o esporte praticado na neve exigirá do seu corpo fisicamente, mesmo em um nível de performance amador. Por isso, é preciso estar minimamente em forma para tirar o maior proveito da experiência. 

A maior parte do seu tempo será gasta nas pistas de esqui, onde todos os seus músculos estarão trabalhando juntos para garantir que você se mantenha em equilíbrio e dentro do percurso.

Agora que o contexto foi devidamente desenvolvido, confira as dicas para chegar nas pistas arrasando em todos os esportes de inverno:

1. Reforce grupos musculares específicos

Reforce grupos musculares

Mais especificamente: pernas, abdômen e costas. Esses 3 grupos são essenciais para garantir a sua estabilidade e equilíbrio, seja em um esqui ou snowboard. Além disso, um ponto que vale a pena prestar atenção especial é a área dos joelhos. Como eles aguentarão bastante impacto dos solavancos do percurso, é importante que estejam bem preparados.

2. Trabalhe o seu equilíbrio e a sua flexibilidade

Flexibilidade

Esses dois são aspectos importantíssimos para a prática de qualquer esporte de inverno, já que todos eles envolvem caminhar ou deslizar sobre superfícies escorregadias de alguma forma. Uma excelente forma de melhorar tanto o equilíbrio quanto a flexibilidade é praticando yoga. Agora, caso o yoga não seja sua praia, exercícios de mobilidade também são uma boa opção, como alongamento. 

3. Cuide da saúde do coração

exercícios cardiovasculares

Assim como qualquer atividade física, os esportes de inverno elevam os seus batimentos cardíacos. Dessa forma, encaixar alguns exercícios de cardio na sua rotina vai garantir que sua diversão nos Alpes e em outros picos ao redor do mundo não precise ser interrompida para recuperar o fôlego. Além disso, o seu coração é o músculo mais importante do corpo e cuidar bem dele traz impactos positivos em todos os aspectos de sua vida.

4. Treine exercícios de explosão para os esportes de inverno

esqui

A grande maioria dos esportes de neve envolvem pequenas explosões de movimento em momentos específicos. Aposte em treinos de alta intensidade para que seu corpo se acostume a executar uma grande quantidade de movimentos em um curto espaço de tempo, partindo do repouso. 

5. Uma alimentação saudável faz toda a diferença

alimentação saudavel

Por fim, lembre-se de cuidar da sua alimentação. Todo o exercício do mundo não faz diferença se você se alimenta de forma irregular e com alimentos com pouco valor nutricional. Procure estabelecer horas certas para as suas refeições e procure balanceá-las com fontes de proteínas, carboidratos e gorduras na proporção correta.

Caso não saiba o melhor tipo de refeição para você, opte por consultar um nutricionista. Esse esforço é realmente importante para sua saúde e uma melhor performance nos esportes de inverno e atividades físicas no geral. 

Gostou de conhecer um pouco mais sobre como melhorar o condicionamento físico para praticar esportes de inverno? Tomara que sim! Para ter acesso a mais informações como as desse texto sobre turismo de neve e inverno, assine a nossa newsletter gratuita e receba conteúdos exclusivos.

Crédito das Fotos: Shutterstock

Compartilhe:

Matérias Relacionadas