Quando o assunto é esportes de neve, a maioria dos brasileiros pensa logo nos mais tradicionais, como esqui e snowboard. No entanto, o mundo das atividades esportivas de inverno guarda muitas surpresas agradáveis para aqueles que têm interesse em o conhecer mais a fundo. Seja uma versão gelada de um esporte conhecido ou uma modalidade de neve de fato incomum, você, provavelmente, vai se impressionar com todas.
Siga a leitura e conheça 7 esportes de neve que provavelmente você nunca ouviu falar:
1. Snow kayaking não é para os fracos de coração
Só porque é inverno e os lagos e rios estão congelados, não quer dizer que você não pode andar de caiaque. O caiaque de neve é exatamente o que o nome sugere: deslizar em cima de um caiaque ladeira nevada abaixo, enquanto compete com outras pessoas para ver quem chega primeiro. Caso você queira dar uma chance ao caiaque de neve, é recomendado escolher um bom capacete.
2. Bandy é uma variação do hockey de gelo
Pode não parecer, mas o hockey no gelo é um dos esportes de neve mais celebrado nos países mais ao norte do mundo, como Canadá, Finlândia, Noruega e Rússia. A modalidade tem uma variação chamada bandy, que é igualzinho ao hockey, mas com uma bola laranja de borracha no lugar do tradicional disco escuro.
O esporte é quase uma fusão do futebol com hockey: 11 jogadores de cada lado, rinque de gelo maior do que o de hockey e duração com dois tempos de 45 minutos.
3. Ski ballet é um esporte de neve muito elegante
O ballet em esquis é um esporte da neve que se assemelha muito à patinação artística no gelo. Assim como na patinação, o objetivo é fazer pontos com base em sua movimentação dentro de uma área delimitada. Com esquis nos pés e o auxílio dos bastões de apoio, as bailarinas da neve dançam pela arena buscando a melhor performance possível.
O esporte foi demonstrado nas Olimpíadas de Inverno de 1988, porém nunca ganhou força o suficiente para estar presente até hoje nos circuitos esportivos.
4. Skijoring está entre os esportes de neve mais inusitados do mundo
Apesar de ser um esporte praticado na neve, o skijoring surgiu como uma forma de meio de transporte na Noruega. Ele consiste em uma corrida na qual os esquiadores são puxados por cães ou cavalos. Nos países nórdicos, as competições de Skijoring atraem multidões para a platéia e os animais são tão celebrados quanto os humanos que os conduzem.
5. Ice driving é ideal para os fãs de automobilismo
O ice driving, ou condução no gelo, não é, necessariamente, um esporte praticado sobre a neve, mas ele entra na lista por ser muito divertido e empolgante. Imagine a adrenalina de pilotar um carro enquanto desliza em alta velocidade por curvas apertadas, em lagos congelados. Isso é a condução no gelo. Não é um dos esportes de neve mais fáceis, mas ele pode ser aprendido nas estações mais famosas do mundo, como Val Thorens e Tignes.
6. Snow biking é um jeito divertido de descer a montanha
Não há forma melhor de definir esse esporte de neve do que simplesmente descrevê-lo como uma aventura radical. Esse é o snow biking, uma modalidade para quem ama viver emoções intensas. Descer a montanha montado em uma fusão de motocross com snowmobile tem tudo para liberar no seu organismo uma quantidade de adrenalina suficiente para durar por uma semana inteira.
7. Snowkiting vai despertar seu surfista interior
Talvez você não entenda muito bem, a princípio, o que esportes de neve tem a ver com surfe. Mas existe uma resposta para isso: o snowkiting. Trata-se de uma modalidade muito similar ao kitesurf, que é bastante popular no Brasil. Com uma prancha de snowboard presa aos pés e uma pipa especial nas mãos, deixe o vento te levar pelos montes de neve enquanto realiza manobras radicais, nesta que é uma das atividades mais radicais para se praticar nos alpes.
Esses são alguns dos esportes de neve que você provavelmente nunca ouviu falar. Se gostou do conteúdo e quer aprender mais sobre o universo do turismo de inverno e neve em geral, assine nossa Newsletter gratuita e receba conteúdos exclusivos´.
Crédito das fotos: Shutterstock / Vídeos: YouTube