O esqui noturno, ou “night skiing” para os versados em inglês, é um dos esportes de inverno mais arrebatadores que as férias na neve podem oferecer. Debaixo de um céu estrelado, você desliza montanha abaixo com refletores (e até tochas!) iluminando o seu caminho. Entre uma descida e outra você recupera o fôlego admirando a lua e as luzes da cidade ou vilarejo à distância. E além disso tudo, claro, você tem muito mais tempo de esqui com menos pessoas nas pistas.
Se você gostou da ideia, listamos abaixo cinco destinos perfeitos para experimentar o esqui na neve noturno, uma das modalidades de esqui mais charmosas que existem. Antes de começar, porém, uma dica: na grande maioria das estações ao redor do mundo, o ski pass (passe que dá acesso aos teleféricos) para a sessão noturna é cobrado à parte – a não ser que você adquira passes especiais de múltiplos dias ou pacotes em resorts All Inclusive. Se esquiar na neve sob a lua é algo que você com certeza quer fazer, considere essas alternativas para tirar o máximo da experiência.
Newsletter
Você na Neve
As principais informações sobre destinos, estações, esportes e dicas.
Newsletter
Você na Neve
As principais informações
sobre destinos, estações,
esportes e dicas.
1. Alpe d’Huez (França): esqui noturno na maior pista preta do mundo
É difícil se cansar de cenários tão lindos como os encontrados nos principais destinos de neve dos Alpes, especialmente em Alpe d’Huez, a famosa estação francesa de esqui na neve. Há muito o que fazer e ver por lá, mas experimentar uma sessão de esqui noturno é algo completamente diferente. Depois do pôr do sol, poder curtir em torno de 3 quilômetros de pistas iluminadas até mais tarde é uma bênção. Ocasionalmente, Alpe d’Huez oferece ainda um evento particularmente especial: as descidas com tochas na La Sarenne, uma das maiores pistas de esqui do mundo e a mais extensa na cor preta. Sem dúvida, uma experiência incrível, para contar para o resto da vida.
2. Sestriere (Itália): admire o céu estrelado em plena Via Lattea
A chamada “Via Lattea” (Via Láctea, em português), um dos maiores ski resorts do mundo, é um dos recantos mais tradicionais do esqui em todo o continente europeu. Repleta de terrenos desafiadores, que atraem especialmente os esquiadores intermediários e experientes, Sestriere, uma das principais estações de esqui da região, oferece uma atração inesquecível. Com tradição no esqui noturno desde 1994, é possível curtir uma pista de slalom oficial debaixo do céu estrelado. Ali você encara os mesmos desafios que outros incontáveis atletas enfrentaram antes de serem coroados campeões de esqui. Nada mal para as próximas férias, não?
3. Les Arcs (França): iluminação LED para os esquiadores e snowboarders noturnos
Um dos melhores lugares para esquiar da Europa, Les Arcs oferece uma série de pistas de nível iniciante e intermediário, somando mais de 2 quilômetros de trilhas disponíveis à noite. Democrática e acessível para todos, a diversão é garantida por horas graças à iluminação de LED, inclusive em áreas desenhadas para quem curte o esqui freestyle e o snowboard. Toda a região dos Alpes franceses possui uma vasta gama de opções de transporte e conexões entre as estações, incluindo a vizinha La Plagne. Se você está em busca de onde esquiar na França, encontrou o seu lugar!
4. St. Moritz (Suíça): esqui noturno no berço dos esportes de inverno
Os Alpes suíços possuem algumas das estações de esqui mais deslumbrantes do mundo e St. Moritz, o berço dos esportes de inverno, talvez seja o melhor lugar para esquiar durante a noite. Com mais de 4 quilômetros de pistas disponíveis após o pôr do sol, você pode até parar para saborear um chocolate quente ou outra bebida entre as descidas em alguns estabelecimentos dentro das estações. O mais incrível é que é possível aproveitar algumas das pistas até 1h da manhã – e fazer uso literal da expressão “hoje eu só paro de esquiar amanhã”!
5. Park City (EUA): esqui à noite com um visual incrível da cidade
Califórnia e Colorado são o lar de algumas das estações mais conhecidas dos Estados Unidos, mas Park City é dona de um charme especial, principalmente se tratando de esqui noturno. Imagine passar os dias explorando incontáveis pistas em diferentes montanhas para, já de noite, encarar algumas descidas de frente para as luzes da rua principal da cidade? Além do visual incrível, poder tirar os esquis e jantar em um dos restaurantes mais atraentes da cidade em poucos minutos é um bônus e tanto.