Esquiar na neve pode emagrecer, sim. No entanto, a quantidade de calorias queimadas esquiando varia de acordo com alguns fatores — como as modalidades de esqui, o condicionamento físico do esquiador e, claro, a intensidade da prática. Para entender melhor por que o esporte de inverno é considerado um exercício benéfico para a saúde, continue lendo!
Benefícios de esquiar na neve: exercício físico é divertido e movimenta todo o corpo
Se exercitar e manter o corpo ativo é fundamental para a saúde de todo indivíduo — melhor ainda, quando o exercício físico vem acompanhado de muita adrenalina e diversão, como é o caso do esqui na neve. Com o esporte de inverno, você pode melhorar o seu condicionamento físico e, ao mesmo tempo, se aventurar nas melhores pistas de esqui e montanhas nevadas do mundo.
O esporte radical na neve acelera a frequência cardíaca e proporciona benefícios cardiometabólicos, como maior resistência à insulina, redução da pressão arterial, entre outros. Além disso, esquiar na neve parece revigorar os vasos sanguíneos e a saúde geral das células do organismo.
Outro benefício do esqui como exercício físico é a complexidade de seus movimentos. Saltos, paradas, curvas fechadas, descidas livres: tudo isso provoca um trabalho muscular intenso que estimula o fortalecimento dos músculos inferiores e, raramente, é encontrado em outros esportes. De quebra, carregar os equipamentos de esqui pela estação ainda ajuda a tonificar os músculos dos ombros e braços.
Dicas ski: como esquiar na neve para perder calorias?
Para entender quantas calorias gasta esquiando, é preciso levar em consideração diversos fatores. Quanto mais intensa for a sua prática, maior será o aumento da frequência cardíaca e, consequentemente, a queima calórica. Portanto, a primeira e principal dica para obter resultados satisfatórios ao esquiar na neve é: se dedicar e depositar toda a sua energia no exercício.
Se você já tem um bom condicionamento físico, tente sair da sua zona de conforto sempre que possível. Esquiar em pistas tranquilas é o suficiente para garantir os benefícios do esporte de inverno para a saúde. No entanto, a queima calórica tende a ser maior quando os esquiadores testam os próprios limites em locais mais desafiadores, como os parques de neve, com pistas freestyle. O objetivo é não se acomodar!
Outros esportes de inverno podem levar à queima calórica
O esqui alpino não é o único esporte de inverno capaz de queimar calorias. Outras atividades também podem te levar aos mesmos resultados. Um bom exemplo é o snowboard, que exige bastante dos músculos e da flexibilidade de seu praticante. A caminhada com raquetes de neve também é uma ótima opção porque treina toda a parte inferior do corpo (glúteos, panturrilhas, quadril e coxas).
Vale ressaltar que todos os esportes de inverno fazem bem à saúde pelo simples fato de serem praticados ao ar livre — ainda mais se tratando do ar da montanha, que é conhecido por melhorar o fluxo de oxigênio do sangue. Sendo assim, se divirta e foque no que realmente importa: a sua qualidade de vida.
Gostou de saber um pouco mais sobre a relação entre esqui e queima calórica? Esperamos que sim! Para desvendar mais curiosidades sobre esportes na neve e turismo de inverno, assine a nossa Newsletter gratuita.
Crédito das fotos: Shutterstock