Parque de neve: 6 dicas para se dar bem no freestyle

Compartilhe:

Você sabe o que é um parque de neve, também conhecido como parque de terreno ou snowpark? Trata-se de uma área encontrada nas estações de esqui, dedicada às manobras e saltos das modalidades freestyle. É como se fosse um grande skatepark, com tubos, caixotes, rampas e tudo que tem direito, só que na neve.

Voltados para esquiadores e snowboarders que gostam de desafios e emoções intensas, os parques de neve têm elementos para todos os níveis de habilidade. No entanto, para quem é iniciante, esse tipo de lugar pode ser tão assustador quanto emocionante. Se esse é o seu caso, as dicas abaixo farão você dominar o estilo freestyle nos snowparks mundo afora. Acompanhe com a gente!

1. Invista em aulas básicas de esqui e snowboard

Não faz sentido ir a um parque de neve sem passar antes pelas aulas de esqui alpino e/ou snowboard para principiantes. Nas classes comandadas por instrutores qualificados, você aprenderá as técnicas básicas para se equilibrar, mover-se com velocidade e, principalmente, desviar de obstáculos e fazer pequenos saltos. Depois, o caminho natural é se inscrever nas aulas de estilo livre para desenvolver algumas habilidades específicas e começar a se aventurar na modalidade.

Aulas são necessárias antes de encarar um snowpark | Shutterstock

2. Conheça seus limites e habilidades

Conheça seus limites e pratique o esporte dentro da sua capacidade. Ao começar no freestyle, procure parques de neve e recursos de progressão pequenos e, após dominar alguns truques e ganhar confiança, avance para parques e obstáculos médios ou grandes. Nos melhores lugares para esquiar, existem snowparks de diferentes tamanhos e zonas exclusivas para iniciantes (easy parks).

3. Observe os outros antes de tentar

Mesmo que você já tenha utilizado um parque de neve antes ou pratique outro esporte de prancha, como o skate e o surfe, é sempre bom parar um tempo para observar os outros antes de tentar. Dessa forma, você consegue captar movimentos, saltos, desvios e todas as particularidades que o snowpark tem. 

Homem praticando o freestyle
Observe outros esportistas para descobrir as possibilidades | Shutterstock

4. Respeite a etiqueta do parque de neve

Quando você vai a um parque de neve pela primeira vez, é importante ter em mente que há outros esquiadores e snowboarders ao seu redor. Portanto, antes de usar um recurso, dê uma olhada em volta de você e certifique-se de que ninguém mais está se preparando para utilizar o mesmo setor. Se possível, tente sinalizar que é a sua vez, seja com um polegar para cima, levantando o braço ou mesmo falando. 

5. Monte um plano na cabeça

Antes de se aventurar em um local voltado para as modalidades freestyle, faça um plano para cada recurso que deseja utilizar na sua volta. Isso não apenas ajudará a aumentar sua confiança, mas também evitará paradas desnecessárias no meio do caminho, que podem resultar em colisões com outros esquiadores/snowboarders. Dá para se divertir e zelar pela sua segurança (e a dos outros!) ao mesmo tempo.

Pessoa andando de snowboard
A segurança deve vir em primeiro lugar | Shutterstock

6. Use equipamentos de proteção no snowpark

Praticar esportes em um parque de neve aumenta o risco de lesões, já que o freestyle é realizado em rampas, tubos, corrimãos e outros obstáculos. Por isso, não dá para abrir mão dos equipamentos de proteção e segurança, como o bom e velho capacete de esqui. Se você é praticante de snowboard, os protetores de pulso também são uma boa ideia, pois é a lesão mais comum na modalidade. O uso de protetor de costas e calças reforçadas também é recomendado.

Pronto. Agora você pode visitar um snowpark nas próximas férias e arriscar seus saltos e manobras com muita segurança e adrenalina. E por aqui, estamos sempre trazendo conteúdos para inspirar as suas aventuras pelo mundo. Assine nossa Newsletter para receber mais dicas, além de materiais exclusivos!

Compartilhe:

Matérias Relacionadas