Procurando os melhores lugares para esquiar? Ao redor do planeta há inúmeros destinos de neve famosos onde você pode aproveitar as emoções do esqui e se divertir ao máximo. Do Canadá ao Japão, passando pela região dos Alpes, nós preparamos uma seleção incrível com alguns dos lugares para esquiar mais populares do mundo. Dê uma olhada e, no fim, escolha um deles para ser o seu próximo destino de férias na neve!
Newsletter
Você na Neve
As principais informações sobre destinos, estações, esportes e dicas.
Newsletter
Você na Neve
As principais informações
sobre destinos, estações,
esportes e dicas.
O que um melhor lugar para esquiar deve ter?
Pistas diversificadas para todos os níveis de habilidade;
Neve de qualidade e cobertura de terreno confiável;
Presença de bons hotéis e resorts de neve;
Áreas de esqui bem cuidadas;
Atrações além do esqui para diversificar o roteiro;
Sistema eficiente de teleféricos;
Ski-in/ski-out: saia e retorne ao hotel/resort com esquis nos pés;
Boas opções de après-ski (atividades pós-esqui);
Paisagens de inverno de tirar o fôlego.
Val Thorens é uma das estações de esqui mais famosas da Europa
Localizada a 2.300 m de altitude, Val Thorens, nos Alpes franceses, é a estação de esqui mais alta da Europa. Ao lado de outros destinos internacionalmente conhecidos, ela integra o gigantesco território dos 3 Vales – o mais domínio esquiável do mundo –, com 600 km de pistas para todos os níveis de habilidade.
Com isso, Val Thorens é a escolha perfeita para curtir a emoção dos esportes de inverno, independentemente se você quer aprender a esquiar, aprimorar suas habilidades ou encarar novos desafios. Não à toa, foi eleita por sete anos consecutivos a melhor estação de esqui do planeta pela World Ski Awards.
A suíça St. Moritz tem muita tradição nos esportes de inverno
Pioneira no turismo de neve, e um dos destinos mais glamorosos da Europa, St. Moritz tem muitas credenciais para se destacar entre as variadas estações de esqui da Suíça. O charmoso vilarejo já recebeu dois Jogos Olímpicos de Inverno e cinco Campeonatos Mundiais de Esqui Alpino, o mais recente no ano de 2017.
Os esquiadores intermediários fazem a festa aqui, mas também há excelentes áreas para iniciantes e desafios incríveis para os experts. Fora das montanhas há muito mais coisas para fazer em St. Moritz, incluindo patinação no gelo ao ar livre, tobogã, esqui cross country e bobsled.
Park City Mountain está entre os melhores lugares para esquiar nos EUA
Se você está em busca de bons lugares para esquiar nos EUA, Park City Mountain, no estado de Utah, é sempre uma excelente ideia. Em 2015, o Vail Resorts fundiu dois destinos de esqui localizados lado a lado – Park City e Canyons – para criar a maior estância de inverno do país.
Com 38 teleféricos e mais de 300 pistas para explorar, é difícil ficar entediado. Os fãs de freestyle têm sete parques de neve à disposição, além de oito half-pipes para saltos e manobras. Após a aventura, dá para esquiar direto para a Main Street e fazer um passeio agradável pelas ruas repletas de lojas, bares e restaurantes.
Val d’Isère e Tignes formam um domínio de esqui impressionante
Conhecido anteriormente como Espace Killy, o domínio Tignes – Val d’Isère engloba duas estações de esqui de prestígio internacional, firmando-se como um dos melhores lugares para esquiar ao redor do mundo. Cerca de 300 km de pistas preparadas, duas geleiras e dois grandes parques de neve são encontrados na área de esqui. Os esquiadores avançados têm muitos desafios para explorar na região.
É claro, também existem áreas e pistas ideais para esquiadores menos experientes. Mesmo os iniciantes não precisam ficar perto do vale, pois há zonas fáceis no alto da montanha também. Além do esqui, há uma série de atividades para descobrir, incluindo a caminhada com raquetes nos pés e o emocionante voo de parapente.
Zermatt é um paraíso do esqui aos pés da famosa Matterhorn
Zermatt é um dos destinos de inverno mais conhecidos da Suíça. Localizada aos pés da icônica montanha Matterhorn (em destaque na foto), a estação conta com mais de 360 km de pistas preparadas para esquiar, que vão até a estação de Breuil-Cervinia, na Itália, e atendem a todos os níveis de experiência.
Com mais de 2.100 m de queda vertical, o esqui de Zermatt é um paraíso para os experientes e aqueles que gostam de se desafiar. Além disso, é um lugar perfeito para viajar com amigos, graças à incrível cena après-ski e à variedade de atividades ao ar livre. A geleira “Matterhorn Ski Paradise” ainda oferece a oportunidade de esquiar o ano todo – o nome realmente diz tudo.
Whistler Blackcomb é um dos destinos de esqui mais famosos do Canadá
Entre os melhores lugares para esquiar no Canadá está a estação de Whistler Blackcomb, perto da cidade de Vancouver. O destino, na verdade, é um complexo constituído por duas grandes montanhas que, juntas, formam um dos maiores domínios esquiáveis da América do Norte. As 240 pistas da área são mais do que qualquer outra estação de esqui do país pode oferecer.
Os esquiadores mais experientes fazem o seu dinheiro valer a pena em Whistler, mas o lugar também oferece muitas corridas fáceis e áreas para iniciantes e famílias. A estação é, ainda, um verdadeiro paraíso para os freestylers, graças aos gigantescos parques de neve lotados de recursos diferentes.
Courchevel tem sofisticação e muitas possibilidades para esquiar
Assim como Val Thorens, a sofisticada estação de Courchevel fica nos Alpes franceses e faz parte do grandioso domínio dos 3 Vales (Les 3 Vallèes). Isso significa que é possível acessar 600 km de pistas interconectadas em 10 picos – de zonas pouco íngremes a corridas pretas desafiadoras.
Muitos visitantes nunca sentem a necessidade de deixar o vale de Courchevel, que compreende 150 km de pistas, apesar de ter o resto da área de esqui para explorar. Fora das encostas, Courchevel tem excelentes restaurantes com estrelas Michelin, além de um calendário repleto de eventos durante a temporada de esqui.
Em Hokkaido há neve de qualidade e estações de esqui modernas
A ilha de Hokkaido, no extremo norte do Japão, é um dos melhores lugares para esquiar no continente asiático. A neve e as encostas da região são particularmente excelentes porque o clima local transporta o ar frio do Mar do Japão, da Sibéria para a área, resultando em uma neve perfeita para praticar esportes de inverno.
Entre as estações de esqui mais famosas estão Niseko, Furano, Sahoro e Tomamu. Se você decidir visitar a área no final de janeiro e início de fevereiro, não esqueça de reservar um tempo entre uma aventura de esqui e outra para visitar o tradicional Festival de Neve de Sapporo. As esculturas de gelo e neve são impressionantes!
Aspen é um dos destinos de esqui mais conhecidos do planeta
Aspen é uma das estações de esqui mais famosas do mundo. Na verdade, a área é composta por quatro subestações: Aspen Snowmass, Aspen Mountains, Aspen Highlands e Aspen Buttermilk. Esse complexo combinado no oeste do estado do Colorado é conhecido como um dos ski resorts mais populares, versáteis e bem avaliados dos Estados Unidos.
Iniciantes e famílias se sentem mais confortáveis em Buttermilk, enquanto os esquiadores experientes adoram as exigentes corridas ao redor da Aspen Mountain, e os freeriders se divertem no lendário Highland Bowl. No entanto, a maior oferta para os fãs de esportes de inverno é encontrada em Snowmass, a zona mais disputada.
Ski Arlberg é a maior área de esqui interligada dos Alpes austríacos
Ski Arlberg é a mais recente adição aos maiores domínios de esqui do mundo, consolidando-se como um dos melhores lugares para esquiar na Áustria. A conexão entre Stuben e Zürs via Flexenbahn Gondola combina três destinos de inverno – St. Anton, Lech-Zürs e Warth-Schröcken – em uma área com 305 km de pistas preparadas e 200 km de rotas fora de pista.
Na região, iniciantes, famílias, especialistas em esqui e freeriders encontram pistas adequadas para o seu nível de habilidade. Meios de elevação modernos, ótimos restaurantes e festas animadas de après-ski completam a experiência de férias em Ski Arlberg.
Via Lattea: um domínio de esqui olímpico entre a Itália e a França
A área de esqui da Via Lattea fica na fronteira franco-italiana e disponibiliza mais de 400 km de pistas entre várias estações de esqui interligadas. O local sediou os principais eventos das Olimpíadas de Inverno de 2006, que trouxeram investimentos e teleféricos mais eficientes para transitar pelo domínio.
As estações de esqui mais conhecidas são Claviere, Sauze d’Oulx, Pragelato e Sestriere, e cada destino tem um perfil diferente. Claviere é mais antiga e tradicional, enquanto Sauze d’Oulx é uma ótima opção para quem procura uma atmosfera animada. Localizadas lado a lado, Sestriere e Pragelato têm uma posição estratégica para aproveitar ao máximo as montanhas da Via Lattea.
Les Arcs, La Plagne e Peisey-Vallandry formam o Paradiski, na França
Um dos maiores ski resorts do mundo, o Paradiski engloba as estâncias de Les Arcs, La Plagne e Peisey-Vallandry. Ao todo, a área de esqui francesa abriga 425 km de pistas, com muitas possibilidades para esquiadores de todos os níveis – do iniciante ao avançado. Com setores esquiáveis até 3.250 m de altitude, há boas condições de neve durante toda a temporada de esqui.
Todas as estações de esqui do domínio têm um perfil familiar. Há muitas zonas para crianças, variedade de atividades na neve, além de excelentes resorts All Inclusive com clubes infantis e aulas de esqui e snowboard já incluídas no pacote de viagem. E para transitar entre La Plagne e Les Arcs, é preciso embarcar no Vanoise Express, o famoso teleférico de dois andares com piso de vidro. É imperdível!
Agora que você conheceu alguns dos melhores lugares para esquiar ao redor do mundo, que tal começar a planejar a sua viagem dos sonhos ao lado da família e dos amigos? Além de se divertir esquiando, você vai poder experimentar muitos outros esportes de inverno emocionantes e vivenciar momentos que ficarão guardados para sempre na memória!