6 estações de esqui dos Alpes acessíveis por trem

Compartilhe:

Se você está planejando esquiar nos Alpes, é importante pesquisar bem sobre como chegar à estação de esqui desejada. Para quem gosta de praticidade e curtir o trajeto até o destino, uma dica é escolher locais com estações ferroviárias por perto. Além de ser uma alternativa ecológica, o passeio de trem evita todas as burocracias do aeroporto e, de quebra, proporciona vistas de tirar o fôlego, com montanhas nevadas, florestas, cidades e vilarejos pelo caminho.

Gostou da ideia? Então, confira nossa lista com 6 estações de esqui dos Alpes nas quais você consegue chegar de trem!

1. Val Thorens, França

estação de Val Thorens

Val Thorens faz parte do domínio francês dos 3 Vales (Les Trois Vallées), a maior área de esqui interligada do mundo. A área fica bem próxima à estação de trem de Moûtiers-Salins-Brides-Les-Bains. Partindo de Paris (Gare de Lyon), a viagem pode ser feita pela linha TGV de alta velocidade. O trajeto dura aproximadamente 4h30min e custa cerca de 50 euros. De Moûtiers, são apenas 50 minutos até a vila.

2. Tignes-Val d’Isère, França

Boneco de neve em Tignes

O domínio de esqui Tignes-Val d’Isère engloba duas estações de renome internacional na parte alta dos Alpes franceses. A estação de trem mais próxima do local é Bourg-Saint-Maurice, a 40 minutos de carro, que faz conexões com linhas regionais e de Paris, incluindo o TGV. Além disso, recebe trens vindos de outros países, como Inglaterra, Bélgica, Alemanha e Países Baixos.

3. Pragelato, Itália

paisagem de Val Troncea

Pragelato, uma das estações de esqui da grandiosa área da Via Lattea, fica na região do Piemonte, no noroeste da Itália. O caminho ferroviário mais rápido é com destino à cidade de Oulx. A estação ferroviária local recebe trens vindos de Milão, Turim, Paris e Lyon. A viagem dura aproximadamente 4h30min. De lá, você pode pegar um ônibus, taxi ou transfer para chegar até Pragelato. 

4. Les Arcs, França

Estação de Les Arcs na França

Les Arcs pertence ao domínio Paradiski, uma enorme área de esqui nos Alpes Franceses. A estância fica bem perto da estação ferroviária Bourg-Saint-Maurice, que recebe trens vindos de Paris e de outras cidades da França. Da capital francesa, a viagem leva em torno de 4h30min com o TGV. Depois de desembarcar, há um funicular que te leva à subestação Arc 1600 em apenas sete minutos.

5. Verbier, Suíça

O trem é, sem dúvida, a maneira mais relaxante de chegar a Verbier, uma das principais estações de esqui da Suíça – embora demore um pouco mais que outros meios de transporte. A estação de trem mais próxima é Martigny, que fica a 25 km, mas de lá você pode pegar uma conexão em um trem local para Le Châble, que fica perto do teleférico que o levará até a estação de Verbier. 

6. St. Moritz, Suíça

estação ferroviaria em St. Moritz

St. Moritz é outra estação de esqui da Suíça que vale a pena conhecer. A maneira mais espetacular de chegar a St. Moritz é pegar o Glacier Express ou o Bernina Express, dois passeios de trem suíços que viajam ao longo de uma linha designada Patrimônio Mundial da UNESCO. Além do Glacier e do Bernina, você pode fazer o trajeto até St. Moritz em trens regionais comuns, que são mais baratos.

E aí, que tal essas estações de esqui alpinas acessíveis por trem? Incríveis, não? Para receber mais conteúdos como esse, assine nossa newsletter agora mesmo!

Crédito das fotos: Shutterstock

Compartilhe:

Matérias Relacionadas