Fat bike: saiba tudo sobre a bicicleta feita para a neve

Compartilhe:

Pedalar na neve fofinha não é um desafio quando se está em uma fat bike. Adaptada com pneus mais largos, essa é uma bicicleta especial que permite praticar o mountain bike na neve sem o risco de afundar. Além da emoção de experimentar um esporte de neve diferente, você tem a chance de explorar os destinos de inverno e contemplar seus cenários espetaculares. A seguir, te contamos tudo o que você precisa saber para se aventurar com este veículo nas trilhas nevadas. Confira!

O que é uma fat bike?

A fat bike é um modelo de bicicleta que possui pneus mais grossos. Para você ter uma ideia, a largura das suas rodas varia entre 3 e 5 polegadas, enquanto as rodas de uma bicicleta convencional medem em torno de 2 polegadas. Para acomodar os pneus largos, os aros também têm dimensões maiores, além de serem feitos de alumínio, um material mais leve. 

Outra característica desse veículo da neve é a baixa pressão dos pneus, entre 15 e 25 PSI. Isso garante um maior poder de tração, tornando as subidas e descidas mais estáveis.

Fat Bike
A fat bike possui pneus mais largos que uma bicicleta convencional | Foto: Shutterstock

Em quais tipos de terreno é possível passear com a fat bike?

Classificada como off-road, a fat bike é projetada para percorrer terrenos difíceis de guiar uma bicicleta. Enquanto pneus convencionais afundam na neve fofa e escorregam no gelo, por exemplo, este veículo dá conta do recado graças aos seus pneus adaptados. Além disso, é possível passear com o automóvel pela areia e pela lama.

Fat Bike em destino de neve
Os pneus adaptados da fat bike permite passeios na neve e no gelo | Foto: Shutterstock

Conheça os tipos de fat bike

  • Elétricas: modelo caracterizado pela presença de motores que facilitam a pilotagem e dão impulso extra nos pedais. 
  • Rígidas (Hardtail): com a suspensão dianteira rígida e sem amortecedor traseiro, este modelo tem o peso reduzido.
  • Suspensão total (Full-suspension): esta versão com suspensão total conta com suspensão dianteira e amortecedor traseiro, garantindo melhor tração, controle e conforto.

Pratique o mountain bike na neve em uma estação de esqui 

Se você gostaria de estar andando de bicicleta na neve, saiba que há diversas estações de esqui ao redor do mundo que oferecem a experiência. Na estação francesa de Val Thorens, por exemplo, você pode andar de fat bike acompanhado por um instrutor experiente. O passeio pode ser realizado tanto de dia quanto de noite, pois as bicicletas são equipadas com um sistema de iluminação.

Para melhorar, a atividade conta com uma parada para desfrutar do fondue savoyarde, receita aclamada no inverno alpino. 

Confira outros destinos nevados para praticar essa e outras atividades na neve:

  • La Rosiere, França
  • Sun Peaks, Canadá
  • Samoëns, França
  • Vail, Estados Unidos
  • Val d’Isère, França
  • Interlaken, Suíça
Fat Bike em estação de esqui
Explore a região dos Alpes com um passeio de fat bike | Foto: Shutterstock

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a fat bike? Tomara que sim! Para ter acesso a mais informações como as desse texto sobre turismo de neve e inverno, assine a nossa Newsletter gratuita e receba conteúdos exclusivos.

Compartilhe:

Matérias Relacionadas