Flocos de neve: como eles se formam?

Compartilhe:

Quando os flocos de neve caem do céu, as férias de inverno ganham um encanto a mais. Esse aglomerado de cristais é um fenômeno meteorológico que expressa sua beleza em infinitas formas, tamanhos e padrões, mesmo que tudo pareça igual a olho nu. Só chegando mais perto, com a ajuda de um microscópio, é que podemos ver um floco de neve de verdade e os desenhos que a mãe natureza cria.

Mas, afinal, como essas estruturas com formato tão específico, delicado e detalhado se formam antes de cair no solo? Se você sempre teve essa curiosidade, descubra, a seguir, o segredo por trás das belas imagens de flocos de neve.

Como um floco de neve é formado?

Para que um floco de neve seja formado, três elementos são necessários: vapor d’água, temperaturas abaixo de 0°C e aerossóis (como pólen ou poeira). Em contato com uma micropartícula de poeira, por exemplo, o vapor d’água se cristaliza, ou seja, passa diretamente do estado gasoso para o estado sólido.

Então, mais vapor d’água adere a esse núcleo, que cresce. A partir daí, o cristal de gelo, muito denso para flutuar, começa a cair em direção ao solo.

Um floco de neve de verdade | Shutterstock

Durante a queda, o cristal se expande, ocupando o máximo de espaço possível no plano horizontal, paralelo ao solo. Como ele ocupa uma grande área, isso retarda a sua queda, como no caso de um avião de papel ou um paraquedas. Por essa razão, os flocos de neve caem mais lentamente que a chuva.

No caminho, os cristais de gelo se aglomeram. É assim que a neve é ​​formada. E quanto mais cristais, maior o floco. Se a temperatura do ar estiver mais quente que na nuvem, os flocos derretem e começa a chover. Mas se estiver frio o suficiente, perto de 0°C, os flocos brancos permanecem intactos e neva!

Floco na neve
A beleza de um floco de neve impressiona | Shutterstock

Os flocos de neve são simétricos 

Ao ver fotos de flocos de neve, é possível perceber que todos têm algo em comum: a simetria. Essa padronização reflete a ordem interna das moléculas de água do cristal de gelo conforme elas se organizam no estado sólido (o processo de cristalização) para formar uma estrutura hexagonal, ou seja, com seis pontas.

Cada floco de neve é único

Apesar do fato de que todos os flocos de neve caindo formam uma forma hexagonal, nenhum deles é exatamente igual. Sua forma final depende de muitas variáveis, incluindo a temperatura e a umidade do ar pelo caminho. Quanto mais umidade, mais rápido o crescimento e, portanto, mais “dendríticas” as formas.

Flocos de neve diferentes
Flocos de neve assumem diferentes formas | Shutterstock

Enquanto condições climáticas mais baixas podem produzir formas mais simples, como colunas ou plaquetas, temperaturas mais altas podem resultar em flocos com ramificações mais complexas e extensas. Além disso, pequenas mudanças na temperatura dos lugares com neve podem influenciar na formação do cristal.

Portanto, como o crescimento de um floco de neve é ​​facilmente condicionado por agentes externos, existe uma incrível diversidade de morfologias, razão pela qual podemos dizer que cada floco de neve é ​​único. Veja o vídeo:

E aí, gostou de saber como os flocos de neve se formam? Então, aproveite para começar a planejar a viagem dos sonhos e ver a beleza da neve pessoalmente! E se quiser receber mais conteúdos como esse e dicas sobre turismo de inverno, não deixe de assinar a nossa Newsletter gratuita.

Compartilhe:

Matérias Relacionadas