Você já ouviu falar da cidade de Harbin, China? Esse é um polo do turismo de inverno asiático que, todos os anos, reúne visitantes de todo o planeta. Harbin fica localizada bem ao norte do país e, por consequência, acaba tendo um inverno bastante rigoroso.
O interessante é que a cultura de neve que se encontra por lá é diferente de qualquer outra que você já viu no mundo, o que faz com que uma visita à cidade durante o inverno seja uma viagem de férias na neve inesquecível e diferente de todas as outras. Confira as principais atrações e destinos abaixo!
Como é o inverno em Harbin, China?
Antes de começarmos, é importante ter uma breve noção do que esperar do clima de Harbin durante o inverno. O período de neve na China começa no fim de dezembro e termina em meados de março. Prepare-se para encontrar em Harbin muita queda de neve e um frio intenso, com média de -16ºC (podendo chegar a incríveis -30ºC). Portanto, organize bem a sua mala de viagem e pense nos looks com várias camadas de roupas.
1. Festival de Gelo e Neve de Harbin é o carro forte da cidade
Abrimos nossa lista com, provavelmente, o principal motivo para visitar Harbin, na China, durante o inverno. Se você já ouviu falar da cidade, provavelmente foi por causa desse festival. O Festival de Gelo e Neve de Harbin acontece todo inverno, com escultores e artistas do mundo inteiro se reunindo para criar as maiores e mais mirabolantes esculturas de gelo que você já viu na vida.
As obras são espalhadas por quatro parques diferentes dentro da cidade e ficam em exposição por volta de dois meses. A foto acima resume bem o que você pode esperar do festival.
2. Delicie-se com o saboroso Huo Guo
Huo Guo (火锅) é um prato tradicional da culinária chinesa e sua tradução significa, literalmente, panela quente. Esse prato pode ser encontrado por toda Harbin e é perfeito para comer com seu grupo de amigos.
Ele consiste em um caldo tradicional que é constantemente aquecido por uma fonte de calor e, ao redor, são postas várias opções de comidas que podem ser cozidas no caldo. De certa maneira, o Huo Guo lembra um pouco o fondue suíço, já que os dois são pratos para compartilhar e os alimentos são cozidos dentro de uma panela colocada ao centro da mesa.
3. Divirta-se nos parques de Harbin
Durante sua visita, você pode aproveitar para se divertir nos diversos parques de Harbin. Devido ao frio intenso no norte do país nessa época do ano, os parques da cidade provavelmente estarão cheios de neve e você poderá criar bonecos de neve, andar de trenó, se divertir com guerras de bola de neve, fazer anjos de neve e, no geral, se sentir dentro de um filme na neve.
4. Conheça a charmosa Zhongguo Xuexiang
Zhongguo Xuexiang (中国雪乡) é a snowtown mais famosa da China. Essa vila de casas de madeira de arquitetura muito característica fica um pouco distante de Harbin, China, mas é um programa muito popular entre os turistas que visitam a cidade e, aliás, vale muito a pena.
Passe uma noite em Zhongguo Xuexiang e, sem dúvidas, você irá se apaixonar. A vila tem uma atmosfera quase de conto de fadas, já que as casas de madeira são todas construídas de forma muito singular, de modo que a neve repouse sobre seus telhados de maneira única. Por sinal, a neve por lá parece ser mais fofa e densa do que o normal, dando ao local uma aparência surreal.
Os moradores de Zhongguo Xuexiang decoram a vila na época das festas de fim de ano e promovem diversas atividades, como brincar no parque de diversões Bangchui Hill, passear de snowmobile, esquiar, conhecer a culinária local e muito mais.
5. Yabuli é uma das melhores estações de esqui da China
Localizada a aproximadamente duas horas e meia de carro de Harbin, a estação de Yabuli é parada obrigatória para quem busca adrenalina na neve. Aberta para turistas e usada como centro de treinamento dos times chineses para as Olimpíadas de Inverno, Yabuli surpreende tanto pela qualidade de suas pistas de esqui e parques de neve quanto por sua excelente infraestrutura.
Se você deseja passar mais tempo aproveitando tudo que Yabuli tem a oferecer, vale se hospedar no Club Med Yabuli. Além de estar localizado bem próximo à estação, você desfruta de diversos benefícios, como comida e bebida à vontade, quartos luxuosos, aluguel de equipamentos e serviços de spa. A melhor parte? Tudo isso fica incluso em um único valor de diária All Inclusive.
Gostou de conhecer um pouco mais sobre Harbin, China? Tomara que sim! Para ter acesso a mais informações sobre turismo de neve e inverno, assine a nossa newsletter gratuita e receba conteúdos exclusivos.
Crédito das fotos: Shutterstock