Buscar inspiração de lugares para esquiar em cada mês do ano é um bom ponto de partida para começar o planejamento das suas férias na neve. Dependendo da época, há estações mais convidativas à prática do esqui por uma série de fatores, incluindo boa cobertura de neve, condições climáticas, pistas menos lotadas e atrações que enriquecem ainda mais a sua viagem. A seguir, selecionamos algumas ideias incríveis de locais para esquiar, mês a mês. Veja e inspire-se!
Newsletter
Você na Neve
As principais informações sobre destinos, estações, esportes e dicas.
Newsletter
Você na Neve
As principais informações
sobre destinos, estações,
esportes e dicas.
Janeiro – St. Moritz, La Thuile e La Rosière estão entre os melhores lugares para esquiar no primeiro mês do ano
A icônica estação de St. Moritz, na Suíça, é considerada o berço dos esportes de neve. Afinal, foi lá que nasceu o conceito de turismo de inverno há mais de 150 anos. O mês de janeiro é uma ótima época para conhecer o destino, visto que há neve abundante para esquiar, um bom registro de dias ensolarados e vários eventos esportivos acontecendo. De quebra, você tem a chance de conhecer um vilarejo super charmoso, repleto de atrações culturais e bons restaurantes.
Entre os melhores lugares para esquiar em janeiro também se destacam La Thuile, na Itália, e La Rosière, na França – duas estações vizinhas que integram a área de esqui de San Bernardo. A região tem tudo que os esquiadores de janeiro desejam: pistas altas, algumas trilhas arborizadas, aldeias de inverno charmosas e um grande domínio de esqui para explorar. La Rosière é a melhor escolha para esquiadores iniciantes e intermediários, enquanto La Thuile tem encostas mais desafiadoras.
Fevereiro – La Plagne e Hokkaido são as sugestões para a alta temporada do esqui no hemisfério norte
Fevereiro é provavelmente o melhor mês para esquiar na Europa, considerando que o risco de visitar um destino que não está totalmente aberto devido à neve insuficiente é mínimo. Uma boa ideia é a francesa La Plagne, uma das melhores opções para férias em família. São 425 quilômetros de pistas para todos os níveis, além de muitas atrações para descobrir. E como fevereiro é o período das férias escolares de inverno na França, há uma variedade de eventos e atividades para crianças rolando ao longo do mês.
O segundo mês do ano também é uma excelente época para esquiar no Japão, especialmente na ilha de Hokkaido, no norte do país. Com estações de esqui modernas, a região é mundialmente conhecida pela qualidade de sua neve powder, a preferida dos esquiadores e snowboarders.
Março – Le Massif de Charlevoix e Via Lattea têm ótimas condições para esportes na neve
A província de Quebec, no Canadá, é bastante procurada para esquiar em março, quando as temperaturas estão um pouco mais amenas, mas as montanhas ainda têm boas condições para esquiar na neve. A poucas horas de Quebec City fica a estação de Le Massif de Charlevoix, famosa pela queda vertical mais alta a leste das Montanhas Rochosas e pelas vistas deslumbrantes para o rio St. Lawrence.
A italiana Via Lattea, um dos maiores ski resorts do mundo, também está entre os melhores lugares para esquiar em março. A profundidade média da neve é mais alta perto da primavera em comparação com os meses anteriores, quando muitas pessoas acreditam que há uma quantidade maior de neve nas encostas. Entre as estações de esqui da Via Lattea, considere se hospedar em Pragelato, que tem uma localização estratégica na região e aulas de esqui para todos os níveis.
Abril – Val Thorens e Ischgl recebem você para a “late season” do esqui
Uma das vantagens de fazer uma viagem de esqui em abril é que as multidões já se despediram e, assim, você consegue aproveitar os esportes com mais tranquilidade. Se essa é a sua ideia, procure as estações de maior altitude, que costumam estender a sua temporada de neve. Val Thorens, nos Alpes franceses, por exemplo, está situada a 2300 metros de altitude, o que garante boa cobertura de neve em abril para esquiar no gigantesco domínio dos 3 Vales.
Ischgl, na Áustria, também é um ótimo lugar para esquiar em abril. O destino é alto e todas as pistas (exceto as que dão acesso à estação) estão voltadas para o norte e acima de 2000 metros, proporcionando excelente qualidade de neve. Pouco antes do fim da temporada, o lugar recebe o lendário evento “Top of the Mountain” para celebrar o encerramento em grande estilo.
Maio – Tignes e Ruka são ótimos lugares para esquiar depois da tradicional temporada de neve
Tignes é considerada um dos melhores lugares para esquiar na França, até mesmo fora do inverno. Aberta por quase três meses a mais que outros lugares próximos, a estância tem a temporada de esqui mais extensa dos Alpes franceses. Em maio, se for um bom ano de neve, ainda pode haver mais de 100 quilômetros de pistas disponíveis para esquiar. Um dos destaques é a geleira Grande Motte, que oferece a área de esqui mais alta da região, a 3445 metros de altitude.
Ruka, na Lapônia finlandesa, tem a mais longa temporada de esqui para uma estação sem geleira na Europa, mantendo a pista principal aberta (graças à neve) até meados de junho e reabrindo cerca de cem dias depois, no início de outubro. Em maio, geralmente tem cinco ou seis pistas abertas, além de um parque de neve.
Junho – Las Leñas e Cardrona estão entre os lugares para esquiar no hemisfério sul
A partir do sexto mês do ano começa a temporada de neve no hemisfério sul. E Las Leñas, na Argentina, é uma boa opção se você está procurando onde esquiar em junho na América do Sul. Localizada no coração da Cordilheira dos Andes, o local tem 29 pistas (65 quilômetros) e ótimas áreas voltadas para os esquiadores mais experientes.
Se você prefere ir um pouco mais longe, Cardrona, na Nova Zelândia, também abre a sua temporada em meados de junho. Metade de sua área de 345 hectares de pistas é adequada para iniciantes e intermediários, enquanto os experts podem fazer a festa em torno das maiores instalações de half pipe e parques de neve do hemisfério sul.
Julho – Bariloche e Les 2 Alpes são boas ideias de destinos para as férias do meio do ano
Um outro lugar para esquiar na Argentina é a cidade de Bariloche, que fica na bela região da Patagônia e é considerada um dos melhores lugares para esquiar na América do Sul. A temporada de inverno atrai muitos turistas para a região, que conta com boas oportunidades de esqui e paisagens naturais fascinantes.
Garantindo neve natural em uma geleira situada a 3600 metros de altitude, Les 2 Alpes, na França, também é uma boa sugestão para os esquiadores de junho. Por lá, você tem a oportunidade de esquiar em uma das maiores áreas de esqui de verão da Europa. Ao todo, são nove pistas azuis, uma pista verde, uma pista vermelha e um parque de neve para se divertir sob o sol.
Agosto – Austrália tem montanhas cobertas com neve para aproveitar
O melhor lugar para esquiar em agosto é a Austrália. Embora o país não seja muito associado às viagens de inverno, há regiões com vales e montanhas nevadas que ficam cobertas durante todo o mês. Um dos destaques é Perisher Valley, a maior estação de neve do hemisfério sul. O destino oferece uma incrível variedade de pistas e boa cobertura de neve durante o mês de agosto.
Setembro – Valle Nevado e Corralco, no Chile, são algumas opções
Se você quer saber onde esquiar no Chile, a resposta é simples: Valle Nevado, que costuma encerrar a sua temporada de esqui em meados de setembro. Considerado um dos destinos de inverno mais famosos do mundo, o lugar se tornou a casa de verão para alguns dos melhores esquiadores profissionais do hemisfério norte.
Entre os destinos para esquiar em setembro também está Corralco, no estado de La Araucanía. É uma opção muito mais vazia em relação aos outros lugares para esquiar no Chile. Seus 1800 hectares de terreno coberto de neve são excelentes para esquiadores e snowboarders iniciantes ou intermediários.
Outubro – Nova Zelândia tem opções para esquiadores iniciantes e avançados
Mesmo com o fim do inverno, alguns destinos mais ao sul continuam com boas condições de neve, como acontece em Whakapapa, na Nova Zelândia. Espalhado pelas encostas do Monte Ruapehu, um vulcão ativo, o local é uma boa opção de destino para esquiadores experientes, especialmente por conta da variedade de descidas íngremes.
Novembro – Keystone e Lake Louise convidam para a “early season” do hemisfério norte
Novembro costuma ser um dos mais difíceis para quem procura ideias de locais para esquiar, já que não há mais neve no hemisfério sul e também não é um dos melhores meses para esquiar no hemisfério norte. Ainda assim, há destinos que têm boas condições graças às tempestades de neve em outubro e começo de novembro, altitudes mais elevadas e sistemas superiores de produção de neve.
É o caso de Keystone, um dos melhores lugares para esquiar nos EUA, que compete normalmente com Arapahoe Basin e Loveland como a primeira a abrir no estado do Colorado a cada temporada (geralmente em outubro). A estância de Lake Louise, no Canadá, também é uma ótima escolha para esquiar em novembro.
Dezembro – Finlândia e os Alpes têm clima natalino e muita neve
O mês de dezembro oferece muitos lugares para esquiar ao redor do mundo, seja na Europa, na Ásia, nos Estados Unidos e no Canadá. A Finlândia, por ser considerada a terra do Papai Noel, fica ainda mais especial no mês do Natal. O inverno do país tem dias curtos e muita neve nas principais estações de esqui, como Saariselkä, Levi e Rovaniemi, na região da Lapônia.
Também no clima natalino, toda a região dos Alpes é puro encanto. Os vilarejos de inverno ficam ainda charmosos com casinhas cobertas de neve e decorações espalhadas por todos os lugares. No início do mês há menos multidões, enquanto perto do Natal as principais estações de esqui alpinas preparam eventos festivos que oferecem uma experiência mágica para toda a família.