Mergulho no gelo: o que é e onde praticar?

Compartilhe:

O mergulho no gelo, também chamado de ice diving, é uma modalidade de mergulho praticada abaixo da camada de gelo em lagos e oceanos no inverno. Se você procura por experiências diferentes e desafiadoras, esse esporte pode ser a aventura da sua próxima viagem

Abaixo, explicamos tudo o que você precisa saber sobre o mergulho no gelo e em que lugares do mundo ele pode ser praticado. Dê uma olhada!

Por que praticar o mergulho no gelo?

O mergulho no gelo, além de ser um esporte diferente, é uma das experiências mais eletrizantes que um ser humano pode viver. Há algo de belo e empolgante em explorar lugares em nosso planeta que claramente não fomos feitos para conhecer. O ice diving é a oportunidade perfeita de desafiar os limites do corpo e da mente.

Além disso, a prática te permite presenciar lindas cenas do universo subaquático que não são encontradas em nenhum outro lugar. Pelo menos não da mesma forma em que se apresentam nos destinos de neve.  

Como os mergulhadores não sentem frio?

É verdade que a água durante o mergulho no gelo está sempre muito gelada, por volta dos 0ºC. No entanto, o uso dos equipamentos corretos antes, durante e depois da prática garante que os mergulhadores não sintam muito frio. Vale destacar que os mergulhos são feitos na companhia de instrutores capacitados que te orientam e auxiliam em tudo para que a experiência seja a melhor possível. 

mergulho no gelo
É possível “caminhar no gelo” e até jogar bola durante o mergulho no gelo | Shutterstock

Que equipamentos são utilizados no mergulho no gelo?

Para garantir a segurança do praticante durante o mergulho, alguns equipamentos específicos são necessários. O kit mergulho básico contém os seguintes itens:

– Roupa específica para águas extremamente geladas;

– Regulador de mergulho apropriado para o frio;

– Tanque de oxigênio;

– Dispositivo de controle de flutuabilidade;

– Corda para guiar até a saída;

– Proteção termal adequada (cobertores próprios para o frio e sapatos impermeáveis para se esquentar na neve após a prática do esporte).

equipamentos para mergulho no gelo
A guia serve para que o mergulhador não se perca embaixo do gelo | Shutterstock

Onde o mergulho no gelo pode ser praticado?

O mergulho no gelo pode ser praticado em diversos destinos de neve mundo afora. A seguir, você confere uma lista com alguns dos lugares que oferecem não apenas o espaço para a prática da modalidade, mas também toda a infraestrutura para sua realização:

  • Val Thorens: Localizada nos alpes franceses, Val Thorens é uma das melhores estações de esqui do mundo e oferece uma grande variedade de esportes de inverno para seus visitantes. Lá, você consegue alugar roupa de mergulho e equipamentos. Como o mergulho em si dura 20 minutos e o instrutor leva um aluno por vez, é uma boa opção para iniciantes.
  • Pedreira Rummu: Próximo de Tallinn, capital da Estônia e uma das cidades mais belas da Europa, Pedreira Rummu servia como mina de calcário e prisão. Após o encerramento das atividades, as bombas que mantinham Rummu seca foram desligadas e a água inundou toda a área. Hoje, é possível mergulhar nas águas cristalinas e explorar as ruínas da prisão submersa.
  • Mar Branco: Para aqueles que desejam ver vida marinha debaixo d’água, esse é o local. O Mar Branco, na Rússia, fica congelado de dezembro a abril, o que atrai entusiastas do mergulho no gelo do mundo todo. Partindo da região da Karelia, próxima à fronteira com a Finlândia, você vê diversos elementos da fauna marinha, como corais, estrelas-do-mar, anêmonas e camarões.
  • Antártica e o Ártico: Os pólos norte e sul são lugares incríveis para praticar o mergulho no gelo marinho. No entanto, é importante ressaltar que os praticantes que desejam mergulhar nessas áreas precisam de algumas certificações, como o PADI (Advanced Open Water Divers) e o SSI (Ice Diving Specialty), com um mínimo de 30 mergulhos registrados. Além disso, é necessário levar o próprio equipamento de mergulho.
  • Hokkaido: Hokkaido é uma ilha localizada ao norte do Japão, conhecida mundialmente por sua cultura de esqui e sua neve excepcional. Além do esqui, por lá, também é possível realizar o mergulho no gelo. Ao final da aventura, nada melhor do que relaxar num onsen, que é como são chamadas as fontes termais no local.

Gostou de conhecer o mergulho no gelo e quer saber mais sobre outros esportes de inverno? Então assine nossa Newsletter gratuita para ficar por dentro do mundo do turismo de neve!

Compartilhe:

Matérias Relacionadas