Neve na Itália: 5 lugares para esquiar no país

Compartilhe:

Uma das principais formas de aproveitar a neve na Itália é apostar nas estações de esqui de lá. O país abriga uma parte da principal cadeia de montanhas da Europa – os Alpes – que é frequentada por turistas e esquiadores do mundo todo. As estações do domínio da Via Lattea, localizado a cerca de 90 km da cidade italiana de Turim, são destinos bastante tradicionais. A região já foi sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2006 e oferece diversas atividades para toda a família.

Sendo assim, se você planeja esquiar nas férias, que tal colocar uma estação de esqui na Itália no seu roteiro de viagem? Para te ajudar, selecionamos os melhores lugares para esquiar no país. Confira, a seguir: 

Esqui na Italia: melhor época para aproveitar a neve é entre os meses de dezembro e março

A Itália neva nas regiões mais ao norte do país, principalmente nas áreas montanhosas dos Alpes italianos e cidades próximas. O inverno nesses lugares costuma ser intenso, com uma média de temperatura que varia entre 2 e 9°C. Portanto, para encontrar neve na Itália, o ideal é viajar entre os meses de dezembro e março. Essa é a mesma época da temporada de esqui em todo o Hemisfério Norte, então é, de fato, o momento ideal do ano para visitar as estações. 

1. Pragelato: estação de esqui na Itália é conhecida pelas pistas de excelência 

paisagem de Val Troncea

Pragelato é o destino de neve ideal para quem planeja esquiar na Itália. O local sediou os Jogos Olímpicos de Inverno de Turim, em 2006, e possui pistas de ótima qualidade. Desde então, a estação é frequentada por esquiadores e snowboarders profissionais, além de turistas que querem praticar esportes de inverno durante as férias.

Pragelato conta com 50 km de pistas que atendem a todos os níveis de habilidade, do iniciante ao avançado. Além disso, faz parte da área de esqui da Via Lattea e está cercada por paisagens alpinas de tirar o fôlego. 

2. Sauze d’Oulx é uma boa opção para esquiar e conhecer mais da gastronomia italiana

Sauze d’Oulx fica a apenas uma hora de Turim e também faz parte do grupo de estações do domínio da Via Láctea. A estância é um bom lugar para esquiar em família, já que reúne outras atrações de inverno. Aliás, o local possui uma escola de esqui e um centro de recreação para crianças pequenas curtirem a neve na Itália.

Outro ponto positivo sobre Sauze d’Oulx são as muitas opções de hospedagem e restaurantes. Você pode se deliciar com a tradicional culinária italiana e, claro, seus incomparáveis vinhos.

3. Claviere é perfeita para iniciantes

Via Lattea, Alpes italianos

A pequena estação alpina está localizada no vilarejo de Claviere, na cidade de Turim. A estância faz parte da área da Via Lattea e possui pistas com nível de dificuldade entre básico e intermediário. Portanto, é uma boa opção para esquiadores iniciantes. Para quem quer diversificar a programação, Claviere oferece outras atividades na neve, como caminhadas com raquete, trilhas, passeios de snowmobile e muito mais.

A região ainda tem vista privilegiada para o monte Chaberton, uma das montanhas mais famosas dos Alpes franceses. 

4. Cortina d’Ampezzo: estação tem vista privilegiada das Dolomitas 

esqui em Cortina d'Ampezzo

Cortina d’Ampezzo está localizada próxima às Dolomitas, cadeia de montanhas símbolo dos Alpes italianos. A estação possui pistas para todos os níveis de dificuldade, inclusive algumas exclusivas para crianças. Além de esquiar, você pode usufruir da área para realizar trilhas de esqui cross-country, andar de trenós e patinar no gelo. Tudo isso em meio a paisagens montanhosas espetaculares.

Cortina d’Ampezzo é bem equipada com hotéis, pousadas, lojas, bares e restaurantes. Por isso, o destino é um dos mais procurados para as férias de neve na Itália. 

5. Breuil-Cervinia é uma cidade boa para ver neve na Itália em dezembro 

área de esqui de Breuil-Cervinia

Breuil-Cervinia é uma das cidades com neve na Itália mais charmosas. O local fica localizado na região de Val D’Aosta, a noroeste de Milão, bem próxima à fronteira com a Suíça. Por esse motivo, quem visita a sua estação de esqui consegue ver o icônico Matterhorn, o monte mais emblemático dos Alpes. Inclusive, do lado italiano, o pico é chamado de monte Cervino.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre neve na Itália e os lugares para esquiar por lá? Tomara que sim! Para ter acesso a mais informações sobre turismo de neve e inverno, assine a nossa Newsletter gratuita para receber conteúdos exclusivos.

Crédito das fotos: Shutterstock

Compartilhe:

Matérias Relacionadas