O cat skiing é ideal para quem deseja esquiar em neve fresca e fofinha. Isso porque a modalidade te permite alcançar o backcountry, que é a região onde não há demarcação de pistas feita pela estação de esqui. Por ser menos acessível, a área atrai menos turistas e, consequentemente, sua neve é preservada por mais tempo.
Abaixo, você confere tudo sobre o cat skiing: como funciona, quais são os pré-requisitos e onde praticar esse esporte de inverno tão divertido. Dê uma olhada!
O que quer dizer “cat” em “cat skiing”?
Apesar do nome, cat skiing não tem nada a ver com gatos ou qualquer outro felino. Na verdade, a palavra “cat” faz referência ao “snowcat” — um veículo semelhante a um trator que tem a função de preparar a neve para a prática do esqui.
O snowcat se locomove facilmente pela neve e é capaz de transportar esquiadores até locais em que não há nenhum tipo de teleférico ou pista oficial. Dessa forma, fãs de esportes de inverno podem aproveitar a neve powder fresca do backcountry sem ter que subir toda a montanha a pé.
Quais são as vantagens do cat skiing?
No cat skiing, você foge das multidões das pistas de esqui tradicionais e tem acesso a trechos de neve fresca e intocada, o que proporciona uma experiência de esqui muito mais agradável.
Além disso, muitos motoristas de snowcat agem como guias da região, indicando as melhores descidas, evitando que você passe por trechos perigosos e garantindo a sua segurança durante a prática do esqui.
Cat skiing: o que é preciso saber antes de subir no snowcat?
Antes de passear de snowcat, é importante ter pleno domínio básico do esqui. É preciso saber acelerar, desacelerar, parar bruscamente e fazer curvas — tudo isso deve ser tranquilo e automático, assim como andar ou dirigir.
Você terá acesso a áreas não demarcadas pela estação. Por isso, é importante saber reconhecer o terreno e identificar o que parece ser seguro ou não. É claro que o motorista do snowcat estará lá para te passar instruções e dicas. No entanto, é sempre bom ter uma noção para tomar decisões por conta própria.
Onde praticar o cat skiing?
Agora que você já sabe o que é cat skiing e como funciona o esporte de inverno, está na hora de conhecer alguns dos melhores destinos de neve do mundo para praticar essa modalidade:
Hokkaido, Japão
A ilha de Hokkaido, ao norte do Japão, é o polo do turismo de neve japonês. Conhecida por sua queda de neve espetacular e fontes termais relaxantes, essa ilha tem conquistado cada vez mais adeptos do cat skiing.
Na região de Niseko, podem ser encontradas algumas empresas que oferecem esse tipo de serviço, incluindo viagens incríveis de snowcat que duram mais de um dia. Vale a pena se informar!
British Columbia, Canadá
Cat skiing, Canadá e muita aventura! O esporte de inverno é uma tradição antiga no território canadense. Para algumas pessoas, inclusive, o país é considerado o berço da modalidade — o que não seria nenhum absurdo, visto que regiões como British Columbia e Charlevoix possuem uma vasta história com o esqui.
British Columbia, especificamente, é famosa pela prática do cat skiing e por sua neve powder, que cai aos montes durante o inverno no Canadá.
Colorado, EUA
Colorado é o principal destino de neve nos Estados Unidos. Por todo o seu território é possível encontrar diversas estações de esqui e cidades turísticas com foco nos esportes de inverno.
Se você está em terras estadunidenses e busca se aventurar no cat skiing, Colorado oferece ótimas opções. O esporte pode ser encontrado em pelo menos 8 empresas diferentes espalhadas pelo estado, o que te dá bastante liberdade para escolher a que mais te agrada.
Gostou de conhecer um pouco mais sobre o cat skiing? Tomara que sim! Para ter acesso a mais informações sobre turismo de neve e inverno, assine a nossa Newsletter gratuita e receba conteúdos exclusivos.
Crédito das fotos: Shutterstock