Ao pesquisar sobre férias na neve, você provavelmente vai se deparar com o termo “domínio de esqui”. Muita gente, especialmente quem está planejando a primeira viagem de esqui, pode pode não saber exatamente do que se trata, ou acabar assumindo que um domínio esquiável é a mesma coisa que uma estação de esqui. Para evitar qualquer confusão, explicamos abaixo o que é um domínio de esqui e porque esse conceito é tão atraente para os praticantes de esportes na neve. Veja só:
Newsletter
Você na Neve
As principais informações sobre destinos, estações, esportes e dicas.
Newsletter
Você na Neve
As principais informações
sobre destinos, estações,
esportes e dicas.
Como funcionam os domínios de esqui?
Quem aprendeu a ler um mapa de esqui sabe que uma estação pode ter pistas e trilhas espalhadas por uma ou mais montanhas dentro dos seus limites. E o domínio de esqui nada mais é que a união de duas ou mais estações interligadas, com o acesso entre elas permitido por meio de um “ski pass” válido. Em geral, as estações dentro de um domínio de esqui são administradas pela mesma empresa, ou companhias parceiras, e isso viabiliza esse intercâmbio dos passes de teleféricos.
Algumas das comunas mais movimentadas nos Alpes possuem diferentes domínios de esqui ao dispor dos turistas que desejam curtir o máximo de terreno possível em suas férias. O domínio do Paradiski, por exemplo, localizado nos Alpes franceses, engloba as estações de La Plagne, Les Arcs e Peisey-Vallandry. Um viajante com passe válido para o domínio pode explorar todas as montanhas, pistas e atrações das três sem precisar pagar por bilhetes diferentes.
Uma boa dica é sempre prestar atenção nas informações de acesso antes de fazer a compra dos passes online, já que existem uma série de opções diferentes. Mas se você não quer ter esse trabalho, os melhores resorts de redes internacionais oferecem pacotes All Inclusive que já vêm com o passe de esqui para você e toda a sua família. Mais fácil, impossível.
Maiores domínios de esqui da Europa
Existem domínios de esqui espalhados por todo o mundo, mas eles são mais comuns nos lugares com neve mais famosos da Europa. Afinal de contas, foi na França que nasceu a ideia de conectar estações de esqui e transformá-las em grandes áreas esquiáveis e complexos de lazer – um prato cheio para qualquer viajante em busca de férias na neve inesquecíveis. Veja três sugestões de domínios de esqui para você incluir no roteiro:
1) Os 3 Vales (Les Trois Vallées), que envolve Val Thorens, Courchevel e outras seis estações francesas, é o maior domínio esquiável do planeta. Ao todo, oferece mais de 300 pistas em um total de 600 quilômetros de trilhas para usufruir, além de 183 teleféricos e outros meios de elevação para ajudar na sua exploração. É um número de opções quase infinito para você que está esquiando na neve pela primeira vez ou já é experiente e quer desafios variados nas montanhas locais.
2) Também na França, a união de La Plagne, Peisey-Vallandry e Les Arcs, citada anteriormente, forma o domínio do Paradiski onde se encontra o famoso teleférico Vanoise Express, que liga as estações. No total, são mais de 400 quilômetros de área esquiável divididos em 242 pistas. Servindo toda essa área, estão 160 teleféricos e gôndolas com visuais incríveis para você curtir.
3) Palco das Olimpíadas de Inverno de 2006, o domínio de esqui franco-italiano da Via Lattea (Via Láctea) engloba seis estações muito diferentes entre si, totalizando 145 pistas de esqui para todos os níveis de habilidade, espalhadas por 410 quilômetros de terreno. Além das atividades na neve, a gastronomia do destino é um show à parte!
Dicas para curtir ao máximo um domínio de esqui
Para aproveitar tudo que essa infinidade de terrenos e pistas têm para oferecer, é preciso estar devidamente preparado. Certifique-se de que o seu equipamento está em perfeitas condições para não precisar parar no meio do dia por algum problema técnico. Esteja também vestido apropriadamente para o clima, cuidando principalmente para manter suas extremidades aquecidas durante as aventuras. Por fim, tenha sempre todo equipamento de segurança necessário e não se esqueça – claro – de manter o seu ski pass protegido com você todo o tempo!