Olimpíadas de Inverno: conheça as modalidades do evento

Compartilhe:

Por acaso você sabe quais são os esportes das Olimpíadas de Inverno? Também conhecida como Jogos Olímpicos de Inverno, a competição reúne 15 diferentes esportes praticados na neve que levam o público ao delírio. Do esqui alpino à patinação artística, passando pelo bobsled e o curioso curling, listamos a seguir todas as modalidades das Olimpíadas de Inverno, com o ano de estreia no evento e também o país com o maior número de medalhas em cada esporte. Quem sabe você não se empolga e inclui uma dessas modalidades olímpicas (ou várias!) nas suas próximas férias de inverno?

Newsletter
Você na Neve

As principais informações sobre destinos, estações, esportes e dicas.

Newsletter
Você na Neve

As principais informações
sobre destinos, estações,
esportes e dicas.

O esqui alpino é uma das principais modalidades dos Jogos Olímpicos de Inverno

Estreia nas Olimpíadas: 1936
Mais medalhas: Áustria

O esqui alpino é uma das principais modalidades de esqui e considerado o rei dos Jogos de Inverno. Na competição são 11 disputas envolvendo velocidade e/ou técnica: uma em equipe, cinco para homens e cinco para mulheres. As provas são divididas entre o downhill, slalom, slalom gigante, super-G (slalom super gigante), combinado e slalom paralelo (equipes mistas). Apesar das variações, o objetivo do esqui alpino é sempre descer as montanhas nevadas em menos tempo, respeitando as marcações e bandeiras da pista.

O snowboard é outro esporte olímpico com muita popularidade

Snowboard nas Olimpíadas
Estreia: 1998
Mais medalhas: Estados Unidos

Esporte clássico e presença certa na programação de quem viaja para os destinos de inverno, o snowboard reúne um público impressionante nas Olímpiadas de Inverno. O interessante é que, mesmo sendo muito popular, a modalidade só se tornou uma disputa olímpica em 1998, nos Jogos de Nagano. As competições atuais de snowboard incluem o slalom gigante paralelo, snowboard cross, halfpipe, slopestyle e big air. Em 2022, também haverá um evento de equipes mistas.

O biatlo une duas modalidades diferentes na mesma competição

Biatlo nas Olimpíadas
Estreia: 1960
Mais medalhas: Alemanha

O biatlo é uma modalidade olímpica que combina dois esportes diferentes: o esqui cross country – marcado por circuitos desafiadores sobre esquis – e o tiro ao alvo com rifles. Existem diferentes categorias de biatlo, tanto para homens como para mulheres, com variação nas distâncias percorridas, tipo de largada, número de vezes que os atletas param para atirar, etc. Nos Jogos de 2014, em Sochi, a prova de revezamento misto entrou para o programa olímpico.

O bobsled se destaca por descidas de trenó em velocidades altíssimas

Estreia: 1924
Mais medalhas: Suíça

Conhecido como a “Fórmula 1 do Gelo” e popularizado no filme “Jamaica Abaixo de Zero” (1993), o bobsled é um dos esportes no gelo mais tradicionais das Olimpíadas de Inverno. A disputa é realizada em uma pista artificial, por onde os competidores descem em seus trenós a toda velocidade. Por muitos anos, era uma exclusividade dos homens, mas a partir de 2002 passou a contemplar também as competidoras mulheres. Atualmente há provas com duplas masculinas, duplas femininas e equipes de quatro pessoas.

O esqui cross country é conhecido como a “maratona da neve”

Estreia: 1924
Mais medalhas: Noruega

Nos Jogos Olímpicos, o esqui cross country faz parte do biatlo e do combinado nórdico. O esporte em si, no entanto, engloba 12 disputas distintas: seis para homens e seis para mulheres, com revezamento de equipe, partes individuais e eventos que alternam entre as diferentes técnicas de esqui (a clássica e o skating/estilo livre). Para quem gosta de praticar esportes na neve, é possível aprender o esqui cross country nas principais estações de esqui ao redor do mundo, onde dá para alugar equipamentos e fazer aulas independentemente do seu nível de habilidade.

O curling é considerado o “xadrez no gelo” entre esportes de inverno

curling
Estreia: 1924
Mais medalhas: Canadá

Conhecido como o “xadrez no gelo”, o curling é um esporte coletivo disputado em uma pista de gelo indoor entre duas equipes. Na hora da partida, os times se revezam para lançar pedras de granito em direção a um alvo que fica no fim da pista. Após o lançamento, os jogadores usam uma espécie de “vassoura” para “limpar” a pista de gelo, reduzir o atrito e influenciar a trajetória da pedra. É preciso ter muita estratégia, disposição e trabalho em equipe para acertar o alvo e impedir que o adversário tire suas pedras do caminho.

A patinação artística é uma das modalidades mais populares do evento

Patinação artística
Estreia: 1908 (Jogos de Verão) e 1924 (Jogos de Inverno)
Mais medalhas: Estados Unidos

Esporte mais antigo entre todas as modalidades das Olimpíadas de Inverno – fez parte, inclusive, dos Jogos de Verão de 1908 -, a patinação artística no gelo passou por mudanças e evoluções ao longo do tempo, mas segue sendo um dos esportes no gelo mais incríveis e populares. A modalidade tem competições individuais (para homens e mulheres), em duplas, entre equipes mistas, além da dança no gelo. Para ter um gostinho desse esporte olímpico durante as férias, existem destinos perfeitos para patinar, como St. Moritz, na Suíça, Alpe d’Huez e Tignes, na França.

O esqui estilo livre tem saltos e manobras aéreas eletrizantes

Estreia: 1992
Mais medalhas: Canadá

O esqui estilo livre (freestyle) inclui diferentes obstáculos e requer muita habilidade para realizar os saltos e manobras. Ao todo, são seis eventos dessa modalidade nas Olímpiadas de Inverno: aerials, moguls, ski cross, ski halfpipe, ski slopestyle e big air. Quem já pratica skate, surfe e snowboard, costuma se dar muito bem no freestyle. E, se por acaso você tem o desejo de aprender ou aperfeiçoar as suas habilidades, o esqui estilo livre é um dos esportes de inverno que você pode aprender nas melhores estações de esqui do mundo.  Mesmo sem experiência, é possível fazer aulas com instrutores e arriscar algumas manobras nos parques de neve.

O hóquei no gelo é pura ação nas Olímpiadas de Inverno

Hóquei no gelo
Estreia: 1920 (Jogos de Verão) e 1924 (Jogos de Inverno)
Mais medalhas: Canadá

Praticado em um rinque de gelo ao ar livre ou indoor, o hóquei no gelo é uma disputa entre duas equipes formadas por três atacantes, dois defensores e um goleiro. Os jogadores usam tacos para acertar o disco no gol adversário e, assim como nos principais esportes coletivos, vence o time que marca mais gols. Se você gosta de atividades diferentes e com muita adrenalina em jogo, o hóquei no gelo é uma boa escolha. Há vários lugares ao redor do mundo onde você pode assistir a uma partida e até fazer algumas aulas, como Tignes e Chamonix, nos Alpes franceses.

No luge, os competidores podem chegar a 140 km/h

Estreia: 1964
Mais medalhas: Alemanha

Uma modalidade das Olimpíadas com emoção de sobra, o luge é ideal para os fãs de esportes radicais na neve. Deitados de costas em uma espécie de trenó (sem freios), os competidores deslizam por uma pista gelada a velocidades que podem chegar a 140 km/h. Durante as Olímpiadas de Inverno, há as disputas individuais no masculino e feminino, além do evento de duplas mistas e o revezamento com equipes mistas.

O combinado nórdico reúne esqui cross country e salto de esqui

Combinado nórdico
Estreia: 1924
Mais medalhas: Noruega

O combinado nórdico nos Jogos Olímpicos de Inverno é uma modalidade que exige muita força e controle no salto de esqui, assim como resistência e técnica para encarar o percurso de esqui cross country. Na prova olímpica, a parte da competição de salto de esqui é realizada primeiro, seguida pela corrida de esqui cross country (10 km) no mesmo dia. O esquiador com o melhor salto começa na frente (largada de perseguição), ditando assim o ritmo dos demais. O primeiro a cruzar a linha de chegada leva o ouro para a casa.

A patinação em pista curta terá novidade para os Jogos de Inverno em 2022

Estreia: 1992
Mais medalhas: Coreia do Sul

A patinação em pista curta é um tipo de patinação de velocidade realizada em um circuito reduzido, como o nome já diz. As provas incluem corridas de 500 metros, 1000 metros, 1500 metros, além do revezamento de 5000 metros para homens e 3000 metros para mulheres. Em 2022, pela primeira vez na história das Olimpíadas de Inverno, haverá também uma competição de equipes mistas (revezamento de 2000 metros) na modalidade.

O skeleton é pura adrenalina com descidas em alta velocidade 

skeleton
Estreia: 1928
Mais medalhas: Grã-Bretanha

Bem parecido com o luge, o skeleton é uma modalidade olímpica para quem tem nervos de aço! Em um pequeno trenó, os atletas devem ficar deitados de bruços, com a cabeça para frente, e encarar o circuito de gelo na maior velocidade possível. E todos os controles são feitos com o próprio corpo, já que os trenós não têm freios ou mecanismos de direção. Nos Jogos de Inverno, modalidades femininas e masculinas fazem parte da competição.

O salto de esqui gera as imagens mais impressionantes das Olimpíadas de Inverno

Estreia: 1924
Mais medalhas: Holanda

A competição olímpica de salto de esqui consiste em “voar” o mais alto possível, depois do atleta sair do portão de entrada e descer por uma grande rampa chamada in-run. Isso sempre rende as mais belas imagens das Olimpíadas de Inverno. Além da altura do salto, é preciso “pousar” em uma colina íngreme, no local marcado como referência. Há disputas masculinas, femininas e em equipe (masculina e mista). Os juízes avaliam a distância e o estilo do salto.

A patinação de velocidade marca presença nos Jogos desde a primeira edição

patinação de velocidade
Estreia: 1924
Mais medalhas: Holanda

Presente desde a primeira edição dos Jogos Olímpicos de Inverno, a patinação de velocidade acontece em pistas longas, com corridas velozes que são disputadas de forma individual ou em equipe. Os eventos femininos só foram adicionados em 1960, enquanto a prova de perseguição entre equipes estreou no programa olímpico em 2006. Durante a temporada de inverno, é possível ver algumas equipes treinando essa modalidade de patinação no lago congelado de St. Moritz, na Suíça. Vale a pena conferir!

Compartilhe:

Matérias Relacionadas