Se você está interessado em ver neve na América do Sul, provavelmente já se perguntou onde fica Bariloche e o que te espera nessa bela cidade da Patagônia argentina. O destino, bastante popular entre os viajantes brasileiros no inverno, encanta com suas atrações turísticas e paisagens naturais de tirar o fôlego: bosques, montanhas cobertas de neve, vales e lagos cristalinos.
Para inspirar o seu próximo roteiro de férias, contamos abaixo onde fica San Carlos de Bariloche e o que é possível fazer na cidade durante a temporada de inverno – dos passeios mais famosos às estações de esqui. Acompanhe!
Afinal, onde fica Bariloche?
Para quem tem dúvidas sobre onde fica Bariloche – oficialmente San Carlos de Bariloche –, é importante saber que a cidade está localizada na província de Rio Negro, Argentina, junto à Cordilheira dos Andes e na margem sul do Lago Nahuel Huapi. Fica a 1.600 km de Buenos Aires, no norte da Patagônia, uma região repleta de belezas naturais. Pronto! Agora você já sabe onde Bariloche fica.
O que fazer em Bariloche no inverno?
Principal destino de inverno na Argentina, Bariloche tem atrações imperdíveis o ano todo. Porém, é na estação mais fria que a cidade ganha um encanto a mais. Prepare-se para ver belas paisagens, descobrir atividades na neve, comer bem e curtir os passeios culturais. Veja algumas ideias:
Circuito Chico: o passeio mais clássico da cidade
O Circuito Chico é uma das melhores maneiras de conhecer Bariloche. É como se fosse um city tour, que dá uma visão geral das belezas naturais da região. O passeio começa no centro de Bariloche e segue às margens do Lago Nahuel Huapi pela Avenida Exequiel Bustillo. Ao longo do trajeto, você passa por diferentes atrações e pontos turísticos, como o Cerro Campanario (na foto), a Fábrica de Rosa Mosqueta, o Ponto Panorâmico e a Capela de San Eduardo.
Reserve algumas horas para passear pelo centro
Sim, sabemos que o principal objetivo de uma viagem a Bariloche é aproveitar suas atrações naturais, mas nós recomendamos que você reserve algumas horas para explorar o charmoso centrinho da cidade. O Centro Cívico é o lugar mais emblemático e tem vários edifícios de pedra e madeira para fotografar. Por ali, aproveite para passear sem pressa pela Calle Mitre, que concentra lojas de chocolates, galerias de arte, boutiques, restaurantes e agências de turismo.
Cerro Otto oferece muitas atrações
Quer saber o que fazer em Bariloche no inverno? O passeio de teleférico até o topo do Cerro Otto é um dos programas turísticos mais populares. Além do trajeto em si, que descortina vistas de tirar o fôlego, o complexo oferece muitas opções de atividades: esquibunda, caminhada com raquetes, labirinto e uma ponte suspensa. Há também a Confeitaria Giratória, onde o salão dá uma volta de 360°!
Bariloche tem centros de esportes de inverno
Quando o assunto é viagem para a neve, não dá para esquecer dos esportes de inverno, não é mesmo? Se você deseja se aventurar no esqui e no snowboard, vale saber que a cidade de San Carlos de Bariloche conta com duas estações de esqui principais: Cerro Catedral (na foto), o maior centro de inverno da Argentina, e Cerro Bayo, que oferece vistas incríveis para o lago Nahuel Huapi.
Passeio para a Ilha Victoria e Bosque de Arrayanes
O passeio de barco para a Ilha Victoria e o Bosque de Arrayanes não pode ficar de fora da sua programação em Bariloche. A atividade começa com uma caminhada pelo Parque Nacional Los Arrayanes e seu famoso bosque, cujo nome se refere à árvore de tronco cor de canela. Em seguida, embarque em um catamarã para cruzar o lago Nahuel Huapi e chegar à Ilha Victoria. As trilhas locais te levam até a Playa Del Toro, onde é possível observar pinturas rupestres.
Quando visitar Bariloche?
Bariloche é muito associada ao clima frio, mas tem atrações para aproveitar o ano todo. Se o seu objetivo é curtir o inverno da cidade, o ideal é viajar entre junho e setembro, sendo os os meses de julho e agosto os mais indicados para ver neve. Nesse período, Bariloche recebe uma grande quantidade de turistas, então não deixe de planejar a sua viagem com uma certa antecedência.
Como chegar a Bariloche?
A opção mais confortável para chegar a San Carlos é de avião, já que a cidade possui um aeroporto com destinos nacionais e internacionais. A duração do voo da capital argentina é de apenas 2 horas. Sazonalmente, algumas companhias aéreas operam um trajeto direto entre São Paulo e Bariloche.
Gostou de saber onde fica Bariloche e conhecer algumas das atrações imperdíveis da cidade? Então não deixe de assinar a nossa Newsletter para receber conteúdos exclusivos sobre esse e outros destinos de neve pelo mundo!
Fotos: Shutterstock