Pensando em aproveitar a neve na América do Sul? Apesar de ser bastante conhecida pelas praias ensolaradas, florestas densas, desertos, entre outros cartões-postais moldados pela natureza, as paisagens nevadas aqui da parte meridional do continente americano também têm um lugar cativo na lista de desejos dos viajantes. Portanto, se você está em busca de inspirações de lugares com neve na América do Sul, dê uma olhada na nossa seleção de destinos abaixo!
Newsletter
Você na Neve
As principais informações sobre destinos, estações, esportes e dicas.
Newsletter
Você na Neve
As principais informações
sobre destinos, estações,
esportes e dicas.
Afinal, onde encontrar neve na América do Sul?
Para saber onde neva na América do Sul, basta procurar os países que têm seu território atravessado pela Cordilheira dos Andes, como Chile, Argentina, Bolívia e Peru. Até mesmo em nações mais ao norte, como Colômbia, Venezuela e Equador, você encontrará um pouco de neve nas regiões mais altas.
Geralmente, quanto mais ao sul você viaja, maior será a quantidade de neve a ser vista. Isso se confirma ao visitar as regiões do sul da Patagônia, no Chile e na Argentina, assim como a Terra do Fogo, na extremidade do continente. Já a neve no Brasil, apesar de rara, costuma cair em algumas cidades do Sul.
1. Bariloche e suas belas paisagens de neve
San Carlos de Bariloche, na Patagônia argentina, é um dos melhores lugares para ver neve na América do Sul. Queridinha dos brasileiros, a cidade encanta com suas belezas naturais e atrações turísticas para todas as idades. Uma vez lá, divirta-se com as atividades de inverno, vá ao Cerro Otto para tirar belas fotos na neve e prove os chocolates e cervejas artesanais. Também não dá para deixar de fazer o Circuito Chico, o city tour das paisagens de Bariloche.
2. Pucón, no Chile, fica aos pés de um vulcão ativo
A pequena cidade turística de Pucón, no Chile, é outra ideia de lugar onde neva na América do Sul. Sua localização às margens do belo Lago Villarrica, sob a presença do vulcão de mesmo nome, sela seu status como um destino de excelência para os fãs de paisagens cênicas e atividades na neve. Depois de um dia de aventuras, uma boa dica é relaxar em um dos centros de águas termais e curativas da região. Os restaurantes locais também são imperdíveis.
3. Surpreenda-se com as belezas nevadas de Huaraz
Se você gosta de paisagens de montanhas nevadas, Huaraz, no Peru, está entre os lugares com neve na América do Sul que valem a pena conhecer. A cidade é a base para explorar as belezas da Cordilheira Branca e do Parque Nacional Huascarán, com seus inúmeros picos cobertos de branco e lagos azul-turquesa. O passeio à geleira Pastoruri é um dos mais populares, assim como a desafiadora trilha de 7 km que te leva à Laguna 69 (foto). O visual compensa todo o esforço!
4. Cajón del Maipo fica bem pertinho da capital do Chile
A apenas uma hora de Santiago, você encontra um dos locais mais famosos para curtir a natureza e ver neve no Chile: Cajón del Maipo. Existem vários lugares e atividades para escolher na região, mas o clássico do turismo local é o passeio até Embalse el Yeso, um reservatório de águas azul-turquesa cercado por montanhas cobertas de neve. O lugar pode ser visitado de forma independente ou por meio de um tour de um dia partindo da capital chilena.
5. Conheça também Villa la Angostura, o “Jardim da Patagônia” na Argentina
Apelidada de “Jardim da Patagônia”, Villa la Angostura é mais uma das cidades com neve na América do Sul que você precisa conhecer um dia. Ela fica às margens do lago Nahuel Huapi, no início da chamada Rota dos Sete Lagos; um percurso que atravessa belos espelhos d’água, vilarejos de inverno, florestas e montanhas majestosas até a cidade de San Martín de los Andes. Suas belezas naturais são um convite para fazer caminhadas, esquiar, entre outras atividades.
6. O Parque Nacional Torres del Paine encanta nos meses de inverno
Caso a sua ideia seja conhecer um dos lugares que nevam na América do Sul mais fotogênicos, o Parque Nacional Torres del Paine, na Patagônia chilena, é a escolha perfeita. No inverno, as paisagens de neve surpreendem, com destaque para o Mirador Las Torres (na foto) e a formação Los Cuernos, os principais cartões-postais da área natural. O Glacier Grey também é um lugar que rende fotos deslumbrantes!
7. O Valle Nevado é um dos destinos mais famosos pela neve na América do Sul
Localizado no lado oeste da Cordilheira dos Andes, no Chile, o Valle Nevado é um dos destinos de esqui mais famosos do mundo, atraindo multidões de turistas a cada temporada. Apesar de ser um bom local para curtir a neve, o destino não é tão barato e tem suas limitações, com poucos hotéis e nenhuma opção All Inclusive, por exemplo. Mesmo assim, vale conhecer se você já estiver por Santiago. São apenas 60 km separando os dois destinos.
8. São Joaquim, no Brasil, também merece entrar na lista
Pode ser difícil acreditar que o Brasil está entre os países que nevam na América do Sul, mas é verdade. A pequena e congelante São Joaquim, na serra de Santa Catarina, é um ótimo exemplo de onde o fenômeno pode aparecer por aqui. Localizada a 1.360 m de altitude, a cidade costuma registrar temperaturas abaixo de zero que, aliadas a outros fatores, podem contribuir para a formação da neve.
9. As montanhas Chacaltaya e Huayna Potosí são atrações populares na Bolívia
Nos arredores de La Paz, a capital da Bolívia, ficam duas das montanhas nevadas mais famosas do país: Chacaltaya e Huayna Potosí. Existem vários tours e expedições, que podem incluir desde uma visita ao Valle de la Luna até uma desafiadora escalada no gelo. Porém, se a sua ideia é ver uma quantidade maior de neve, é melhor ir nos meses de verão (sim, isso mesmo!), já que o clima mais úmido favorece a queda de neve na região montanhosa.
10. Ushuaia, Argentina: outro famoso destino de neve na América do Sul
Conhecida como a “Cidade do Fim do Mundo”, por se autointitular o lugar povoado mais austral do mundo, Ushuaia é um dos principais destinos turísticos da Argentina. Para curtir a neve, há muitas possibilidades. Você pode, por exemplo, esquiar no Cerro Castor, subir o Glaciar Martial perto do centro ou, então, admirar as montanhas nevadas durante um passeio de barco pelo Canal de Beagle (na foto acima).
Quer saber mais sobre o universo da neve ao redor do mundo? Então não deixe de se inscrever na nossa Newsletter gratuita. Estamos preparando vários conteúdos exclusivos!