Você agendou suas tão sonhadas férias, mas surgiu a dúvida: onde tem neve em junho? No Hemisfério Norte, esse época marca a transição entre a primavera e o verão, ou seja, várias estações de esqui já encerraram suas temporadas, mas alguns lugares – especialmente os mais elevados – ainda têm neve.
Enquanto isso, o Hemisfério Sul está se preparando para a chegada do inverno, com as primeiras nevascas começando a mudar as paisagens de montanhas e florestas. A seguir, descubra onde encontrar neve em junho com as 5 sugestões de destinos turísticos que selecionamos para você!
1. Em Tignes (França) você pode ver curtir a neve no verão
Tignes, nos Alpes franceses, é o epicentro da diversão durante a temporada de esqui de verão na Europa. Uma combinação de teleféricos transporta os esquiadores até o ponto mais alto da estação: as encostas da geleira Grande Motte, a 3.656 metros de altitude. Com 20 km de pistas, essa área permanece aberta nos meses de junho, julho e agosto, mas somente pela manhã. À tarde, aproveite para fazer caminhadas, voar de parapente, pedalar, entre outras atividades.
2. Whistler Blackcomb (Canadá) também tem neve em junho
Que tal a ideia de curtir a temporada de neve no Canadá em junho? Isso é possível na famosa estação de Whistler Blackcomb, ao norte da cidade de Vancouver. Por lá, a geleira Horstman é a única seção aberta para esquiar no verão canadense. As condições são boas, com neve suave e céu azul, além de uma bela vista panorâmica. Do início de junho a meados de julho, a geleira funciona todos os dias, das 12h às 15h, com a primeira subida de teleférico às 11h.
3. Saas Fee (Suíça) e seu esqui de geleira perto de Zermatt
Nos Alpes suíços, você pode ver neve em junho na simpática estação de Saas Fee, que muitas vezes é ofuscada por sua vizinha mais famosa, Zermatt. Suas geleiras viram um playground de verão para quem não quer esperar a alta temporada, incluindo atletas olímpicos que buscam o local para treinamentos. O esqui em junho acontece no alto do Glaciar Allalin, alcançado com uma viagem de teleférico de três partes, que termina com o Metro-Alpin, um funicular dentro da montanha.
4. Bariloche (Argentina) é outra ideia para ver neve em junho
Se você pretende viajar para a Argentina e não sabe se em Buenos Aires neva em junho, saiba que a resposta é não. A cidade, aliás, tem poucos registros de neve ao longo de sua história. A boa notícia é que neva em junho em Bariloche, na Patagônia, a apenas 2h10 de voo desde a capital. Porém, como é o período de transição entre o outono e o inverno, as chances de ver neve se concentram em poucos lugares, como algumas áreas do Cerro Catedral e o Refúgio Neumeyer. Então, sim, Bariloche em junho tem neve, mas não é tão abundante assim.
5. Valle Nevado (Chile): junho é o início da temporada de esqui
Agora, se você deseja esquiar em junho na América do Sul, o Valle Nevado, perto de Santiago, é uma das melhores opções. Com uma temporada de esqui que normalmente vai de meados de junho a setembro, o local garante diversão para todas as idades. No entanto, vá sabendo que, para ter uma experiência de esqui na neve completa (hospedagem, aulas de esqui, aluguel de equipamentos, etc), os custos são bem elevados e não há opções de pacotes All Inclusive.
E aí, gostou de saber onde tem neve em junho para você aproveitar as férias? Tanto no Hemisfério Sul como na parte de cima do globo, você tem boas opções para se divertir. E se quiser receber mais dicas como essa, além de nossos conteúdos exclusivos, inscreva-se agora mesmo na Newsletter do Você na Neve!
Crédito das imagens: Shutterstock