Piemonte: o que fazer na região do norte da Itália?

Compartilhe:

Se você sonha em desfrutar da “dolce vita” italiana, está na hora de conhecer o Piemonte. Localizada no norte da Itália, essa bela região oferece uma série de atrações imperdíveis, incluindo a Via Lattea – um dos maiores ski resorts do mundo, vinícolas, atividades culturais e, claro, boa gastronomia. Quer saber o que mais te espera no Piemonte? Então, confira algumas experiências incríveis que não podem ficar de fora do seu roteiro de viagem!

Newsletter
Você na Neve

As principais informações sobre destinos, estações, esportes e dicas.

Newsletter
Você na Neve

As principais informações
sobre destinos, estações,
esportes e dicas.

Esqui na Via Lattea: o universo dos esportes de neve em uma das maiores área de esqui do mundo

Lar do domínio esquiável da Via Lattea, Piemonte é considerado um dos melhores lugares para esquiar na Itália. Entre as estações de esqui do local, um dos destaques é Pragelato. Conhecida por receber provas dos Jogos Olímpicos de Inverno em 2006, a área oferece mais de 50 km de pistas para todos os níveis de habilidade – do iniciante ao avançado.

Saindo de Pragelato, faça um passeio de teleférico até Sestriere, a estação mais alta da Via Lattea. Com excelentes condições de neve, lá você pode explorar as paisagens de montanhas nevadas durante uma caminhada com raquetes de neve ou se divertir em um passeio de trenó.

Via Lattea, Itália
Via Lattea | Shutterstock

O que fazer em Turim? Conheça a capital da arte contemporânea na Itália

Se você é um admirador da arte, tem muito o que conhecer na cidade de Turim. Na vibrante capital do Piemonte, você encontra uma seleção incrível de museus, como o Museu Egípcio e o Museu Nacional do Cinema. O local também é a sede da Artissima, a feira de arte contemporânea mais antiga e importante da Itália. Não deixe também de visitar os palácios da cidade, como o fascinante Palácio Real, parte da lista de Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO.

Conheça outras charmosas cidades da região do Piemonte

Dentre as cidades da região, vale destacar também lugares como Saluzzo. Com uma “pegada” medieval, a pequena cidade é repleta de casas no estilo renascentista, escadarias e catedrais para admirar. Isso sem falar nos ótimos vales para caminhadas, como os vales do Varaita e do Maira. Outra cidade de Piemonte que vale a pena conhecer é Alba, conhecida, especialmente, por suas trufas e vinhos feitos da mesma uva, a Nebbiolo. Emoldurada pelas colinas de Langhe, castelos e vinícolas, não tem como não se encantar por seu visual! 

Visitar as vinícolas: conheça a produção de alguns dos melhores vinhos italianos

É em Piemonte que alguns dos melhores vinhos do mundo são produzidos, incluindo o prestigiado Barolo. Por isso, ao conhecer a região, você precisa visitar as vinícolas históricas e participar de uma degustação dos nobres vinhos. 

Na vinícola Roccheviberti, por exemplo, você verá colinas com uma das melhores uvas Nebbioli da região. Outra opção é a Azienda Agricola Brezza, que está em funcionamento desde 1885 e produz vinhos de alto nível. Como algumas vinícolas não ficam abertas para visitação durante todo o ano, lembre-se de confirmar o funcionamento e agendar sua visita com antecedência.

Neve no Piemonte
Não dá para deixar de visitas as vinícolas do Piemonte | Shutterstock

Aproveite o melhor da gastronomia do Piemonte

Viajar para Piemonte é sinônimo de se deliciar com a gastronomia da Itália. Como as massas são a estrela principal da culinária local, não deixe de provar a típica Tagliolini (ou tajarin), conhecida pela espessura fina, intensa cor amarela e molho à base de carne. Os queijos dos Alpes italianos, como o castelmagno e maccagno, também chamam atenção por seus sabores únicos. De sobremesa, experimente o Bonet, um pudim flan que costumava ser consumido pelos nobres da região.

Onde fica Piemonte na Itália: como chegar e conhecer a região?

Localizada no norte da Itália e perto da fronteira com a França, a região do Piemonte fica bem próxima do aeroporto internacional de Milão, que recebe voos diretos do Brasil, inclusive. Já aqueles que vêm de outros locais, podem ir direto para a capital Turim. Para conhecer as cidades do Piemonte, é possível fazer um roteiro de carro ou de trem, uma vez que a região conta com diversas estradas e linhas conectadas com as principais rotas da Itália.

Gostou dessas atrações imperdíveis da região do Piemonte? Agora é só montar o seu roteiro de viagem e se preparar para viver dias inesquecíveis na Itália!

Compartilhe:

Matérias Relacionadas