Por que usar protetor solar na neve?

Compartilhe:

Você sabia que usar protetor solar na neve é tão importante quanto no verão? Por conta do tempo nublado e das baixas temperaturas, é comum acreditar que não é necessário se proteger dos raios de sol no inverno. No entanto, a radiação solar é a mesma em qualquer época do ano. Isso faz com que o protetor seja um dos produtos de inverno indispensáveis também no período de frio. 

Como se não bastasse, uma série de outros fatores pode aumentar a vulnerabilidade da sua pele à exposição solar mesmo em lugares nevados. Sendo assim, te explicamos, a seguir, em detalhes, os motivos para você usar protetor solar na neve. Confira:

Por que usar o protetor solar na neve? 

A principal função do protetor solar é criar uma barreira contra a ação dos raios UV – UVA e UVB – e reduzir os efeitos nocivos do sol. Um dos motivos para ter esse cuidado com a pele no frio é que os raios UVA, responsáveis pelo bronzeado e envelhecimento da pele, não diminuem a sua intensidade durante o inverno.  

Já os raios UVB, responsáveis pelas queimaduras e vermelhidão, costumam ser mais fracos na estação mais fria do ano. Porém, a neve e o gelo refletem até 80% dos raios ultravioleta que os atingem, potencializando o efeito dos raios solares na pele. 

Além disso, em altitudes elevadas, há menos oportunidades de filtragem dos raios ultravioletas. Dessa forma, quando você está esquiando no alto da montanha, por exemplo, a exposição aos raios UV aumenta. Tudo isso é motivo suficiente para você usar protetor solar na neve, certo?

Mãe e filho passando protetor solar
O uso do protetor solar é fundamental contra as ações dos raios UV na pele | Foto: Shutterstock

Conheça os benefícios de usar protetor no inverno

Como você pode ver, é fundamental levar um filtro solar na sua mala de viagem para a neve. Ao auxiliar contra os efeitos da radiação solar nos terrenos nevados, o produto oferece uma série de benefícios para a pele. Confira os principais:

  • Protege contra queimaduras solares;
  • Previne doenças de pele, como melasma, acne solar e câncer de pele;
  • Previne o envelhecimento cutâneo precoce;
  • Evita e clareia manchas do rosto;
  • Auxilia na hidratação da pele;
  • Uniformiza o tom da pele.
Homem passando protetor solar
O filtro solar oferece uma série de benefícios a pele | Foto: Shutterstock

Saiba qual protetor solar usar na neve

Mas, afinal, qual melhor protetor solar para usar na neve? Para escolher o produto ideal, é preciso ter em mente que a pele tende a ficar mais ressecada e irritada no inverno devido à baixa umidade. Por isso, a melhor opção é um filtro solar com ações hidratantes. Outro fator a ser levado em consideração durante a escolha do item é o seu tipo de pele. Caso ela seja oleosa ou acneica, você pode optar por um protetor com toque seco.

Vale ressaltar que, independente do tipo escolhido, o filtro solar deve ser reaplicado de 2 em 2 horas.

Outros itens indispensáveis para se proteger do sol durante suas férias na neve

Sua viagem para a neve exige diversos cuidados, tanto no geral quanto com a pele. Por isso, potencialize a ação do filtro solar, combinando-o com outros itens essenciais para manter a pele protegida. O protetor labial, por exemplo, evita que seus lábios fiquem secos e rachados por conta da exposição às condições climáticas. Usar óculos de neve também faz muita diferença, pois o acessório protege seus olhos dos raios UV e de ventos gelados. 

Mulher passando protetor labial
O protetor labial também é um grande aliado durante suas férias na neve | Foto: Shutterstock

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o uso do protetor solar na neve? Tomara que sim! Para ter acesso a mais informações como as desse texto sobre turismo de neve e inverno, assine a nossa Newsletter gratuita e receba conteúdos exclusivos.

Compartilhe:

Matérias Relacionadas