7 cuidados com a pele no frio durante suas férias

Compartilhe:

Os cuidados com a pele no frio devem ser reforçados ao viajar para destinos de neve. Isso porque as baixas temperaturas e o ar seco de um inverno rigoroso reduzem os níveis de água da barreira cutânea — que é a camada natural responsável por proteger a pele contra agressões externas e processos irritativos. 

Por essa e outras razões, para não passar as férias de inverno com a pele ressecada, descamando e sem viço, é fundamental caprichar na hidratação e em outros cuidados preventivos. Quer saber como? Separamos, a seguir, algumas dicas que podem te ajudar. 

1. Hidratante facial é indispensável nos cuidados com a pele do rosto no frio 

hidratante facial

O hidratante facial é um produto que não pode faltar na sua mala de viagem de inverno. O rosto é uma das áreas do corpo mais expostas aos elementos climáticos. Por isso, a região tem uma tendência a ficar ressecada e áspera em ambientes com baixa umidade do ar. 

Dependendo do grau de desidratação, você pode até apresentar pontos de descamação e rachaduras. Sendo assim, hidratar a pele do rosto com um hidratante facial bem potente é um dos cuidados com a pele no inverno mais importantes. 

2. Use produtos corporais com propriedades hidratantes para evitar a pele seca no inverno

hidratante corporal

No inverno, cuidados com a pele do corpo também merecem uma atenção extra. Assim como a pele do rosto, o corpo precisa de um reforço na hidratação. O hidratante corporal evita a sensação de aspereza e secura e o surgimento de áreas de descamação, com aspecto esbranquiçado   principalmente, em áreas como joelhos e cotovelos. 

Para reforçar a hidratação, você pode complementar a sua rotina de cuidados com o uso de sabonetes com alto poder nutritivo e óleos corporais durante o banho. Além de prevenir o ressecamento, esses produtos ajudam a deixar a textura da pele mais macia e viçosa. Se vestir com roupas para frio extremo também é essencial. 

3. Protetor solar para a pele também deve ser utilizado no inverno

protetor solar facial

Talvez você subestime a importância do protetor solar na rotina de cuidados com a pele no tempo frio. Contudo, o produto não pode faltar na sua mala de viagem, sobretudo se a sua intenção é esquiar na neve ou fazer outras atividades ao ar livre. 

Mesmo em dias nublados e com chuva, a radiação ultravioleta incide sobre a Terra. Isso significa que, durante o inverno, a pele continua vulnerável aos danos causados pela exposição solar sem proteção. Procure usar um protetor solar de amplo espectro e com FPS acima de 30. Outra recomendação é não esquecer de reaplicar o produto a cada 2 ou 3 horas ao longo do dia. 

4. Evite tomar banhos muito quentes e prolongados 

banho quente

A água quente retira parte da oleosidade natural da pele e danifica a sua barreira de proteção. Para evitar o ressecamento, o ideal é tomar banhos com a temperatura morna. Se você estiver passando férias em um lugar com frio intenso e não conseguir abrir mão da água quente, tente não ficar muito tempo embaixo do chuveiro. 

Já em relação ao rosto, a orientação é sempre higienizá-lo com água em temperatura ambiente ou gelada. Não se esqueça de usar produtos suaves e com propriedades hidratantes.

5. Mantenha os pés e as mãos bem hidratados para evitar a descamação da pele

hidratante para mãos

Uma das dicas de cuidados com a pele no frio que também faz toda diferença é hidratar bem as mãos e os pés. As extremidades tendem a ser mais ásperas e ressecadas, especialmente no inverno. Por isso, recomenda-se utilizar produtos específicos e ainda mais potentes para o tratamento destas áreas. 

Leve sempre um creme para as mãos na bolsa e repita a aplicação do produto ao longo do dia. Quanto aos pés, o aconselhável é hidratá-los à noite, antes de dormir. Além disso, não deixe de usar luvas e meias térmicas para fugir das mãos frias e dos pés gelados

6. Beba, no mínimo, 2 litros de água por dia 

beber água

Beber água durante o dia também é um dos cuidados com a pele no frio. Mesmo que você não sinta tanta sede ao longo do dia, não deixe de se hidratar. Procure levar sempre uma garrafinha com água durante os seus passeios e tente consumir, pelo menos, 2 litros de água por dia. 

Você pode revezar o consumo de água com o de bebidas naturais, como sucos e chás. Só tenha atenção para não exagerar no álcool. A substância em excesso desidrata o corpo e deixa a pele ainda mais ressecada e descamando. É claro que você pode tomar um bom vinho no inverno para se aquecer, mas, sempre com moderação. 

7. Hidratante labial não pode faltar na rotina de cuidados com a pele no frio

hidratante labial

A região dos lábios fica seca e rachada com mais facilidade no frio. Ao viajar para destinos de inverno, leve sempre um hidratante labial na bolsa para usar ao longo do dia. Outra dica é usar batons com propriedades hidratantes, que funcionam como um reforço na hidratação da boca. Por fim, evite passar a língua nos lábios e arrancar as pelinhas descamando. Essa atitude pode ocasionar feridas e inflamações locais. 

Gostou das nossas dicas de cuidados com a pele no frio intenso? Tomara que sim! Para ter acesso a mais informações sobre turismo de inverno e receber conteúdos exclusivos, assine a nossa Newsletter gratuita.

Crédito das fotos: Shutterstock

Compartilhe:

Matérias Relacionadas