Queijo francês: 5 tipos para provar nas férias de inverno

Compartilhe:

Você já provou um queijo francês? Para muitos turófilos (palavra que define os amantes de queijos), os queijos franceses figuram entre os melhores do mundo e são irresistíveis. Se você está planejando uma viagem de inverno à terra da Torre Eiffel e gostaria de ter uma boa experiência gastronômica, veio ao lugar certo. Reunimos 6 tipos de queijo francês para inspirar a sua degustação durante o frio das férias. Confira!

Queijos franceses: por que experimentar? 

Você sabia que a França é um dos maiores produtores de queijo do mundo? Junto ao vinho, os queijos franceses são um dos carros-chefe da gastronomia do país e atraem amantes por todo o mundo. Isso acontece porque a França investe muito na qualidade agropecuária, principalmente em fazendas familiares, o que torna os laticínios algo de outro mundo! 

Por isso, não dá para passar férias na França sem aproveitar as incríveis experiências gastronômicas do local, e isso inclui uma boa noite de queijos e vinhos! Para te ajudar, aqui vão 6 dicas sensacionais para aproveitar a queijaria francesa com o que há de melhor enquanto curte o inverno.

1. Camembert

O camembert é um queijo oriundo da região da Normandia e é classificado como mole com casca de mofo. Sua apresentação em geral é de uma peça arredondada com a superfície esbranquiçada, ocasionalmente com pigmentos amarronzados. Isso garante um sabor suave, levemente picante e intenso e com muita cremosidade. 

Esse também é o motivo para que ele seja, em geral, armazenado em caixas de madeira circulares para impedir que derretam. Esse queijo combina muito bem com frutas, sobremesas e outros doces, além de ser um ótimo acompanhamento para pães mais duros e torradas, que se aliam com a sua textura cremosa.

2. Brie

Um dos mais conhecidos aqui no Brasil, o queijo brie francês é o preferido de milhões! O brie é famoso na França inteira, mas é característico da região de Meaux, próximo à cidade de Paris. Ele é um dos queijos mais antigos e considerado por muitos o “rei dos queijos”, graças à preferência dos monarcas franceses por ele. 

A aparência do brie é bem semelhante a do camembert, mole e cremosa com uma capa de mofo branca. É interessante consumi-lo em temperatura ambiente para desfrutar de seu sabor marcante e acentuado. Ele é um dos queijos franceses mais escolhidos para acompanhar vinhos e champanhes, mas pode ser consumido com frutas de sabor marcante, como o damasco.

3. Roquefort

O roquefort também é um queijo muito popular e adorado na França e em todo o mundo. Feito com leite de ovelhas sem gordura, ele faz parte dos chamados “queijos azuis”, que possuem essa coloração na sua aparência: enquanto o interior é cremoso e branco, o exterior é uma casca de mofo azulada. Sua fama vem desde os tempos medievais, já que ele era o queijo favorito do imperador Carlos Magno. 

A textura do roquefort é levemente quebradiça e cremosa e seu sabor, bem marcante, salgado e picante, que pode ser apreciado com nozes e figos, além de outros doces. Vinhos tintos combinam muito bem com esse queijo, que pode ser consumido tranquilamente, pois há indícios de que faz bem para a saúde graças a propriedades anti-inflamatórias.

4. Comté

Se você deseja um aperitivo que possa tanto ser consumido sozinho como junto a pratos diversos, o Comté pode ser o queijo francês que vai fazer você se apaixonar! Feito com leite de vaca, ele é considerado um queijo semiduro, de massa prensada e cozida, geralmente comercializado em grandes peças. 

O seu sabor pode variar entre o amanteigado, frutado, salgado ou com leve aroma de nozes, já que ele possui diversos sabores e também pode ser feito de diversas maneiras. O comté é perfeito para derreter em fondues, ralado em massas, apreciado aos cubos e combina bem com xerez e vinho tinto.

fondue

5. Chavroux

Entre os queijos de cabra franceses mais consumidos, o chavroux é um dos preferidos! Ele é frequentemente vendido em formato de pirâmide e pode ou não ser aromatizado com especiarias e ervas como cebolinha, alecrim e tomilho, por exemplo. Sua textura é cremosa e derrete na boca. 

Uma das vantagens do chavroux é que ele pode ser encontrado durante todo o ano na França e é de fácil acesso. Ele costuma ser consumido com saladas, em refeições mais leves, mas pode ser espalhado no pão ou em torradas também imagine a cremosidade desse queijo francês! Ele também orna bem com frutas e vinho branco. 

Gostou de conhecer melhor alguns tipos de queijo francês para provar nas férias de inverno? Esperamos que sim! Para receber mais conteúdos exclusivos sobre o melhor do turismo de neve, assine a nossa newsletter gratuita. 

Crédito das fotos: Shutterstock

Compartilhe:

Matérias Relacionadas