Se você pretende passar férias em lugares frios e nevados, um bom conjunto de roupa de neve deve fazer parte da sua checklist de viagem. As peças necessárias para afastar o frio e a neve são confeccionadas com tecidos que impedem a perda de calor para o meio externo. E aliadas a um sistema eficiente de roupas em camadas, conseguem manter seu corpo aquecido o dia inteiro.
Como destinos com temperaturas muito baixas exigem vestimentas impermeáveis e com isolamento térmico, não basta escolher qualquer calça e casaco grossos para se proteger do frio. Para te ajudar, reunimos os principais tipos de roupa de frio para neve que não podem ficar de fora da sua mala de viagem. Confira a seguir!
Roupa térmica para neve ou segunda pele
A primeira camada de roupa para usar na neve é conhecida como segunda pele térmica, que pode ser uma peça única ou uma calça e blusa separadas. Ela tem a função de absorver o suor e evitar que seu corpo perca calor. Por isso, o ideal é que a segunda pele seja feita com um tecido fino e maleável, como nylon e poliéster (sintéticos) ou lã merino (fibra natural). A roupa escolhida deve ser bem ajustada ao formato do corpo e, ao mesmo tempo, confortável.
Roupas de lã, tricô ou fleece: camada intermediária
Roupas feitas de lã, tricô e fleece também não podem ficar de fora da sua mala de viagem para a neve. Elas possuem um alto poder de aquecimento e são ideais para usar por cima da roupa térmica para neve. Aposte em blusas, cardigãs e suéteres confeccionados com esses tecidos para compor a segunda camada (camada intermediária) do seu conjunto de roupa de neve.
Importante: roupas feitas de algodão devem ser evitadas ao máximo, ou usadas apenas em ambientes internos. Isso porque o material é poroso e muito respirável, o que acaba permitindo a troca de calor e favorecendo a perda de temperatura do corpo. Além disso, o algodão fica muito molhado e demora para secar.
Casacos e jaquetas impermeáveis protegem dos elementos
A camada externa da roupa de neve precisa ser muito resistente ao vento, à chuva e à neve. Por isso, é fundamental escolher casacos e jaquetas de inverno impermeáveis e com forro de peluche ou outro tipo de isolamento térmico. Uma dica é optar por modelos grandes, com capuz e bolsos. Assim, você reforça a proteção da cabeça e das mãos quando o frio estiver muito intenso.
Outro detalhe importante é em relação à qualidade do casaco de neve. Invista em opções resistentes e com bom acabamento, pois essas características garantem maior aquecimento e durabilidade.
Calça para neve: peça deve garantir proteção máxima às pernas
A calça para neve deve ser de tecido térmico e impermeável. Por isso, nada de modelos feitos de algodão, jeans e moletons. Lembre-se que as calças são peças essenciais para a proteção dos membros inferiores, que tendem a sofrer mais com problemas de circulação causados pelo excesso de frio.
Você ainda pode apostar na legging térmica para passeios ao ar livre, mas evite usá-la caso pretenda esquiar. Para praticar atividades de inverno, na neve ou no gelo, dê preferência às calças menos apertadas
Acessórios de inverno ajudam a proteger as partes do corpo mais expostas
Os acessórios de inverno são tão importantes quanto as demais peças da roupa de neve. As regiões do corpo mais expostas devem estar aquecidas para preservar a sua saúde durante toda a viagem. Não se esqueça de levar na sua mala gorros, luvas, meias, cachecóis, lenços, polaina de pescoço e protetor de orelha.
Se os esportes de inverno estão na programação, também vale a pena incluir óculos com lentes polarizadas na lista de viagem. O item bloqueia o brilho do sol que reflete na neve e no gelo e protege a sua vista contra os danos causados pela radiação UV. Protetor solar e protetor labial também são importantes.
Roupa de neve infantil: priorize peças aconchegantes e impermeáveis
A roupa de neve para crianças segue a mesma linha da dos adultos. Os pequenos devem se vestir com peças que garantem a proteção térmica, como segunda pele, blusas quentinhas e casacos impermeáveis. Os acessórios de inverno também são imprescindíveis, principalmente gorros, capuz e luvas térmicas. Normalmente, as crianças são mais suscetíveis a dores nos ouvidos. Portanto, mantenha as orelhas dos pequenos protegidas do frio e da umidade do ar.
Gostou de conhecer um pouco mais sobre roupa de neve? Tomara que sim! Para ter acesso a mais informações sobre o universo do turismo de inverno, não deixe de se inscrever na nossa Newsletter gratuita.