Samoëns, a autêntica vila em uma enorme área de esqui

Compartilhe:

Samöens, nos Alpes franceses, combina o charme autêntico de uma vila medieval com a modernidade de uma estância de esqui. Essa mistura única, somada ao fato de estar situada no Grand Massif – uma das maiores áreas de esqui do mundo –, faz de Samoëns um dos melhores destinos para esquiar na França. Para completar, a comuna tem uma excelente localização, entre Genebra e Chamonix.

Ficou com vontade de saber mais sobre esse destino único? A seguir, listamos os principais destaques de Samoëns para inspirar o seu próximo roteiro de viagem pelos destinos de neve da França. Acompanhe com a gente!

O domínio de esqui do Grand Massif

A área de esqui do Grand Massif, onde Samoëns está localizada, é uma das maiores do mundo, oferecendo 265 km de pistas para todos os níveis de experiência. São 114 trilhas azuis e vermelhas para escolher e 14 pistas pretas voltadas para os esquiadores experientes. Um moderno teleférico oferece uma conexão direta entre o centro da vila de Samoëns e as zonas de esqui. Flaine, Les Carroz, Morillon e Sixt-Fer-À-Cheval também fazem parte do Grand Massif.

Esquiadores no domínio de esqui do Grand Massif
O Grand Massif tem áreas para todos os níveis de habilidade | Shutterstock

Curtir a neve em Samoëns é uma experiência fantástica

As montanhas do Grand Massif oferecem um playground completo para todos os entusiastas de esportes de neve. Entre as particularidades do domínio, Samoëns é a única aldeia de montanha classificada como monumento histórico. Além dos clássicos esqui e snowboard, você pode aproveitar suas férias para experimentar uma série de atividades de inverno emocionantes. Veja algumas ideias:

  • Caminhada com raquetes de neve;
  • Caminhada nórdica;
  • Caminhada afegã;
  • Patinação no gelo;
  • Aulas de yoga;
  • Esqui cross country em Cirque du Fer à Cheval;
  • Trenós de neve;
  • Escalada no gelo;
  • Snowmobile (moto de neve);
  • Fat bike (diurno e noturno);
  • Voo de parapente;
  • Voo de balão.
Caminhada com raquetes nos pés | Shutterstock

A vila de Samoëns é puro charme e história

O belo centro medieval de Samoëns, sem dúvida, o diferencia da grande maioria dos vilarejos de esqui da França e do mundo. Aproveite a viagem para passear tranquilamente por ruas charmosas e apreciar a arquitetura autêntica das habitações de pedra, uma parte importante do patrimônio local. 

A bela igreja de Samoëns merece uma visita, assim como os jardins botânicos de mais de 100 anos. Aqui você passará por uma cachoeira congelada no caminho enquanto tem um ponto de vista único sobre a vila. Outro destaque é o mercado histórico semanal, que acontece sempre às quartas-feiras, faça chuva ou faça sol.

Vila de Samoens
As atrações históricas fazem parte de uma viagem a Samoëns | Shutterstock

O aprês-ski de Samoëns

Samoëns não é uma das estações da França mais animadas para o après-ski, mas conta com uma boa seleção de cafés, restaurantes e bares para celebrar as férias de inverno – muitos deles com uma atmosfera animada e movimentada. Entre os locais pós-esqui mais populares estão o Popcorn Vintage, na praça principal da vila, e o L’Après Ski, conhecido localmente como “Jeffs”.


Quando a fome bate, os restaurantes locais impressionam com o melhor da gastronomia francesa de inverno. Não há nada melhor que encerrar o dia com um autêntico fondue preparado com os melhores queijos dos Alpes ou outras delícias típicas como tartiflette, raclette e diots (tipo de massa).

Tanto na vila como nas montanhas há boas opções de bares e restaurantes | Shutterstock

Onde ficar em Samoëns?

Agora que você já entendeu que Samöens é uma excelente estação de esqui na França, só falta decidir onde se hospedar. Na região, você encontra muitas opções – desde pousadas familiares até  hotéis maiores. Uma opção interessante é o resort Grand Massif Samöens Morillon. O estabelecimento é All Inclusive, o que significa que as principais facilidades e serviços já fazem parte do pacote de férias.

Como chegar em Samoëns?

A melhor opção para os brasileiros é o Aeroporto de Genebra, na Suíça, que fica apenas a uma hora de carro de Samoëns. Outra opção é o aeroporto de Lyon, que fica um pouco mais distante: duas horas. De ambos os aeroportos, é possível contratar serviços de transfer particular que te deixam na porta do seu hotel. 

Caso prefira alugar um carro, pegue a rodovia A40 e saia no cruzamento 18: Cluses la Sardagne – Samoëns – Les Gets – Morzine – Avoriaz. Em seguida, siga as placas para Chatillon e Samoëns. De trem, a estação ferroviária mais próxima é Cluses.

Agora que você já conheceu melhor Samoëns, já pode começar a planejar sua próxima viagem de inverno. Caso queira receber mais dicas e conteúdos sobre turismo na neve, não deixe de assinar a nossa newsletter gratuita. 

Compartilhe:

Matérias Relacionadas