Simulador de esqui: o que é e como funciona?

Compartilhe:

Você já andou em um simulador de esqui? Essa tecnologia é uma ótima alternativa para entusiastas dos esportes de neve que querem praticar durante os meses fora do inverno ou para turistas, como os brasileiros, que não têm acesso fácil à neve. Bastante complexa, essa máquina não é tão facilmente encontrada no Brasil, mas vale muito a pena para quem deseja aprender a esquiar antes de embarcar na próxima viagem de neve.

Quer saber mais sobre como aprender a esquiar na neve usando essa tecnologia? Então, siga com a leitura!

Como funciona um simulador de esqui? 

O simulador de esqui funciona por meio de uma estrutura larga de metal na qual quatro motores deslizam o usuário por toda sua extensão. O simulador apresenta pistas já pré-carregadas em seu armazenamento interno e as projeta em um telão 4K, enquanto simula os movimentos nos pés do usuário. 

Além disso, o aparelho conta com sensores de movimento que reconhecem o que o atleta está fazendo e os replicam na pista do telão, passando uma impressão muito similar à realidade.  

No vídeo abaixo, em inglês, você pode ver o simulador de esqui em ação:

O simulador de esqui é ótimo para iniciantes

Para muitos, a experiência de esquiar pela primeira vez pode ser aterrorizante. Afinal, percorrer uma montanha nevada em cima de esquis é uma situação nem um pouco intuitiva e diferente de tudo o que você já experimentou. A neve traz outra lógica de movimentação que precisa ser entendida antes de começar realmente a apreciar o esqui como um esporte. 

Nesse sentido, o simulador de esqui entra como uma boa forma de introduzir as mecânicas da modalidade em um ambiente mais controlado e menos hostil. Ele faz um excelente trabalho em simular os movimentos que são feitos nas pistas e, o mais importante, replica com fidelidade as forças que são aplicadas ao corpo durante o esqui.

Além disso, o simulador de esqui é uma atividade física que queima calorias e melhora o condicionamento físico. Portanto, se você está procurando por algo nesse sentido, além da prática do esqui, o simulador pode ser uma ótima opção.

O simulador de esqui permite que pessoas possam praticar sem ter uma montanha nevada por perto | Foto: Shutterstock

Esquiadores mais experientes também se beneficiam da ferramenta

Mesmo se você já tenha esquiado antes e possua um certo nível de habilidade no esporte, o simulador ainda pode ter grande utilidade para você. Isso porque ele te possibilita praticar em momentos sem neve e é uma alternativa de treino bem mais em conta do que esquiar na neve de verdade.

Além disso, você pode praticar técnicas mais complexas de esqui antes de botá-las em prática na sua próxima viagem. Dessa forma, você vai chegar muito mais preparado para encarar as pistas vermelhas e talvez até as pretas.

esportista em simulador de esqui
Simulador de esqui é uma ótima alternativa para aprender os fundamentos do esporte | Foto: Shutterstock

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o simulador de esqui? Tomara que sim! Para ter acesso a mais informações como as desse texto sobre turismo de neve e inverno, assine a nossa newsletter gratuita e receba conteúdos exclusivos.

Compartilhe:

Matérias Relacionadas