Saber quais são os lugares mais altos do mundo pode fazer toda a diferença na organização da sua próxima viagem — principalmente, se você gosta ou sempre teve o sonho de escalar montanhas desafiadoras, como o Monte Everest. Pensando nisso, elaboramos, a seguir, uma lista com os 10 picos mais altos do planeta. Confira e se inspire!
1. Everest
O monte Everest está a 8.848 metros acima do nível do mar e, em comparação a outras montanhas, é considerado o lugar mais alto do mundo. Situado na cordilheira do Himalaia, próximo à fronteira entre os países Nepal e China, o monte Everest faz parte dos chamados sete cumes — formados pelas montanhas mais altas de cada continente.
2. Godwin Austen (K2)
O segundo lugar da lista de picos mais altos do mundo é ocupado pelo K2 — também conhecido como monte Godwin Austen. A 8.611 metros de altitude, este monte está localizado na cordilheira de Karakoram, conhecida por atravessar as fronteiras entre Paquistão, China e Índia.
3. Kangchenjunga
O monte Kanchenjunga está entre os três lugares mais altos do mundo, perdendo apenas para o monte Everest e o monte Godwin Austen. Ele fica a 8.586 metros de altitude e está situado entre Nepal e Sikkim, na Índia. Se você busca trilhas e caminhadas emocionantes, este pode ser um bom destino para se manter no radar.
4. Lhotse
Assim como outros lugares mais altos do mundo, o monte Lhotse está localizado na cordilheira do Himalaia, próximo à fronteira entre Nepal e China. Ele fica a 8.516 metros de altitude e, devido à sua rota de escalada rochosa e cheia de desafios, é considerado um dos picos montanhosos mais perigosos do planeta.
5. Makalu
O quinto lugar na lista de pontos mais altos do mundo vai para o monte Makalu, que está a 8.485 metros acima do nível do mar. Ele também fica situado na cordilheira do Himalaia, na fronteira entre Nepal e China, e está a apenas 19 quilômetros do monte Everest. Não à toa, suas trilhas são bastante desafiadoras.
6. Cho Oyu
A 8.188 metros de altitude, o monte Cho Oyu é outro que faz parte da lista de lugares mais altos do mundo e está situado na cordilheira do Himalaia, entre Nepal e China. Este monte é conhecido por muitos como “Deusa Turquesa” — que nada mais é do que a tradução de seu nome em tibetano.
7. Dhaulagiri I
O Monte Dhaulagiri I está situado na cordilheira do Himalaia, mas, diferente das outras montanhas já mencionadas, não atravessa nenhuma fronteira. Ele fica na parte centro-norte do Nepal, a 8.167 metros acima do nível do mar, e se estende por 120 quilômetros, de Kali Gandaki até Bheri.
8. Manaslu
O monte Manaslu também está localizado na cordilheira do Himalaia, na região 8,163 metros centro-oeste do Nepal. O seu nome vem da palavra em sânscrito “Manasa”, que pode ser interpretada como “Montanha do Espírito”. O local tem sido bastante popular entre alpinistas de todo o mundo e, para muitos, serve como uma espécie de treinamento para a escalada de montanhas mais desafiadoras, como o Everest.
9. Nanga Parbat
Nanga Parbat é a nona montanha mais alta do mundo, localizada a 8.126 metros de altitude, na cordilheira do Himalaia, no Paquistão. Até a metade do século XX, o seu apelido era “Montanha Assassina”. Hoje em dia, embora ainda seja extremamente difícil, escalar o local é um pouco menos arriscado. E aí, tem coragem de incluir este destino nas suas próximas férias de inverno?
10. Annapurna I
O maciço de Annapurna é formado por 11 picos, sendo o Annapurna I o mais alto — localizado a 8,091 metros acima do nível do mar. Ele está situado na cordilheira do Himalaia, no Nepal, e representa um enorme desafio para alpinistas ao redor do mundo. Estima-se que 40% das pessoas que tentam escalar a montanha Annapurna I morrem.
Escalar os lugares mais altos do mundo é o sonho de muitos alpinistas
Todos os anos, alpinistas experientes são atraídos para a cordilheira do Himalaia com o mesmo objetivo: escalar as montanhas mais altas do mundo. Além de enfrentar obstáculos burocráticos, porém necessários, como a obtenção de licenças específicas para dar início às escaladas, os alpinistas devem estar preparados física e emocionalmente para lidar com diversos desafios durante o trajeto.
Se você ainda não se sente pronto para essa jornada, mas, não resiste aos encantos de belas montanhas nevadas, não se preocupe. Outros destinos menos desafiadores podem compor o roteiro da sua viagem de inverno, como o Mont Blanc, que é o pico mais alto dos Alpes e de toda a Europa Ocidental. Por lá, é possível acampar, fazer trilhas e caminhadas, explorar a natureza, esquiar e muito mais. Vale a pena conhecer!
Gostou de saber quais são os lugares mais altos do mundo? Esperamos que sim! Para descobrir mais curiosidades como as deste texto e ficar por dentro de tudo o que há de melhor sobre turismo de inverno, assine a nossa Newsletter gratuita.
Crédito das fotos: Shutterstock