Os entusiastas do ciclismo de todo o mundo conhecem o nome de Alpe d’Huez: é uma etapa mítica do Tour de France marcada por 21 curvas e mais de 14 km. Mas os esportes de inverno também têm uma longa tradição na estância com a chegada do primeiro teleférico em 1936. Desde então, esse paraíso ensolarado dos Alpes franceses conquistou uma legião de fãs de neve, com suas excelentes pistas de esqui, inúmeras opções de diversão e vistas panorâmicas de tirar o fôlego.
Precisando de uma forcinha para escolher o seu próximo destino de férias? Continue lendo para descobrir 7 motivos para considerar Alpe d’Huez, uma das estações de esqui mais famosas da França!
1. Alpe d’Huez é conhecida como a “Ilha do Sol”
Com as suas encostas voltadas para o sul, Alpe d’Huez goza de uma máxima exposição solar. Essa condição favorável permite-lhe excepcionais 300 dias de sol ao ano, o que torna a estação um dos destinos de neve mais ensolarados do mundo. Não à toa, Alpe d’Huez ostenta orgulhosamente seu apelido de “L’ile au Soleil” (“Ilha ao Sol”, em português). Dessa forma, o sol se faz presente mesmo no inverno, deixando a prática de esportes na neve ainda mais prazerosa.
2. A estação tem uma excelente variedade de pistas
Alpe d’Huez tem uma estrutura esportiva impressionante e se destaca na região alpina. Sua área de esqui é muito vasta e está ligada a cinco outras estâncias: Vaujany, Villard-Reculas, Auris-en-Oisans, Oz- en-Oisans e La Garde. No total, são 250 km de pistas demarcadas, sendo 43 verdes e 38 azuis (aprendizes e iniciantes), 40 vermelhas (intermediários/avançados) e 17 pretas (experts).
Além do mais, Alpe d’Huez conta com um parque de neve (área para especialistas e iniciantes), uma zona de boardercross, uma pista de esqui noturno, um estádio de slalom e duas zonas reservadas para treinamento de principiantes. A estação, portanto, oferece um leque de possibilidades para todos os perfis!
3. As vistas em Alpe d’Huez são extraordinárias
Um dos pontos fortes de Alpe d’Huez é a sua altitude. Localizada há 1.860 metros acima do nível do mar, a estação descortina vistas de tirar o fôlego. A subida ao Pic Blanc (3.300 m), no maciço das Grandes Rousses, é imperdível, com ou sem esquis. O local está classificado com três estrelas Michelin (que não envolve apenas restaurantes!) e oferece uma visão panorâmica de quase 1/5 da França. Dá para ver o Parque Nacional dos Écrins, as Aiguilles d’Arves, La Meije, o famoso Mont Blanc.
4. A maior pista preta da Europa está em Alpe d’Huez
Caso você seja um esquiador experiente, um desafio de esqui radical espera por você em Alpe d’Huez: La Sarenne. A lendária pista preta é a mais longa da Europa e conta com 16 km de descida, o que garante mais ou menos 35 minutos de pura emoção. É uma pista tão longa que você quase pensa que está em uma zona fora de pista; um paraíso invernal para esquiadores habilidosos.
5. Há muitas atividades além do esqui para experimentar
Alpe d’Huez oferece muitas opções de atividades. Além dos esportes de inverno tradicionais, você tem a possibilidade de experimentar o esqui cross country, patinar no gelo, descer as montanhas de trenó e fazer caminhadas com raquetes nos pés. E para os fãs de adrenalina, a estação reserva muitas experiências eletrizantes, incluindo a condução no gelo, o snowkite (na foto), a escalada no gelo e o airboard.
6. Alpe d’Huez oferece incríveis opções de après-ski
As melhores estações de esqui na França são conhecidas pela animada cena après-ski. E Alpe d’Huez não deixa a desejar nesse quesito. A estação oferece aos seus visitantes uma ótima seleção de bares e restaurantes que garantem que a diversão não acabe tão cedo. O principal ponto de encontro é o La Folie Douce, um dos locais après-ski mais famosos da Europa. Espere encontrar muita música boa, gente dançando em cima das mesas e uma energia surreal.
7. Alpe d’Huez também tem opções para quem deseja relaxar
Depois de um longo dia esquiando, não há nada melhor que relaxar o corpo e a mente em um spa. Em Alpe d’Huez, você encontra diversos centros de bem-estar, onde você pode receber uma massagem relaxante, fazer tratamentos faciais, descansar em uma piscina aquecida, curtir uma sauna ou até mesmo praticar yoga enquanto contempla a beleza dos Alpes. Vale muito a pena!
Agora que você já conhece os principais motivos para passar férias em Alpe d’Huez, na França, não perca tempo e comece agora mesmo a planejar a sua viagem dos sonhos! E para mais dicas sobre turismo na neve, assine a nossa newsletter.