Que os Alpes são uma cordilheira extensa da Europa com muitas paisagens e montanhas inesquecíveis, todo mundo já sabe! Mas, além da beleza extraordinária, a região é marcada por recordes históricos e fatos interessantes – como, por exemplo, abrigar a montanha mais alta e a estação de esqui mais antiga.
Para matar a sua curiosidade, preparamos um top 10 de recordes impressionantes dos Alpes. Confira!
1. St. Moritz: estação de esqui mais antiga do mundo
Você sabia que a estação de esqui de St. Moritz, nos Alpes suíços, é considerada o berço do turismo de inverno? E tem uma razão por trás disso: o resort de esqui suíço é o mais antigo do mundo!
A história começou em 1864, quando o hoteleiro suíço Johannes Badrutt, do histórico Kulm Hotel, prometeu aos seus hóspedes ingleses de verão que era possível aproveitar o sol no hotel em dezembro, durante o inverno. Ele garantiu que seria um espetáculo em que a neve cairia e os cristais pareceriam bolhas de champanhe à luz do sol.
A vista foi tão surpreendente quanto a promessa do hoteleiro e, depois de alguns anos, o hotel estava lotado durante a temporada de inverno. O resort foi sede dos Jogos Olímpicos de Inverno, em 1928 e 1948, e sediou a competição de esqui alpino World Ski Championships, em 2003.
Tendo tudo isso em mente, uma coisa é certa: se você anseia por uma viagem para neve histórica, glamourosa e esportiva, St. Moritz é um excelente destino!
2. Mont Blanc: montanha mais alta dos Alpes
O recorde de montanha alpina mais alta do mundo vai para Mont Blanc, localizada entre os Alpes franceses e italianos. Sua altitude de 4.810 metros é surpreendente quando comparada à da montanha que ocupa o posto de segundo lugar – a montanha alpina Grossglockner, na Áustria, com elevação de 3.798 metros.
Esse destino de viagem para neve é muito popular entre os viajantes apaixonados por esportes de inverno e cenários extraordinários. Vale muito a pena conhecer a cidade turística de Chamonix Mont-Blanc, fazer uma caminhada no Tour Du Mont Blanc, visitar a belíssima geleira Mer de Glace e ver o Mont Blanc do alto, voando de parapente. Incrível, né?
3. 3 Vales: maior área esquiável do mundo
Os 3 Vales, na região sudeste da França, batem o recorde mundial de maior área de esqui! Essa região equivale a 600 quilômetros de pistas, com 339 opções diferentes – por isso, cada destino é especial. Suas 8 principais estações de esqui são: Brides les Bains, Courchevel, La Tania, Menuires, Méribel, Orelle, Saint-Martin de Belleville e Val Thorens.
Para aproveitar ao máximo a sua viagem e se livrar de toda a preocupação com problemas inesperados nos 3 Vales, a dica é apostar em pacotes All Inclusive. Além da economia de tempo e de dinheiro, os melhores All Inclusive oferecem praticidade para esquiar, aulas de esqui e snowboard, excelente gastronomia, todas as refeições do dia e entretenimento noturno gratuito.
4. Capanna Regina Margherita é a cabana de montanha mais alta dos Alpes
A cabana de montanha Capanna Regina Margherita é considerada a mais alta dos Alpes. Ela está localizada a 4.554 metros de altura em Signalkuppe (ou Punta Gnifetti, em italiano), em um dos picos de Monte Rosa, entre os Alpes italianos e suíços.
A Cabana Rainha Margarida, em português, foi inaugurada em 18 de Agosto de 1893, quando a rainha da Itália Margherita of Savoy passou uma noite no lugar – daí veio o famoso nome da cabana.
5. Vallée Blanche é a rota de esqui mais longa do mundo
O recorde de rota de esqui mais longa do mundo vai para a Vallée Blanche, nos Alpes franceses. Com uma descida vertical de 2.700 metros e 20 quilômetros de extensão, essa rota de esqui fora da pista é certeira para desafiar esquiadores entusiastas e avançados. Também é uma ótima opção de destino para quem deseja conhecer Chamonix, uma estância repleta de história com os esportes de neve.
Vale ressaltar que, embora garanta uma experiência incrível, a Vallée Blanche exige um pouco mais de habilidade e conhecimento por parte dos esquiadores, já que abriga zonas mais íngremes e terrenos complicados. O ideal é se aventurar no local sob a orientação de um guia de montanha.
6. Col de la Bonette é a passagem de montanha alpina mais alta
Situada a uma altitude de 2.715 metros, Col de la Bonette é considerada a passagem de montanha mais alta dos Alpes franceses. Ela é localizada nos Alpes Marítimos franceses, na parte sudoeste do país, fazendo fronteira com a Itália e na costa Mediterrânea.
Para quem não sabe, uma passagem de montanha é uma rota navegável sobre um cume ou uma cadeia de montanhas. Geralmente, é formada entre dois picos vulcânicos ou pela erosão da água e do vento.
7. Suporte de teleférico Zugspitze é o mais alto do mundo
Inaugurado em 2017, o suporte do teleférico Zugspitze tem 127 metros e é considerado o mais alto do mundo. Além disso, ele é dono de uma das maiores diferenças de altura – 1,945 metros – e conta com um longo vão de 3,213 metros. Sem dúvida, a subida para a área de esqui de Zugspitze garante uma vista incrível para os Alpes!
8. Jungfraujoch é a estação ferroviária mais alta da Europa
Também conhecida como Topo da Europa, a estação de trem Jungfraujoch, na Suíça, é a mais elevada do Velho Continente (3.454 m). Ela está em Jungfrau, uma das montanhas suíças mais famosas entre os turistas, com uma vista para a bela geleira Aletsch e paisagens nevadas de tirar o fôlego. Quando for conhecer a região, não deixe de fazer um incrível passeio de trem!
9. Conheça a piscina externa mais alta nos Alpes suíços
Outro recorde que foi alcançado em Zermatt, na Suíça, é a piscina externa do Hotel Riffelalp – a mais alta dos Alpes europeus, com uma incrível altitude de 2.200 metros. A temperatura da água é mantida a 35ºC, o que torna a piscina ao ar livre uma ótima atração para os amantes do bem-estar. Isso sem contar na possibilidade de admirar o espetacular visual da Matterhorn!
10. Em Bramberg am Wildkogel tem a corrida de tobogã mais longa dos Alpes
Se você acha que corridas de tobogã geralmente acabam rápido, espere até conhecer a corrida de tobogã mais longa dos Alpes! Em Bramberg am Wildkogel, na Áustria, o tobogã popular tem 14 quilômetros de comprimento. Além de garantir acesso à aldeia, a atração está aberta todos os dias (até às 22 horas) e é bastante iluminada, o que oferece uma vista inesquecível.
Gostou de conhecer o top 10 recordes mais impressionantes dos Alpes? Tomara que sim! Para ter acesso a mais informações sobre turismo de neve e inverno, assine a nossa newsletter gratuita e receba conteúdos exclusivos.
Crédito das fotos: Shutterstock