As 6 estações de esqui preferidas dos atletas

Compartilhe:

As estações de esqui são popularmente conhecidas como destinos turísticos para curtir a neve nas férias. Contudo, algumas delas também costumam sediar campeonatos internacionais de esportes de inverno e servem como áreas de treinamento para atletas e esquiadores profissionais. Por isso, se você é um esquiador experiente ou tem vontade de conhecer as pistas de maior excelência do mundo, com certeza vai gostar deste conteúdo.

Veja, abaixo, uma lista com 6 das estações preferidas dos atletas de nível avançado:

1. St. Moritz (Suíça): estação é berço dos esportes de inverno no mundo

St. Moritz é considerada uma das estações de esqui mais chiques e tradicionais de toda a Europa. O local é berço dos esportes de inverno e foi sede de duas edições dos Jogos Olímpicos de Inverno, em 1928 e 1948. Por esse motivo, o local atrai atletas do mundo todo, pois suas excelentes pistas possuem ótimas condições de neve e vistas espetaculares.

Além do esqui e do snowboard, a estância oferece áreas de treinamento para outras modalidades, como esqui cross country, patinação no gelo e caminhada com raquetes nos pés.

2. Val d’Isère (França): estação abriga uma das pistas de esqui mais desafiadoras do mundo

Val d’Isère é uma das estações de esqui na França mais altas. Suas pistas são mundialmente conhecidas pela excelente cobertura de neve e infraestrutura impecável, sendo um verdadeiro paraíso para esquiadores de nível avançado e atletas profissionais. Uma das áreas de esqui mais tradicionais e desafiadoras é a pista La Face, que sediou o downhill olímpico de 1992. 

La Face conta com cerca de 2 km em uma descida vertical de 959 metros, com 17,8 graus de inclinação – o que a torna um dos percursos mais íngremes do mundo. Vale destacar ainda que Val d’Isère também já foi palco da Copa do Mundo de Downhill e do Campeonato Mundial de Esqui Alpino.

3. Yabuli (China) é uma das principais estações de esqui da Ásia

Yabuli é o principal centro de treinamento para os atletas de esqui e snowboard da China.  A estação já recebeu os Jogos Asiáticos de Inverno de 1996 e os Jogos Nacionais de Inverno de 2008. O local abriga a pista de esqui mais extensa da Ásia, com cerca de 3 km de extensão e uma queda vertical de 805 metros.

Ao todo, o Yabuli Ski Resort tem 35 km de pistas com uma neve fofinha e de excelente qualidade. Por isso, seu terreno esquiável é um dos mais frequentados por esquiadores e snowboarders do continente asiático.

4. Zermatt (Suíça): destino é um dos mais procurados por atletas dos Jogos de Inverno

Esquiador em Zermatt, Suíça

A estação de esqui de Zermatt é uma das mais famosas da Europa. O destino fica aos pés da icônica montanha Matterhorn, próxima à fronteira com a Itália, e oferece paisagens alpinas de tirar o fôlego. Suas pistas são de altíssima qualidade e algumas áreas são dedicadas para esquiadores de nível avançado, como no caso dos atletas que praticam modalidades dos Jogos de Inverno.

Zermatt também é conhecida pela sua neve consistente e abundante, o que possibilita esquiar em qualquer época do ano.

5. Chamonix: estação de esqui na França é muito frequentada por atletas profissionais

Esquiadores em Chamonix

A estação de Chamonix é uma das mais populares do continente europeu. O local tem um perfil aventureiro, com pistas de alto nível e repletas de desafios. Portanto, algumas áreas do terreno são destinadas apenas para atletas e esquiadores profissionais. Chamonix também tem um papel muito importante na história dos esportes de neve, pois sediou os primeiros Jogos Olímpicos de Inverno, em 1924.

Desde então, o destino é muito apreciado e disputado por atletas e profissionais das modalidades de inverno, que treinam diante das vistas espetaculares do Mont Blanc.

6. Valle Nevado (Chile) é uma das melhores estações de esqui da América Latina

A estação Valle Nevado tem 34 pistas de esqui para todos os tipos de esquiadores, dos iniciantes aos mais avançados. O lugar é reconhecido como um dos melhores centros de esqui da América Latina e não deixa nada a desejar em questão de qualidade e infraestrutura. Por isso, é um dos destinos mais procurados pelos atletas que querem esquiar em terras latinas. 

Aliás, muitos esquiadores profissionais brasileiros treinam em Valle Nevado, já que a estação de esqui é bem próxima da capital chilena Santiago.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre as estações de esqui preferidas dos atletas? Tomara que sim! Para ter acesso a mais informações sobre turismo de neve e inverno, assine a nossa Newsletter gratuita para receber conteúdos exclusivos.

Créditos das imagens: Shutterstock

Compartilhe:

Matérias Relacionadas