Pelo mundo, muitos lugares nevam em novembro, apesar do inverno no hemisfério norte só começar oficialmente no mês seguinte. Isso pode acontecer por inúmeros motivos, como as condições climáticas do ano, as tempestades de neve antecipadas e as elevações mais altas de um lugar específico.
Nas estações de esqui, novembro corresponde à chamada “early season”, que pode ser imensamente recompensadora para os fãs de esportes na neve. Para muitos, envolve a expectativa e a emoção de voltar às pistas depois de tanto tempo. Para outros, significa lugares vazios e preços mais convidativos ao bolso.
Em nenhum lugar é garantida uma boa neve em novembro, é claro, mas ao escolher seu destino com cuidado, você certamente poderá mitigar os riscos e aproveitar bastante. Para inspirar a sua viagem, selecionamos abaixo 5 lugares onde nevam em novembro, historicamente falando. Confira!
1. A neve cai mais cedo nas pistas de Val Thorens, França
Para quem deseja curtir a neve na Europa em novembro, a estação de Val Thorens, nos Alpes franceses, é uma boa aposta. Sua extensa temporada de esqui acontece graças à elevada altitude (2.300 m), o que faz dela a estação de esqui mais alta do continente. Uma vez lá, você tem a chance de praticar atividades de inverno imperdíveis, desde o esqui até snowmobile e yoga nas montanhas nevadas.
2. Beidahu, China: a localização favorece a queda de neve
A estação de Beidahu, na província chinesa de Jilin, também está entre os lugares com neve em novembro. A nevasca antecipada acontece devido à sua localização no nordeste do país, que recebe ventos gélidos vindos da Sibéria e Mongólia. Desse modo, você tem a oportunidade de desfrutar de uma incrível estrutura esportiva e deslizar em uma neve de altíssima qualidade.
3. Keystone, EUA, está entre os lugares que nevam em novembro
Nos Estados Unidos, é possível encontrar diversos destinos de neve para esquiar em novembro. Entre elas, Keystone, uma das primeiras áreas esquiáveis do estado do Colorado a abrir suas portas para a temporada de esportes de inverno. Isso acontece porque, além de sua altitude elevada, a região normalmente começa a receber tempestades de neve já em meados de outubro.
4. Lake Louise, no Canadá, é uma opção “early season”
Pensando em ver neve no Canadá em novembro? Então, Lake Louise, no alto das Montanhas Rochosas canadenses, é uma ótima ideia. As equipes locais de operações sabem como preparar as pistas com perfeição, pois geralmente realizam etapas da Copa do Mundo de Esqui no fim de novembro ou início de dezembro.
5. A neve cobre a cidade japonesa de Aomori já em novembro
O Japão também conta com bons lugares que nevam em novembro. Um exemplo é a cidade de Aomori, no norte da ilha de Honshu, considerada um dos lugares que mais nevam no mundo. As nevascas intensas são causadas pelas massas de ar frio da Sibéria que sopram em direção ao arquipélago japonês. O resultado são belas paisagens cobertas de branco já no penúltimo mês do ano.
E aí, qual desses lugares que nevam em novembro você não vê a hora de conhecer? Seja qual for a sua escolha, prepare-se para viver dias memoráveis! Para descobrir outros destinos de neve, não deixe de se inscrever na nossa Newsletter.
Crédito das fotos: Shutterstock