No hemisfério norte, a temporada de esqui geralmente começa no mês de dezembro, mas em alguns lugares é possível começar a esquiar em novembro, na chamada “early season”. Nem todas as regiões nevadas são iguais e algumas estações de esqui abrem mais cedo, graças às tempestades de outubro e novembro, elevações mais altas, sistemas superiores de produção de neve, entre outros fatores. A seguir, selecionamos algumas ideias de lugares com neve em novembro para inspirar as suas próximas férias de esqui. Acompanhe!
Val Thorens (França) é a estação de esqui mais alta da Europa
Considerada a estação de esqui mais alta da Europa, Val Thorens, nos Alpes franceses, tem 99% de sua área de esqui acima de 2.000 metros de altitude. Portanto, mesmo que não haja muita neve para esquiar em novembro, a sua elevação e as noites frias favorecem a produção de neve artificial, o que garante uma ótima cobertura nas encostas. Normalmente, a abertura oficial da temporada, chamada de “La Grande Premiére”, ocorre a partir do dia 20 de novembro.
Lake Louise (Canadá) geralmente tem neve em novembro
Lake Louise é uma das principais estações de esqui para aproveitar o início da temporada de neve no Canadá. Apesar de ainda não ser oficialmente inverno no país, as condições climáticas locais favorecem a queda de neve ou permitem que os canhões de neve estabeleçam uma base sólida nas pistas. É por isso que a FIS ( Federação Internacional de Esqui) usa Lake Louise – a maior das áreas de esqui de Banff – como uma parada antecipada da Copa do Mundo de Esqui Alpino.
Zermatt (Suíça) é outra ideia para esquiar em novembro
Zermatt, na Suíça, também está entre os lugares que nevam em novembro. Aos pés da Matterhorn – uma das montanhas com neve mais famosas do mundo -, o lugar conta com uma das maiores áreas de alta altitude dos Alpes, que atravessa a fronteira italiana e chega até a vizinha Breuil-Cervinia. É possível esquiar durante todo o ano em sua geleira Klein Matterhorn. Outras partes não glaciais normalmente abrem no fim de novembro, começando pelo setor esquiável Gornergrat.
Arapahoe Basin (EUA) é o primeiro lugar do Colorado a abrir
A estação de Arapahoe Basin (A-Basin, para os íntimos) se orgulha de ter a mais longa temporada de esqui do estado do Colorado e alguns dos terrenos mais altos da América do Norte. Isso quer dizer que, durante os anos normais de neve, o local é uma aposta confiável para viagens de esqui no início da temporada, já a partir do mês de outubro. A-basin fica a cerca de 1h15 minutos da cidade de Denver.
Obergurgl-Hochgurgl (Áustria): uma ótima área de esqui no Tirol
Também há excelentes destinos para esquiar em novembro na Áustria. Mesmo sem terrenos glaciais, as aldeias interligadas de Obergurgl e Hochgurgl são dois locais onde você pode se aventurar na early season do esqui. No entanto, caso a natureza não faça a sua parte, a área esquiável dispõe de modernos equipamentos de neve capazes de cobrir 99% das pistas. As duas geleiras de Sölden nas proximidades oferecem mais opções caso as condições locais não estejam à altura.
Tignes e Val d’Isère (França) têm neve garantida em novembro
As vizinhas Val d’Isère e Tignes são, sem dúvida, a melhor aposta nos Alpes para uma viagem de esqui no início da temporada. Mesmo que não tenha nevado, o destino possui um dos maiores sistemas de neve artificial da Europa. Adicione à mistura não uma, mas duas geleiras esquiáveis (a melhor delas é a Grande Motte acima de Tignes ), onde é possível esquiar até no verão europeu!
Agora que você sabe onde esquiar em novembro, que tal começar a planejar a sua viagem para inaugurar as pistas na próxima temporada de inverno? E se quiser saber mais sobre esses e outros destinos de neve pelo mundo, não deixe de se inscrever na nossa Newsletter gratuitamente.
Crédito das imagens: Shutterstock