Para você que sempre quis saber quais são os lugares que mais nevam no mundo, preparamos uma lista com 7 destinos conhecidos por receber uma grande quantidade de neve todos os anos. São cidades dos Estados Unidos, Canadá e Japão que já estão acostumadas às grandes nevascas e familiarizadas com os turistas que chegam em busca de paisagens de inverno absolutamente deslumbrantes. Confira a seleção a seguir!
Newsletter
Você na Neve
As principais informações sobre destinos, estações, esportes e dicas.
Newsletter
Você na Neve
As principais informações
sobre destinos, estações,
esportes e dicas.
1. Valdez (EUA) encabeça a lista de lugares que mais nevam no mundo
Para muitas pessoas, Valdez, no sul do Alasca, é a cidade que mais neva no mundo. Ao nível do mar, o destino portuário vê uma média de 8,25 metros de neve a cada ano, mas esse número é ainda maior na região do Passo Thompson, nas montanhas Chugach. Com apenas 4 mil habitantes, Valdez é um paraíso da neve para escaladores de gelo, pescadores, fãs de heli-esqui e caçadores de Aurora Boreal.
2. Aomori (Japão) também recebe grandes nevascas
Em segundo lugar vem Aomori, um dos lugares mais conhecidos para curtir a neve no Japão. Graças à sua posição oceânica e às altas elevações das montanhas, a cidade registra cerca de 7 metros de neve por ano, principalmente entre novembro e abril. Apesar das constantes nevascas, Aomori recebe muitos turistas ao longo de todo o inverno, seja para esquiar ou admirar as paisagens nevadas de perto.
3. Sapporo (Japão) sedia um festival que celebra a neve
Capital da ilha japonesa de Hokkaido, Sapporo é famosa por sua cerveja, ramens e o Sapporo Snow Festival – um evento anual que exibe grandes esculturas de neve e gelo, desde recriações de templos tradicionais até personagens de filmes. A alta queda de neve na cidade (5 metros, em média) se deve em grande parte ao fluxo de ar gelado que vem da Sibéria. Não à toa, a região abriga excelentes estações de esqui e uma neve powder de alta qualidade.
4. Quebec (Canadá) está entre os lugares que nevam em abundância
Quebec City recebe uma média de 4 metros de neve anualmente e isso sela seu status como um dos principais destinos de inverno do Canadá. A neve geralmente começa a cair no início de novembro e permanece no solo até meados de abril. Nesse período, a cidade reúne uma variedade de atrações imperdíveis, com destaque para o tradicional Carnaval de Inverno, os hotéis de gelo e as estações de esqui nos arredores.
5. Toyama (Japão) é conhecida pelo seu “Muro de Neve”
Mais um destino japonês na lista de lugares que mais nevam no mundo, Toyama é quente e úmida no verão e se transforma totalmente no inverno, quando recebe uma queda de neve anual de 3,5 metros. A cidade fica ao lado de Nagano, sede das Olímpiadas de Inverno de 1998, e é famosa pelo “Muro de Neve” (na foto), um enorme paredão de 500 metros de comprimento e 20 metros de altura que se forma nos dois lados da rodovia, parte da Rota Alpina Tateyama-Kurobe.
6. St. John’s (Canadá) é outro destino com grande volume de neve
O Canadá está cheio de lugares que nevam em grande quantidade, até mesmo fora do inverno. Um deles é St. John’s, a capital de Terra Nova e Labrador, a província mais a leste do país. Estima-se que a cidade receba 3,3 metros de neve por ano, além de outros superlativos meteorológicos, como chuvas congelantes, neblina e ventos fortes. Apesar do clima frequentemente inóspito, há muitas razões para visitar a mais antiga cidade fundada pelos ingleses na América do Norte.
7. Syracuse (EUA) também se destaca pela quantidade de neve anual
Syracuse, uma cidade universitária às margens do Lago Onondaga, no estado de Nova York, é um dos destinos mais nevados dos Estados Unidos. A queda de neve média anual é de 3,15 metros, mas o lugar já chegou a registrar um recorde de 4,8 metros em uma única temporada. Durante o inverno, as pessoas aproveitam para patinar no gelo, fazer caminhadas com raquetes de neve e esquiar nas estações de esqui próximas.
E aí, gostou de conhecer os lugares que mais nevam no mundo? Então não deixe de assinar a nossa Newsletter para descobrir outras curiosidades e receber uma série de conteúdos exclusivos sobre o universo da neve!