Conheça os tipos de teleférico das estações de esqui

Compartilhe:

Você provavelmente já sabe o que é teleférico, mas será que conhece os diferentes tipos que existem? Em qualquer estação de esqui do mundo, o teleférico é parte essencial da infraestrutura local. Afinal, são esses meios de elevação que transportam os visitantes da base até as diferentes pistas – e vice-versa. 

Naturalmente, a tecnologia dos teleféricos foi evoluindo ao longo dos anos. Hoje em dia, existem muitas variações, que se diferem em relação à capacidade, tempo de viagem, conforto, etc. Abaixo, listamos os principais tipos de teleférico para você poder chegar ao seu destino de férias sabendo de tudo. Confira!

O rope tow é a forma mais simples de subir a montanha

esquiadores em rope tow

Esse foi um dos primeiros modelos inventados e é um dos métodos de subida mais simples. Considerado um tipo de teleférico de superfície, ele é formado apenas por uma corda e um pequeno motor que o ativa para subir e descer. Você só precisa se agarrar à corda e deixar que ela te puxe morro acima. Não é a forma ideal de percorrer longas distâncias, mas funciona bem para áreas de esqui menores.

O magic carpet é ideal para crianças e adultos iniciantes

crianças em Tapete mágico

Outro teleférico de superfície, o magic carpet nada mais é que uma esteira rolante na qual você fica parado enquanto ela o transporta para cima. É encontrada principalmente em zonas infantis e áreas para treinamento de adultos iniciantes, onde a inclinação da montanha não é tão íngreme ou longa.

O teleférico tradicional é marca registrada das estações de esqui

esquiadores em Teleférico

A chairlift é um clássico das estações de esqui. Trata-se de uma fileira de assentos suspensos por um cabo de aço. Normalmente tem de dois a oito cadeirinhas por módulo e barras de segurança que podem ser puxadas para cima ou giradas pela lateral. As chairlifts mais modernas podem vir com uma série de recursos, como bancos aquecidos, proteção contra o vento e suporte para apoiar os esquis. 

As gôndolas trazem mais conforto aos passageiros

Gôndola em estação de esqui

Similar ao teleférico tradicional, as gôndolas são usadas nos melhores destinos de esqui do mundo. A diferença é que elas têm cabines fechadas, são mais confortáveis e conseguem transportar mais pessoas ao mesmo tempo (até 40, em alguns modelos!). Ao andar de teleférico de gôndola, você deve tirar os esquis ou prancha dos pés e colocá-los fora, em um suporte para equipamentos.

O cable car pode ser familiar para alguns brasileiros

Cable Car

O cable car tem cabines fechadas, assim como a gôndola. Porém, a diferença está na forma como elas são puxadas. Neste caso, são dois módulos que operam em um sistema de roldanas – ou seja, uma cabine sobe enquanto a outra desce. Só para você ter uma ideia, esse sistema é o mesmo do famoso Bondinho do Pão de Açúcar, na cidade do Rio de Janeiro.

Drag lifts também são comuns nas estações de esqui

Esquiadora em Drag lifts

Encontrado principalmente em áreas de iniciantes, ou seja, terrenos pouco íngremes, um drag lift basicamente o arrasta pela montanha sem a necessidade de tirar os esquis ou a prancha de snowboard dos pés. Para usá-lo, basta pegar uma barra e colocá-la entre as pernas. Porém, cuidado: não pode sentar! Esse tipo de teleférico não foi feito para segurar todo o seu peso corporal.

Gostou de conhecer os principais tipos de teleférico que existem nas estações de esqui? Para descobrir outras curiosidades, assine nossa newsletter agora mesmo!

Crédito das fotos: Shutterstock 

Compartilhe:

Matérias Relacionadas