5 destinos de inverno para praticar yoga nas montanhas

Compartilhe:

Yoga é uma prática hindu que procura, por meio de exercícios corporais e meditativos, unificar o ser humano física, psicológica e espiritualmente. E quando se trata de praticar atividades na neve, yoga e esqui não poderiam ser duas propostas tão diferentes entre si. Entretanto, as modalidades são capazes de se complementar, com o ritmo acelerado do esqui balanceado pela calma do yoga. 

Pensando em quem deseja unir as duas práticas durante as férias de inverno, recomendamos abaixo 5 destinos para experimentar os principais tipos de yoga nas alturas, seja nos melhores resorts com aulas de yoga incluídas no pacote de viagem ou em plena natureza selvagem. O ar puro das montanhas vai te deixar no ponto para arrasar nas pistas depois!

Newsletter
Você na Neve

As principais informações sobre destinos, estações, esportes e dicas.

Newsletter
Você na Neve

As principais informações
sobre destinos, estações,
esportes e dicas.

1. Revigore-se com o yoga nas montanhas dos Alpes franceses

Os Alpes franceses recebem você com algumas das paisagens naturais mais bonitas do mundo, incluindo montanhas cobertas de neve, lagos cristalinos e florestas intocadas. É, portanto, um ótimo lugar para praticar atividades ao ar livre e respirar um pouco de ar puro no coração da natureza. Na região há ótimos resorts de redes internacionais, onde você tem muitas opções de mimos como parte de sua experiência, entre eles aulas de yoga para adultos e crianças. Imagine-se na posição do lótus em um deck ao ar livre com vista para o icônico Mont Blanc. Em Les Arcs, na região de Savoia, por exemplo, isso é perfeitamente possível!

Pratique yoga de frente para as montanhas nevadas nos Alpes franceses | Foto: cortesia Club Med

2. St. Moritz, na Suíça, tem a primeira pista de esqui dedicada ao yoga

Entre os grandes motivos para conhecer St. Moritz, na Suíça, está a pista Paradiso, a primeira pista de esqui para yoga do mundo, com quatro pontos fixos para você praticar as suas posturas de yoga na neve. Os exercícios ajudam você a desacelerar conscientemente, ritmar a respiração e alcançar um ritmo de esqui diferente e mais calmo. Os adeptos podem fazer todas as posturas sozinhos ou experimentá-las com a ajuda de um profissional.

3. Na Noruega, combine a experiência da yoga com a aurora boreal

Difícil não pensar em frio e lembrar de algum país escandinavo, principalmente a Noruega. O país dos vikings tem retiros de yoga que funcionam ao longo de todo o inverno, combinando a majestosidade da paisagem branca com a prática de asana. Com sorte, é possível se concentrar, olhar para cima e se encantar com as cores da aurora boreal. Esse fenômeno mágico acontece nas cidades mais ao norte do país, como Kirkenes e Tromsø, entre os meses de novembro e março. Depois de terminar a sua prática, é só seguir para completar o relaxamento nos spas e saunas admirando a beleza dos fiordes.

A Noruega é um excelente destino de inverno para praticar yoga | Foto: Shutterstock

4. No Norte da Itália, as Dolomitas são a paisagem ideal para a prática da yoga

A paisagem do norte da Itália é marcada pelas Dolomitas, uma cadeia de montanhas considerada Patrimônio da Unesco e um dos melhores lugares para ver neve no país, o que torna o local perfeito para quem quer praticar yoga nas montanhas durante o inverno. Diversos resorts da região de Cortina D’Ampezzo oferecem aulas de yoga já incluídas no pacote de hospedagem para você deixar de lado a preguiça que o frio traz e começar o dia saudando o sol, um dos movimentos de yoga mais famosos. No fim da tarde, alongue o corpo e desacelere a mente depois de curtir picos de adrenalina nas pistas de esqui. 

5. Aulas de yoga para iniciantes e crianças em Beidahu, China

O mercado de yoga na China está crescendo nos últimos anos e o país já conta com mais de 10 milhões de adeptos regulares à prática indiana. Por isso, a China é um dos novos destinos que atraem viajantes que desejam atrelar o exercício a grandiosas paisagens. No nordeste da China, por exemplo, fica Beidahu, na província de Jilin, cidade famosa pelas belíssimas formações de cristais de gelo. Com uma localização privilegiada na montanha e vista para um vale arborizado, você pode combinar esqui com a contemplação e meditação durante uma aula de yoga. Os resorts da região, inclusive, oferecem a atividade para crianças a partir de 11 anos. Por isso e outros motivos, Beidahu é considerada uma das estações de esqui da Ásia mais incríveis para curtir o inverno com toda a família.

Yoga nas montanhas
Não há da melhor que praticar yoga respirando o ar puro das montanhas nevadas | Foto: Shutterstock

Dicas para praticar yoga no inverno

  • Ao contrário da prática do yoga em temperaturas mais amenas, a escolha da roupa para yoga no frio requer um certo cuidado. Inicie a prática bem agasalhado/a, incluindo calça e blusa do tipo segunda pele que não atrapalhem os movimentos, além de meias térmicas para os pés;
  • Lembre-se que seu corpo ainda estará frio no início da atividade. Conforme as posturas e respirações forem avançando e o corpo esquentar, você poderá ir retirando as camadas de roupas naturalmente, se sentir necessidade;
  • Também é interessante adequar as posturas e práticas do yoga durante o inverno. Dê preferência às asanas que expandem a capacidade pulmonar e influenciam diretamente na respiração, sistema do corpo que normalmente fica mais afetado pelo clima seco do inverno. Você pode aumentar o ritmo das repetições com sequências dinâmicas e intensas ou optar pelo Vinyasa Yoga, um tipo de yoga mais vigoroso;
  • Um dos grandes benefícios do yoga ligado aos esportes de neve é prevenir as lesões que podem aparecer devido aos movimentos intensos que não estamos acostumados. Além disso, as baixas temperaturas também tornam os músculos mais contraídos e tensos debaixo de diversas camadas de roupas de inverno. Portanto é essencial manter o corpo alongado, com o equilíbrio, concentração e respiração em dia. E o yoga ajuda nisso, aquecendo o corpo e relaxando a mente antes ou depois de um dia emocionante nas pistas de esqui.

Compartilhe:

Matérias Relacionadas