Os óculos de proteção – também conhecidos como goggles – são essenciais para melhorar a visibilidade nas pistas de esqui. No entanto, o item pode acabar ficando embaçado nos momentos mais inoportunos. A boa notícia é que existem várias maneiras de evitar essa situação frustrante e garantir o fluxo de ar dentro dos óculos de neve.
A seguir, te contamos o motivo do embaçamento dos goggles e o que fazer para que isso não aconteça. Dê uma olhada!
Por que os óculos embaçam?
O principal motivo por trás do óculos embaçado é a sua própria respiração. Se os óculos estiverem por cima de uma máscara facial, por exemplo, pode acontecer de o calor da respiração subir sob a máscara e entrar em contato com as lentes frias dos goggles, causando o problema.
Além disso, apesar de os óculos de esqui e snowboard terem um sistema de ventilação, quando você começa a respirar com mais força, a quantidade de ar quente que entra pode superar a que sai pelas aberturas, o que também resultaria no embaçamento.
Sendo assim, confira, abaixo, algumas dicas para evitar esse incômodo!
1. Certifique-se de que o sistema de ventilação dos óculos de neve não está bloqueado
Os óculos para neve contam com um sistema de ventilação composto por aberturas nas partes superior e inferior. Ao praticar um esporte de neve, certifique-se de que as aberturas não estão bloqueadas por seu capacete, máscara ou outro acessório de inverno. Caso contrário, a obstrução da passagem de ar fará com que seus óculos comecem a embaçar.
Manter os respiradouros dos óculos livres de neve e gelo também é importante. Se suas luvas de esqui estiverem cobertas de neve, lembre-se de limpá-las antes de fazer qualquer ajuste nos óculos de proteção. Depois de uma queda na neve, também pode ser necessário tirar e limpar o acessório.
2. Deixe os óculos de proteção longe do suor
Não deixar que os goggles entrem em contato com o suor também é uma boa forma de evitar com que eles fiquem embaçados. As caminhadas pela montanha no início do dia podem ser cansativas e fazer com que você sue e deixar os óculos sobre a testa ou cabelo suado favorece a formação de neblina.
Por isso, leve um par de óculos de sol com você para subir as encostas e guarde seus goggles na mochila de esqui até chegar no topo.
3. Não descanse os goggles no seu gorro de neve ou capacete
Entre uma pausa e outra nas pistas, resista à vontade de descansar os óculos de proteção em cima da cabeça ou do capacete de snowboard e esqui. A umidade que emana da cabeça sobe para os goggles. Isso, somado à neve acumulada nos acessórios, que resfria o interior dos óculos, pode causar o embaçamento.
4. Manter o corpo em movimento evita o embaçamento dos óculos de proteção
Outra dica eficaz sobre como não embaçar óculos de proteção é se manter sempre em movimento. Ao esquiar ou praticar snowboard, você permite que a circulação de ar frio passe através do acessório, o que evita o excesso de umidade e o embaçamento.
Nem sempre é possível, como no caso de você embarcar em um meio de elevação. No entanto, assim que sair do teleférico e começar a se movimentar, a névoa deve desaparecer.
5. Evite limpar o interior da lente dos seus óculos para neve
Por mais tentador que seja, evite limpar a parte interna da lente dos seus óculos de proteção. A ação pode facilmente danificar o revestimento antiembaçante da peça, além de resultar em possíveis arranhões e manchas. Ao notar um acúmulo de umidade no interior de seus óculos de neve, o melhor a se fazer é deixá-los arejar por alguns minutos.
Gostou dessas dicas para não embaçar seus óculos de proteção na neve? Tomara que sim! Para ter acesso a mais conteúdos exclusivos e de qualidade sobre esportes de inverno e turismo na neve, assine a nossa newsletter gratuita.
Crédito das fotos: Shutterstock