Frio nas extremidades: como escolher meias e luvas para neve?

Compartilhe:

Sentir frio nas extremidades do corpo é um incômodo comum durante viagens para a neve. Afinal, as mãos e os pés tendem a perder bastante calor quando são expostos a temperaturas baixas ou superfícies geladas. Tendo isso em mente, é importante escolher luvas e meias que deixem estas regiões bem aquecidas. Saiba mais a seguir!

Por que sentimos mais frio nas extremidades do corpo?

Geralmente, a sensação de frio nas mãos e nos pés ocorre quando a temperatura exterior está mais baixa do que a do corpo. Como efeito, o organismo perde calor para o ambiente e reduz o fluxo de sangue nas extremidades, deixando a região mais gelada e, às vezes, roxa. 

Por esse motivo, o uso de luvas e meias em lugares com neve é indispensável. O esfriamento das mãos e dos pés prejudica a circulação sanguínea e pode, inclusive, levar à hipotermia.

Quer descobrir mais detalhes sobre como evitar pés e mãos frias nas férias de inverno? Abaixo, você confere algumas dicas valiosas para aumentar a proteção contra o clima gélido.

1. Dê preferência a luvas e meias feitas de lã

luvas de lã

A lã é um dos tecidos mais utilizados na confecção de roupas e acessórios de inverno. O material é capaz de reter calor e absorver a umidade da pele, ajudando a manter os pés e mãos bem aquecidos. Você também pode optar por tecidos sintéticos, como nylon e poliéster. 

Quando a intenção é esquiar, vale a pena investir em luvas e meias específicas para esportes na neve. Estas peças têm design e tecnologia próprios para a prática de atividades físicas no frio e são a melhor escolha.

2. Tenha cuidado com as meias e luvas muito grossas

Luvas e meias grossas não são sinônimos de proteção contra o frio nas extremidades do corpo. Esses materiais até podem reter calor, mas de maneira inadequada. Tecidos muito quentes aumentam a transpiração e podem causar mau cheiro, principalmente nos pés. 

Sendo assim, o ideal é escolher peças que forneçam um bom equilíbrio entre respirabilidade ​​e impermeabilidade ou seja, que aqueçam, mas não causem acúmulo de suor. Usar duas camadas também é um bom truque para não passar frio nas férias na neve.

3. Evite usar meias e luvas de algodão

Meias e luvas de algodão costumam não ser o suficiente para proteger os pés e as mãos contra o frio extremo. O material é altamente respirável e não possui as propriedades térmicas necessárias. 

Além disso, o algodão dificulta a dispersão da umidade e demora mais para secar. Em outras palavras, se, por um descuido, você acabar pisando em algum lugar com neve ou água, as suas mãos e os seus pés ficarão gelados e molhados por muito mais tempo.

4. Além das meias, palmilhas térmicas ajudam a prevenir os pés gelados 

Palmilhas

Palmilhas térmicas são grandes aliadas para evitar a sensação de pés gelados. O acessório de inverno cria uma camada adicional entre o calçado e as meias e, de quebra, ainda é superconfortável. 

Dependendo do modelo, as palmilhas térmicas também amortecem o impacto das pisadas sobre as articulações. Para quem pretende andar bastante durante a viagem, elas podem ser de grande ajuda para evitar o cansaço que, geralmente, é potencializado pelo uso de sapatos pesados e com o solado grosso. 

5. Aquecedores de pés e mãos também ajudam a reduzir o frio nas extremidades

Uma ótima maneira de não deixar as extremidades do corpo frias é apostar nos aquecedores de pé (toe warmers) e mão (hand warmers). Esses produtos ajudam a manter os dedos quentinhos e devem ser colocados dentro das luvas e meias. Os aquecedores são um pouco difíceis de encontrar em lojas físicas no Brasil, mas são bem comuns na maioria dos destinos de inverno

Gostou de conhecer algumas dicas sobre como evitar o frio nas extremidades? Tomara que sim! Para ter acesso a mais informações sobre turismo de inverno e receber conteúdos exclusivos, assine a nossa Newsletter gratuita.

Crédito das fotos: Shutterstock

Compartilhe:

Matérias Relacionadas