Por que sentimos frio e como podemos nos proteger em uma viagem?

Compartilhe:

Você já se perguntou por que sentimos frio? Essa sensação acontece quando a temperatura do ambiente está mais baixa que a do nosso corpo, condição que causa perda de calor do organismo para o meio externo. Por isso, as roupas e acessórios de inverno são tão importantes, principalmente em lugares com neve. Além de nos manter aquecidos, essas peças evitam alterações na circulação sanguínea e reduzem o risco de hipotermia, situação em que a temperatura corporal cai para abaixo de 35ºC. 

Se você tem dúvidas sobre como se proteger do frio, nós separamos algumas dicas de roupas e acessórios para se manter aquecido em destinos de inverno e neve. Confira:

Entendendo mais a fundo por que sentimos frio

A sensação de frio é uma reação natural do corpo causada pela perda de calor. Quando estamos em um lugar com temperaturas muito baixas, o organismo transfere parte da nossa energia para o ambiente externo. Essa condição climática favorece a contração dos vasos sanguíneos e reduz o fluxo de sangue. Por esse motivo, uma pessoa com frio costuma ter espasmos musculares e fica com as mãos e os pés arroxeados, gelados e com sensação de formigamento. 

Para barrar a perda de calor para o ambiente, o corpo produz mecanismos para se manter aquecido. Um deles são os tremores, que nada mais são do que contrações da musculatura para aquecer o organismo. Aliás, quanto mais músculo uma pessoa tiver, menos frio ela vai sentir. 

Outra resposta do corpo ao frio são os arrepios. Os pelos eriçados criam uma camada de ar próximo à pele que funciona como um isolante térmico. Assim, é possível manter a temperatura corporal em equilíbrio e evitar quadros de hipotermia.

Agora deu pra entender perfeitamente por que sentimos frio, certo?

Dicas para o frio: roupas térmicas são indispensáveis 

Se você planeja férias de inverno e até mesmo uma viagem para a neve, é fundamental escolher roupas apropriadas. Como o Brasil não tem um inverno tão rigoroso, uma blusa fechada e um casaco grosso tendem a ser suficientes para enfrentar os dias de frio no país. Contudo, nas regiões temperadas e próximas aos polos da Terra, o ideal é investir em peças térmicas feitas com tecidos e tecnologia que inibem a perda de calor corporal.

Os materiais mais indicados são a lã, tweed, nylon e as fibras sintéticas. As roupas confeccionadas em fleece também mantêm um bom aquecimento, mas você deve escolher as opções com maior espessura.

Roupas térmicas mantêm o corpo aquecido quando estão em contato com a pele | Shutterstock

Vista-se em camadas e não esqueça de usar acessórios de frio

As sobreposições das peças oferecem o aquecimento ideal durante suas férias na neve. Porém, você não precisa usar várias roupas ao mesmo tempo. A tática das “três camadas” já é suficiente para reduzir o frio, pois faz uma combinação perfeita de peças térmicas. A primeira camada é composta pela segunda pele térmica, que fica em contato direto com o corpo e serve para afastar a transpiração. 

Em seguida, você deve vestir as peças mais quentes que protegem dos elementos climáticos. A última camada é composta por calça e casaco de neve impermeáveis. Outro detalhe importante são os acessórios de neve, como cachecóis, lenços, gorros e protetores de orelha. Eles ajudam a proteger áreas do corpo mais expostas, como rosto, pescoço, cabeça e ouvidos.

Peças em camada e acessórios de frio são essenciais para se manter seguro na neve | Shutterstock

Luvas e meias protegem as extremidades

Luvas e meias são essenciais na mala de viagem para neve. As mãos e os pés são as regiões do corpo que mais sentem frio, pois o clima gelado afeta a circulação sanguínea nas extremidades. Por isso, as duas áreas devem ficar bem aquecidas. Caso contrário, você pode ter dificuldade de mobilidade e coordenação. Procure usar luvas impermeáveis e com pelos por dentro. Os modelos de couro ou com tecido sintético são as melhores opções.

Em relação às meias, a orientação é que elas sejam bem quentinhas e grossas. Os modelos feitos de lã e de cano longo são as mais indicadas. Por fim, priorize sempre sapatos fechados e impermeáveis. As botas sem salto e com solado antiderrapante são o modelo mais adequado para a neve.

Luvas e meias ajudam a proteger as extremidades do frio | Shutterstock

Gostou de saber por que sentimos frio e como podemos nos proteger dele? Tomara que sim! Se você planeja uma viagem dos sonhos para curtir as férias na neve, assine a nossa Newsletter gratuita e receba conteúdos exclusivos.

Compartilhe:

Matérias Relacionadas