Quais são os lugares mais frios do mundo?

Compartilhe:

Mesmo para quem é fã de férias de inverno e das baixas temperaturas, os lugares mais frios do mundo ultrapassam o limite do suportável com suas condições extremas. Na maioria dos destinos listados abaixo, os termômetros comuns não funcionam e quase não há moradores. Alguns locais chegam a ser considerados inabitáveis. Se você sempre quis saber quais são os principais lugares frios no mundo, pegue um bom casaco e continue a leitura para descobrir!

Snag, Canadá (−63 °C): o lugar mais frio do Canadá

O inverno rigoroso e as fortes nevascas colocam o Canadá entre os lugares que mais nevam no mundo e, claro, entre os países mais frios. No noroeste canadense fica Yukon, um território inóspito cheio de belezas naturais. Por lá, perto da fronteira com o Alasca, o vilarejo de Snag registrou na década de 1940 a temperatura mais baixa da história do país: −63 °C. Por razões óbvias, o local hoje está inabitado. 

Yakutsk, Rússia (−64,4 °C): a cidade grande mais fria do mundo

Localizada na Sibéria, uma das regiões do globo mais geladas e escassamente povoadas, Yakutsk é apontada como a cidade mais fria do mundo. Tem cerca de 335 mil moradores, muitos dos quais trabalham para uma empresa que administra uma mina de diamantes. No entanto, embora seja a cidade mais fria, existem outros lugares permanentemente habitados menos populosos que são ainda mais gélidos. A temperatura mais baixa registrada em Yakutsk foi −64,4 °C, em 1891.

Oymyakon, Rússia (−67,8 °C): um dos lugares mais frios do mundo

Nativo em Oymyakon, Rússia

Também na Sibéria, Oymyakon é um dos vilarejos de inverno mais frios do globo. Por lá, os termômetros marcam, em média, −45 °C (o recorde é de −67,8 °C, registrado em 1993). As baixas temperaturas explicam o fato de Oymyakon ser habitada por menos de 500 pessoas. Escolas fechadas e motores de carros congelados estão entre as dificuldades de se morar em um lugar tão gelado.

Estação Klinck, Groenlândia (−69,6 °C): lugar mais frio do norte

Maior ilha do planeta, a Groenlândia também se destaca como um dos lugares mais frios do mundo. Em 1991, a Estação Klinck obteve o recorde de temperatura mais fria registrada no Hemisfério Norte, atingindo −69,6 °C. Porém, nos últimos anos, os termômetros vêm marcando números cada vez mais altos, o que provoca o derretimento de belas geleiras, entre outras consequências ambientais. 

Antártica tem a temperatura mais baixa do mundo (−89,2°C)

A Antártica detém o recorde de ser o lugar mais frio da Terra, mas alguns pontos são mais congelantes que outros. Na estação Polo Sul Amundsen-Scott, os termômetros registraram a temperatura de −82,8 °C em 1982. E no ano seguinte, a Estação Vostok superou o marco e registrou a temperatura mais baixa da região medida por termômetros terrestres: −89,2 °C.

Portanto, a menor temperatura registrada no mundo é −89,2 °C. O feito foi estabelecido na isolada Estação Vostok, uma base científica russa, no dia de 21 de julho de 1983.

E aí, gostou de conhecer alguns dos lugares mais frios do mundo? Para saber mais sobre o assunto e receber conteúdos exclusivos sobre o universo da neve, não deixe de assinar a nossa Newsletter gratuita.

Crédito das imagens: Shutterstock

Compartilhe:

Matérias Relacionadas