Uma coisa é certa: a emoção dos esportes de inverno é para todos. Diversas modalidades esportivas foram adaptadas com os equipamentos e suportes necessários para a inclusão de pessoas com deficiência física. Do clássico esqui alpino ao divertido hóquei no gelo, reunimos 5 esportes adaptados e inclusivos para praticar na neve. Confira!
1. Esqui alpino é um dos esportes de inverno inclusivos
O esqui alpino é um dos esportes de inverno mais praticados nos destinos de neve. A modalidade pode ser adaptada para incluir pessoas com deficiência, como amputações, paralisia cerebral e lesão medular. Para a prática, é utilizado um sit-ski – uma cadeira equipada com esquis – além de estabilizadores no lugar dos bastões.
No caso de esquiadores com deficiência visual, a atividade conta com o auxílio de atletas-guias, que fazem o trajeto um pouco à frente para oferecer instruções verbais.
Na hora de comprar as passagens, vale buscar destinos de esqui com boas condições de acessibilidade. Entre as mais conhecidas, está a estação de La Plagne, na França. O local atende bem a maioria dos esquiadores com deficiência física, seja nas acomodações, nas aulas de esqui ou no deslocamento entre as pistas.
2. Pessoas com deficiência se aventuram no snowboard adaptável
O snowboard adaptável, ou adaptative snowboard, permite que as pessoas com deficiência sintam o mix de sensações que o esporte proporciona. Assim como o esqui, a modalidade também faz uso de equipamentos especiais.
Snowboarders com membros amputados podem usar aparelhos em suas próteses e estabilizadores. Já no caso de paraplégicos e pessoas com paralisia cerebral, o esporte é praticado em uma cadeira monoesqui.
3. Curling em cadeira de rodas é mais uma opção de esporte inclusivo
O curling em cadeira de rodas é uma versão adaptada do famoso esporte olímpico de inverno. Esse é um esporte coletivo, no qual duas equipes de quatro para-atletas competem em uma pista de gelo indoor. É necessário elaborar estratégias e ter bastante concentração para alcançar o objetivo do jogo: lançar uma grande pedra de granito na área-alvo.
4. O biatlo garante muita emoção para as pessoas com deficiência
Entre os esportes de inverno inclusivos, você também encontra o biatlo. Com origens nórdicas, essa atividade esportiva é uma combinação entre esqui cross-crountry e tiro ao alvo.
No caso de pessoas com deficiências físicas, é utilizado um sit-ski, assim como no esqui alpino. Já esportistas deficientes visuais competem a partir do uso de sinais acústicos, cuja intensidade indica se o atleta está ou não mirando no alvo.
5. Hóquei no gelo é mais um dos esportes de inverno inclusivos
O hóquei no gelo é uma opção de atividade esportiva para pessoas com deficiência física nos membros inferiores do corpo. No lugar dos patins, os atletas usam trenós com duas lâminas. Além disso, o taco é substituído por duas varas, que contam com uma ponta para empurrar o trenó, enquanto a outra extremidade é usada para acertar o disco.
Gostou de conhecer alguns esportes de inverno inclusivos para pessoas com deficiência? Tomara que sim! Para ter acesso a mais conteúdos exclusivos e de qualidade sobre turismo de neve e inverno, assine a nossa newsletter gratuita.
Crédito das fotos: Shutterstock