Combinar o esqui na neve a uma alimentação saudável é uma ótima maneira de ter energia e disposição durante todo o dia! O esporte de inverno gasta bastantes calorias. Por isso, é essencial que você saiba o que consumir antes, durante e depois da atividade física. Para simplificar essa tarefa, que tal conhecer algumas sugestões de alimentos práticos para cada refeição? Confira a seguir!
Qual é a importância da alimentação para a prática de esqui?
O esqui é uma atividade de alta energia – ou seja, o corpo precisa estar bem nutrido e hidratado para manter o seu sustento e segurança nas pistas de esqui. Com uma alimentação balanceada, você consegue se preparar para a prática do esporte e garantir a energia necessária para as manobras, além de se recuperar adequadamente para o próximo dia de esforço.
Uma dieta com poucos nutrientes pode aumentar o cansaço, fazendo com que você tenha menos disposição durante o esqui na neve. Isso também pode acontecer se você comer determinados alimentos no momento errado, o que causaria a sensação de estômago muito cheio.
Por esse e outros motivos, a alimentação balanceada é imprescindível para manter o corpo saudável e energético!
Antes do esqui: prepare o seu corpo com uma alimentação rica em fibras
O café-da-manhã é a refeição mais importante do dia, já que recupera os nutrientes do corpo em jejum. Para aumentar a resistência do organismo e evitar que você fique com fome rápido, vale a pena caprichar nessa etapa antes de chegar às pistas.
O ideal é consumir alimentos que forneçam energia e sejam absorvidos lentamente, como carboidratos complexos, fibras e proteínas. Assim, a liberação de glicose no sangue ocorre de forma gradual, garantindo mais energia durante o esqui.
Uma boa opção para começar o seu dia é misturar iogurte ou leite com flocos de cereais, aveia, nozes e sementes. Conhecido como muesli, o lanche ajuda na digestão, na saciedade e ainda protege o coração. Isso porque é rico em fibras, gorduras insaturadas – que costumam ser boas para saúde –, ômega 3 e vitamina E.
Os cereais e derivados fazem parte dos carboidratos complexos, o que promove uma digestão e absorção mais lenta e prolongada. Nessa hora, é sensato evitar o excesso de alimentos gordurosos, como queijos e manteiga, e principalmente o consumo de frituras. Esses alimentos pesam e não fornecem a energia que você precisa para esquiar na neve.
O que comer durante o esqui: aposte em refeições leves para manter a energia
Se você pretende esquiar depois do almoço, tente não exagerar na quantidade de comida. Fazer refeições leves é essencial para manter o seu corpo saudável e disposto durante o esqui na neve!
Assim como no café-da-manhã, procure evitar alimentos gordurosos e em grande volume, já que isso pode dar sonolência pelo aumento do fluxo sanguíneo em direção ao estômago e ao intestino, diminuindo o transporte do oxigênio para o cérebro.
No almoço, você pode consumir carboidratos e proteínas com moderação, como um sanduíche com carne magra. Durante a tarde, a ideia é fazer pequenas refeições com proteínas e fontes de açúcar, como frutas secas, barras de proteína e chocolate. Bebidas energéticas e chocolate podem ser consumidos com moderação para fornecer uma energia rápida ao longo do dia.
Depois do esqui na neve: tenha uma alimentação rica em proteínas
Depois do esqui, além de procurar as melhores atrações de après-ski, é o momento de recuperar as forças e garantir que a sua nutrição está em dia. Para reparar o tecido muscular, insira fontes ricas em proteínas na sua rotina, como frango, peixes e ovos.
Frutas e vegetais verdes também são muito bem-vindos para aumentar a ingestão de vitaminas e minerais na dieta. A boa é aproveitar o momento para experimentar os restaurantes do resort escolhido e ter uma ótima experiência gastronômica.
Beba água durante todo o dia para manter a hidratação adequada
Além de consumir os alimentos certos, é fundamental manter a hidratação durante o dia, desde o café-da-manhã até a hora de dormir. A água é indispensável para digerir alimentos e regular o metabolismo, evitando que você sinta qualquer indisposição.
Comece o dia com um bom copo de água e faça questão de consumir a quantidade adequada. Em média, adultos precisam beber cerca de 2 litros de água por dia, mas essa recomendação varia de acordo com a sua altura e peso.
Pode consumir bebidas alcoólicas depois de esquiar?
Em uma viagem de esqui, o ideal é evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, já que isso pode prejudicar a recuperação dos seus músculos. Em grandes quantidades, o álcool pode te deixar sem energia no dia seguinte e provocar dores de cabeça, náuseas e lentidão, além de interferir na qualidade do sono.
Combinar esporte e alimentação saudável é uma boa estratégia para ter as melhores férias na neve e garantir o seu bem-estar! Portanto, não dê mole.
Gostou de saber o que comer antes, durante e depois do esqui na neve? Esperamos que sim! Para obter mais informações sobre esportes na neve e turismo de inverno, assine a nossa Newsletter gratuita e receba conteúdos exclusivos.