Estação de esqui na Itália: como escolher a melhor para você?

Compartilhe:

Você já pensou em passar as férias em uma estação de esqui na Itália? O país abriga um dos melhores domínios esquiáveis do mundo, a Via Lattea, localizada a cerca de 90 quilômetros da cidade de Turim. A região faz parte dos Alpes –  principal cadeia de montanhas da Europa – e já foi sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2006. 

 

Por isso, se você tem interesse em aproveitar a temporada de esqui na Itália, saiba que opção é o que não falta. Para te ajudar a decidir para onde viajar, selecionamos as melhores estações do país. Confira!

Estação de esqui na Itália: como escolher o melhor lugar para aproveitar a neve no país?

As melhores estações de esqui na Itália fazem parte do domínio da Via Lattea, um terreno voltado para a prática de esportes de inverno que fica na divisa da Itália com a França. É o sexto maior ski resort interligado do mundo, com 400 quilômetros de pistas espalhadas por cinco estâncias italianas. São elas: Pragelato, Sestriere, Sauze d’Oulx, Cesana-Sansicario e Claviere.

 

Cada uma das estações de esqui na Itália possui características próprias. Por isso, na hora de decidir qual estância conhecer, o ideal é fazer uma vasta pesquisa sobre os principais atrativos de cada uma. Para uma viagem em família com filhos pequenos, por exemplo, é interessante pensar em uma estância que ofereça áreas de lazer para crianças e pistas de nível básico.

 

Já os esquiadores com mais experiência podem apostar em estações de esqui na Itália com foco nos esportes de inverno. As pistas nesses destinos são de alto padrão e perfeitas para quem já tem familiaridades com atividades na neve. Além disso, não se preocupe: também é possível encontrar nesses locais áreas para iniciantes.

 

Por fim, se você não pretende limitar sua viagem ao esqui, procure visitar estâncias localizadas em regiões com mais atrativos turísticos. Dê preferência a cidades e vilarejos com uma boa seleção de restaurantes, bares, lojas, confeitarias, padarias e uma vida noturna mais agitada.

1. Pragelato: estação de esqui na Itália possui pistas de excelência

Pragelato é um dos destinos de inverno mais visitados por quem deseja esquiar na Itália. O local já sediou os Jogos Olímpicos de Inverno de Turim, em 2006, e é conhecido pelas pistas de alto padrão. A estação é frequentada por esquiadores e snowboarders profissionais, além de turistas que querem se aventurar nos esportes de inverno durante as férias.

Além do esqui, Pragelato se destaca pelas diversas opções de atividades après-ski. Os restaurantes próximos à estação são um deleite para os admiradores da tradicional culinária italiana. Outra maneira de aproveitar a neve na Itália é conhecer o Parque Natural Val Troncea, que fica bem perto de Pragelato. O lugar é lindo e proporciona uma vista incrível para as montanhas imponentes de Piemonte.

Pragelato é uma das estações de esqui na Itália mais famosas mundialmente. Local foi sede das Olimpíadas de Inverno de Turim, em 2006 | Shutterstock

2. Claviere: boa opção para quem busca uma estação de esqui para iniciantes

Essa estação de esqui está localizada no vilarejo de Claviere, na cidade de Turim, nos Alpes italianos. O lugar é uma boa opção para esquiadores iniciantes ou que não têm nenhuma experiência com esportes de inverno, pois suas pistas são classificadas entre os níveis de dificuldade básico e intermediário. Claviere também oferece um leque de atividades de lazer para curtir a neve na Itália, como caminhadas com raquete, trilhas, passeios de snowmobile e muito mais.

Claviere
Claviere é uma pequena estação alpina voltada para viagens em família | Shutterstock

3. Cortina d’Ampezzo: vista privilegiada para as Dolomitas permite admirar a neve na Itália

As Dolomitas são o símbolo dos Alpes italianos e do turismo de inverno na Itália. A famosa cadeia de montanhas já é um espetáculo à parte, mas se, além disso, você procura por uma estação de esqui para explorar a neve do lugar, Cortina d’Ampezzo é a escolha perfeita. Considerada uma das estâncias mais populares do país, o local possui pistas para todos os níveis de dificuldade e áreas voltadas para o esqui cross-country, passeios de trenós, patinação no gelo, entre outras atividades na neve.

Cortina d’Ampezzo também é famosa pelas atrações après-ski. A região possui muitos bares, restaurantes e lojas. O lugar ainda é bem equipado com hotéis, pousadas e resorts de alto padrão. Por isso, é um dos destinos mais procurados para a temporada de esqui na neve.

Cortina d’Ampezzo proporciona diversão na neve aos pés das Dolomitas, a cadeia de montanhas mais famosa da Itália | Shutterstock

Gostou de entender um pouco mais sobre como escolher uma estação de esqui na Itália? Tomara que sim! Para ter acesso a mais informações sobre turismo de neve e inverno, assine a nossa newsletter gratuita e receba conteúdos exclusivos.

Compartilhe:

Matérias Relacionadas