O turismo na Itália é um dos mais tradicionais da Europa. O país atrai, anualmente, milhares de visitantes que querem conhecer a cultura, história e gastronomia da região. Não é à toa que cidades como Roma, Veneza, Florença, Milão e Toscana estão na lista dos destinos mais visitados do mundo.
Embora o verão seja considerado por muitos a época ideal para viajar para a Itália, a temporada de inverno no país também oferece uma infinidade de atrações. Você pode aproveitar para conhecer os charmosos vilarejos nos Alpes, se maravilhar com as belas paisagens nevadas, participar de degustações de vinhos e até se aventurar nas principais áreas de esqui italianas.
Gostou da ideia de curtir o frio no país? Então, confira, abaixo, um roteiro com dicas sobre o que fazer no inverno na Itália:
Estações de esqui de Pragelato são um verdadeiro paraíso dos esportes de inverno
A estação de esqui de Pragelato fica na região do Piemonte, no noroeste da Itália. O local faz parte do domínio esquiável da Via Lattea e foi sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de Turim, em 2006. A estância conta com 50 km de pistas que atendem a todos os níveis de habilidade, desde o iniciante até o avançado.
Além do esqui, você pode experimentar outras atividades na neve, como snowboard, caminhada com raquete e andar de snowmobile. Outra vantagem de visitar Pragelato é desfrutar de suas paisagens alpinas de tirar o fôlego. Entre os lugares mais bonitos da região, estão o Parque Natural Val Troncea, que cerca a estação. Vale a pena conhecer!
Os alpes Italianos não podem ficar de fora do seu roteiro de turismo na Itália
Os Alpes Italianos são o destino ideal para ver neve na Itália. A cordilheira está localizada na região norte do país, próximo à fronteira com a França e a Suíça. Sua área abriga algumas das montanhas mais icônicas da Europa, dentre elas, as Dolomitas, consideradas Patrimônio Mundial da UNESCO.
Outra montanha muito popular na região dos Alpes Italianos é o Monte Cervinia. Localizado na fronteira da Suíça com a Itália, este monte forma uma das paisagens de neve mais fascinantes do mundo.
Degustação de vinhos é outra atração imperdível de turismo na Itália durante o inverno
Participar de degustações de vinho é uma das programações de inverno que não podem ficar de fora do seu roteiro de turismo na Itália. Em Piemonte, no norte do país, estão algumas das vinícolas italianas mais emblemáticas. O interessante é que muitas delas estão abertas à visitação com direito a um passeio pelos vinhedos.
Entre os rótulos produzidos na região, podemos destacar os prestigiados Barolo e Barbaresco. As vinícolas mais icônicas de Piemonte ficam nas cidades de Saluzzo, Alba, Asti e a capital Turim.
Cidade de Turim ganha um charme especial durante a época de frio na Itália
Turim é a capital de Piemonte. Considerada uma das cidades mais bonitas da Itália, a região é um deleite para aqueles que gostam de arte, arquitetura, gastronomia e cultura. O Piazza Castello, o Palácio Real e a Igreja Real de San Lorenzo são algumas das atrações mais legais para incluir no seu roteiro de viagem de turismo na Itália.
Turim também abriga muitos museus, como o Museu Nacional do Cinema e o Museu Egípcio. Durante o inverno, você ainda pode patinar no gelo e praticar outros esportes de neve e gelo na área da Via lattea.
Além disso, Turim é o endereço de alguns dos melhores mercados de Natal da Itália. Essas feiras ao ar livre são repletas de lojas que vendem produtos variados, como lembrancinhas, decoração natalina, doces e vinhos. Caso a sua visita ao local coincida com essa época do ano, já sabe o que fazer por lá!
Aproveite os pontos turísticos sem aglomeração no período de inverno na Itália
O inverno na Itália é a época em que o país recebe menos visitas. Por esse motivo, os preços das passagens e hospedagem são mais baixos. Outra vantagem de viajar na temporada de neve é que as cidades estão com menos turistas.
Você pode andar tranquilamente pelas ruas do território sem se deparar com multidões à cada esquina. O mesmo acontece com os pontos turísticos, que tendem a ficar mais vazios e com menos filas.
Sendo assim, aproveite o frio na Itália para visitar o Coliseu de Roma, caminhar pelas ruas charmosas de Milão, conhecer os museus e galerias de arte de Florença e fazer os passeios de barco de Veneza sem aglomerações.
Vilarejos alpinos são excelentes lugares para apreciar a culinária italiana
A Itália possui vilarejos encantadores ao redor das montanhas. Além de ser contemplada por belas paisagens nevadas, a sua passagem pelos Alpes pode servir como uma ótima oportunidade para saborear o melhor da culinária italiana.
Há dezenas de restaurantes e bares com as melhores opções de comida local, como pizzas feitas no forno à lenha, polenta, fonduta valdostana (fondue italiano), Ravioli, Lasanha, Arancino, entre outros pratos que dão água na boca.
Onde se hospedar no período de férias na Itália?
Se você planeja esquiar durante as férias de inverno na Itália, o Club Med Pragelato Sestriere é uma excelente opção de hospedagem. O local está situado na região do Piemonte, no norte da Itália, e tem uma atmosfera cativante de vilarejo, com seus pequenos chalés de madeira espalhados pelo centro de Pragelato.
Com pacotes All Inclusive, você tem acesso a refeições completas, aulas de esqui e snowboard para todas as idades e níveis, passes de teleférico e serviços de bar e aperitivos durante todo o dia.
Gostou de conhecer estas opções de turismo na Itália? Tomara que sim! Para ter acesso a mais informações sobre turismo de inverno e receber conteúdos exclusivos, assine a nossa Newsletter gratuita.
Crédito das fotos: Shutterstock