Já pensou em passar o inverno na Dinamarca? Esse país escandinavo é conhecido por sua aparência de conto de fadas e seu clima extremamente frio. Ao viajar para este destino de inverno da Europa, você pode aproveitar diversas atrações e atividades, desde um incrível parque de diversão até mergulhos em águas congelantes.
A seguir, reunimos tudo que você precisa saber para curtir a Dinamarca durante a estação mais fria do ano. Confira!
Inverno na Dinamarca: neve e temperaturas baixíssimas marcam a estação
O inverno na Dinamarca acontece entre os meses de dezembro e fevereiro. Por lá, a estação mais fria do ano é marcada por ventos gélidos e temperaturas em torno de 0°C. Além disso, no auge do inverno, os dias no território dinamarquês são mais curtos, com o sol nascendo por volta das 9h e se pondo às 16h.
Apesar do frio intenso da Dinamarca, neve não é uma das características marcantes de seu inverno. Devido à sua localização no sul da Escandinávia e à influência da Corrente do Golfo, o território dinamarquês recebe menores quantidades de neve em comparação a seus vizinhos nórdicos.
Os flocos de neve começam a cair no final de dezembro e podem continuar aparecendo até os primeiros dias de abril. Porém, caso o seu desejo seja curtir ao máximo a neve na Dinamarca, o ideal é programar a viagem entre janeiro e fevereiro, que são os meses mais frios e nevados no país.
Entre no clima festivo com os Mercados de Natal da Dinamarca
Como a chegada do inverno na Dinamarca coincide com as festas de fim de ano, não há nada melhor do que visitar um mercado de Natal para entrar no espírito festivo. É possível encontrar mercados natalinos em todo o país, como na capital Copenhague, em Aalborg e Odense. O evento conta com belas barracas de madeira decoradas, lojas de artesanato e apresentações de artistas.
Ao passear pelas barraquinhas de comidas e bebidas de inverno, não deixe de experimentar o glogg, um vinho quente muito consumido no país durante as festividades.
Desfrute de toda a diversão e magia oferecidas pelo Tivoli Gardens, na Dinamarca
O Tivoli Gardens é uma das atrações mais populares de Copenhague e vale entrar no roteiro da sua viagem de inverno na Dinamarca. Inaugurado em 1843, esse é um dos parques de diversões em funcionamento mais antigos do mundo. Lá, você encontra uma série de brinquedos emocionantes, além de belos jardins, lojas e restaurantes.
Para melhorar, o parque também é palco de muitos eventos, como concertos de música, teatro e ballet. Entre novembro e dezembro, o parque é decorado com milhares de luzes cintilantes, além de contar com diversas árvores de Natal e muita música.
Tome um banho de inverno dinamarquês em águas congelantes
O banho frio é uma tradição muito apreciada na Dinamarca. A prática é tão popular no país que eles têm um festival dedicado exclusivamente à natação de inverno: o Skagen Winter Swimming Festival. Os dinamarqueses acreditam que mergulhar nas águas congelantes traz muitos benefícios à saúde e pode até melhorar a qualidade de vida – e eles estão certos! Para experimentar, uma boa ideia é ir para Islands Brygge ou Sluseholmen.
Aventure-se nas estações de esqui durante o inverno na Dinamarca
Apesar de não ter estações de esqui muito grandes ou reconhecidas internacionalmente, a Dinamarca também te convida a praticar esportes de neve. Entre as diversas áreas esquiáveis do país, está Hedelands, a maior estação da Dinamarca, com 0,5 quilômetros de pistas e 3 meios de elevação.
Outras boas opções são a estância de Østerlars, que agrada aos esquiadores avançados, e a estação de de Copenhill (foto), com suas pistas verdes e amplo leque de atividades esportistas.
Odense: explore o local de nascimento do famoso escritor Hans Christian Andersen
Se você é um amante da leitura, vale adicionar uma visita à Odense na sua programação de viagem de inverno na Dinamarca. Terceira maior cidade dinamarquesa, Odense é o berço do mundialmente famoso contador de histórias Hans Christian Andersen. O destino é repleto de estátuas e esculturas e oferece uma série de atrações, incluindo museus, castelos e a casa amarela onde Andersen morou.
Gostou de conhecer um pouco mais sobre o inverno na Dinamarca? Tomara que sim! Para ter acesso a mais informações como as desse texto sobre turismo de neve e inverno, assine a nossa Newsletter gratuita e receba conteúdos exclusivos.