8 lugares com geleiras para esquiar na Europa

Compartilhe:

Você já ouviu falar do esqui sobre geleiras? Na região dos Alpes, muitas áreas glaciais de alta altitude oferecem neve garantida para você praticar esportes de inverno durante boa parte do ano, inclusive no verão europeu. Embora isso possa parecer um pouco estranho, esquiar em belas geleiras não significa se aventurar sobre o gelo propriamente dito. Na verdade, o gelo das geleiras só impede a neve de derreter nos meses mais quentes, o que prolonga a diversão dos esquiadores.

Gostou da ideia? Então, continue a leitura para descobrir 8 estações de esqui com geleiras na Europa – dos Alpes franceses à Áustria, passando pela Suíça. No fim, escolha uma delas (ou várias) para incluir no roteiro da sua próxima viagem! 

1. Tignes tem uma das geleiras esquiáveis mais famosas

Grande Motte

Em Tignes, nos Alpes franceses, um funicular de última geração leva você até à geleira Grande Motte, a 3.456 m de altitude. Com 20 km de pistas e ótimas condições de neve, o local é um destino popular para quem gosta de praticar esqui no verão europeu. Para preservar a geleira, a prática de esportes é liberada apenas pela manhã. Porém, depois de se aventurar na Grande Motte, você pode se entreter com muitas outras atividades, incluindo caminhadas e trilhas de mountain bike.

2. Zermatt e sua geleira permitem esquiar sob o sol do verão

A estação de Zermatt, na Suíça, tem a área de esqui de verão mais alta da Europa: Matterhorn Glacier Paradise, acessível por meio de um teleférico espetacular. Na geleira Theodul, as condições permanecem invernais nos meses mais quentes e, portanto, são adequadas para praticar esqui e snowboard durante o ano todo. Além disso, os fãs de freestyle podem fazer suas manobras em um snowpark completo.

3. Val d’Isère também tem uma geleira para chamar de sua

Esqui na estação val d'Isère nos Alpes franceses

Vizinha da já mencionada Tignes, a estação de Val d’Isère faz parte de uma das maiores áreas de esqui da França, com 300 km de pistas para todos os níveis. Durante o verão, graças à geleira Pisaillas, é possível aproveitar a emoção dos esportes de inverno sob o sol. Aqui, a cobertura de manto branco é auxiliada por vários canhões de neve e, assim como acontece nos principais destinos de esqui com geleiras, as encostas ficam abertas apenas na parte da manhã.

4. Passo Tonale é um destino de geleira tranquilo

Espotistas na estação Passo Tonale

Se você procura geleiras para esquiar longe das multidões, Passo Tonale, na Itália, é o destino ideal. A geleira local se chama Presena (3.069 m) e conta com pistas de todos os graus de dificuldade, incluindo uma azul (nível fácil) voltada para os esquiadores iniciantes. Aqui, não há esqui ao longo do verão europeu; a área glacial permite a prática de esportes de inverno apenas até o fim de maio.

5. Hintertux oferece o esqui 365 dias por ano

Dos lugares para esquiar na Áustria, Hintertux é o único destino que fica aberto o ano todo. Isso acontece graças à geleira que dá nome à estação, localizada a  3.250 de altitude. No verão, até 20 km de pistas garantem a diversão dos esquiadores e snowboarders. Além disso, há uma grande variedade de atividades, desde playgrounds de aventura a caminhadas desafiadoras na geleira.

6. Alpe d’Huez: sol e desafios de esqui sobre a geleira

Conhecida como a “L’ile au Soleil” (Ilha do Sol, em português), a estação de Alpe d’Huez é um paraíso ensolarado nos Alpes franceses. Apesar disso, os raios de sol não são suficientes para derreter a superfície nevada da geleira Sarenne. Se você é um esquiador experiente e busca adrenalina, ficará feliz em saber que a área possui a maior pista de cor preta (o nível mais difícil) dos Alpes, com 16 km de extensão.

7. Kaprun é excelente para toda a família

Estação de esqui de Kaprun

Ligada à estação de esqui de Kaprun, na Áustria, a geleira Kitzsteinhorn fica aberta de outubro a maio com cobertura de neve garantida. Situada a 3.000 m de altitude, a área glacial atrai todos os perfis de visitantes: esquiadores esportivos, snowboarders, fãs de neve profunda, caminhantes de inverno e praticantes de freestyle. As pistas são variadas e ainda descortinam vistas de tirar o fôlego! 

8. Les Deux Alpes é referência no mundo do esqui de verão

Estação de esqui de Les Deux Alpes

Na estância francesa de Les Deux Alpes, o esqui de geleira é praticado na área de altitude Mont de Lans. O local oferece impressionantes 800 m de queda vertical, neve natural garantida e um snowpark que é referência mundial para praticantes de freestyle. Por conta do aquecimento global e da queda de neve menos abundante, a temporada de esqui de verão por lá está cada vez menor.

Essa foi a nossa seleção de destinos com geleiras para esquiar na Europa. Se você gostou do conteúdo, não deixe de inscrever na nossa Newsletter para saber mais sobre as estações de esqui e outros temas relacionados à neve!

Crédito das imagens: Shutterstock

Compartilhe:

Matérias Relacionadas