Neve na África: 5 lugares que nevam no continente

Compartilhe:

Pode ser difícil acreditar que caia neve na África, mas o continente mais quente do planeta também fica coberto de branco. Devido à sua ampla extensão territorial, os 54 países do continente contam com climas e ecossistemas diferentes. Dessa forma, é possível encontrar alguns destinos africanos com um clima que permite a queda de neve.

A seguir, você confere uma lista com alguns lugares nevados no continente que confirmam que na África neva de fato: 

1. Ifrane: a cidade marroquina fica coberta de branco durante o inverno 

Neve na África

Um dos destinos onde neva na África é a pequena cidade de Ifrane, no Marrocos. Por estar localizada a 1700 metros de altitude, a neve cai em abundância na região durante a temporada de inverno – junho a setembro. Além disso, devido à sua semelhança com os vilarejos de inverno dos Alpes europeus, a cidade foi apelidada de “pequena Suíça marroquina”.

2. O Kilimanjaro é o monte mais alto da África

Neve na África monte Kilimanjaro

No nordeste da Tanzânia, você encontra o Monte Kilimanjaro, a montanha de neve mais alta do continente africano – com 5895 metros de altitude! Existem três cones vulcânicos que constituem o Kilimanjaro: Mawenzi, Shira e Kibo. Este último é o cume e fica coberto de neve quase o ano todo. Para aqueles que desejam se aventurar, a área oferece cinco rotas de escalada. 

3. A região da cordilheira Drakensberg abriga a única estância de neve na África do Sul

A cordilheira Drakensberg é a parte oriental das encostas conhecidas como a “Grande Escarpa”, e percorre a África do Sul e Lesoto. A região recebe nevascas suficientes para abrigar Tiffindell, a única estação de esqui da África do Sul. E graças à queda de neve regular e à estrutura da estância, a área esquiável fica aberta por três meses a cada ano. 

4. Lesoto: conheça um pequeno país com neve na África 

Neve na África Lesoto

Lesoto é mais um destino a ser apresentado a quem duvida que na África tem neve. Situado no interior da África do Sul, esse é o único país do mundo que fica inteiramente acima dos 1000 metros de altitude, principal motivo para o seu clima ser frio. Um bom lugar para ver os flocos de neve em Lesoto é sua capital, Maseru. 

Caso seu desejo seja curtir esportes de neve, visite a única estação de esqui do país: a Afriski Mountain Resort, nas Montanhas Maluti. 

5. Montanhas do Atlas: mais um ponto onde neva na África 

Neve nas montanhas

Por fim, outro lugar para ver neve na África são as famosas montanhas do Atlas, que se estendem pela Tunísia, Argélia e Marrocos. A cadeia montanhosa conta com as condições ideais para a queda de neve, principalmente nas regiões marroquinas e argelinas. Para melhorar, ao lado sul das montanhas do Atlas, está a vasta extensão do deserto do Saara.

Aproveite neve em abundância em outros destinos ao redor do mundo

Ver neve no continente mais quente do mundo é uma experiência única. Porém, se sua vontade é aproveitar ao máximo tudo que a neve tem a oferecer, há uma série de destinos onde neva em abundância. Europa, Ásia e América do Norte são outros continentes onde o inverno oferece uma quantidade de neve maior, no geral. 

Em uma viagem aos Alpes franceses, por exemplo, você pode se aventurar em alguns dos maiores domínios de esqui do mundo, como os 3 Vales e Paradiski. Já na América do Norte, você encontra cidades como Quebec, no Canadá, que oferece uma infinidade de atividades para fazer na neve e curtir o frio.  

Gostou de conhecer um pouco mais sobre neve na África? Tomara que sim! Para ter acesso a mais informações como as desse texto sobre turismo de neve e inverno, assine a nossa newsletter gratuita e receba conteúdos exclusivos.

Crédito das fotos: Shutterstock

Compartilhe:

Matérias Relacionadas