O que é iglu e como ele é feito?

Compartilhe:

Você sabe o que é iglu? O abrigo é uma casa de neve capaz de manter seus habitantes quentinhos e confortáveis, mesmo no frio extremo do polo norte. Os iglus foram inventados e utilizados originalmente por moradores nativos das regiões mais frias do planeta. Porém, hoje, podem ser encontrados em diversos destinos de neve ao redor do mundo. 

A seguir, você confere tudo sobre os iglus: como eles são feitos, a ciência por trás de sua construção e, claro, onde encontrá-los. Acompanhe!

Como é feito o iglu?

 

Para entender o que é iglu, é importante compreender como a habitação de neve é construída. Os iglus são feitos de neve comprimida, cortada em blocos. Estes blocos são empilhados de forma circular até que se forme uma estrutura resistente. 

Eles são posicionados em uma espiral bem suave e, a cada volta, devem estar um pouco mais inclinados para a frente, até que o teto seja formado. O atrito entre um bloco e outro é o que mantém todas as partes do iglu em seu devido lugar — é a mesma lógica por trás das pontes romanas em arco.

A neve utilizada na construção de iglus deve ser mais antiga. Isso porque a neve recente ou neve powder, como também é chamada é muito aerada e fofa, o que não serve para construir paredes firmes.

O que é iglu
Vista interna de um iglu tradicional | Shutterstock

Como o iglu conserva a temperatura elevada?

Para a surpresa de muitos, a temperatura de um iglu por dentro pode variar entre – 7 ºC e 16 ºC. O que acontece, na verdade, é que a neve é um excelente isolante térmico, composta por 95% de ar preso entre cristais de gelo. Ela impede que a troca de ar entre os ambientes interno e externo aconteça. Como resultado, o calor produzido no interior do iglu não se perde com facilidade.

Outro detalhe que faz diferença é que, geralmente, os iglus não possuem o chão plano. É uma prática comum dividir o piso da habitação em três elevações diferentes: na mais alta, ficam as camas, na intermediária, um local para a fogueira e outros objetos, e, na mais baixa, o acesso à porta. 

Isso faz com que o ar frio se acumule nas regiões mais baixas do iglu e o ar quente suba para a área de dormir.

O iglu é feito de neve comprimida | Shutterstock

3 lugares para visitar e entender na prática o que é iglu

Agora que você já sabe bastante sobre o tema e como a casa de gelo e neve funciona, que tal conhecer alguns dos melhores lugares para se hospedar em iglus e praticar esportes de neve? Confira algumas sugestões!

1. Iglu Dorf (Suíça)

A Suíça é conhecida por sua vasta e tradicional cultura de neve. Logo, não é nenhuma surpresa que a companhia Iglu Dorf seja um sucesso no país, tendo unidades espalhadas por todo o seu território. Por lá, você pode se hospedar em iglus com banheiras aquecidas, cercados por paisagens deslumbrantes. Sem dúvida, é uma experiência inesquecível! 

2. Igloo Village Blacksheep (França)

 

O Igloo Village Blacksheep está localizado próximo à estação de esqui de La Plagne, na França. O local oferece aos hóspedes duas opções de acomodações: o iglu tradicional, onde é fornecido um cobertor peludo para passar a noite, e o iglu aquecido, que possui um aquecedor a lenha em seu interior.

Existem diversos iglus ao redor do mundo | Shutterstock

3. Golden Crown Levi Igloo (Finlândia)

 

O iglu do Golden Crown é considerado um dos mais sofisticados. Ele é inteiramente feito de vidro, o que significa que você pode ter uma visão incrível do céu finlandês durante a noite. Além disso, com sorte, é possível admirar, de dentro do iglu, a magia da Aurora Boreal e seu show de luzes dançantes.

Ver a Aurora Boreal de dentro de um iglu é uma experiência única | Shutterstock

Gostou de entender melhor o que é iglu? Tomara que sim! Para ter acesso a mais informações sobre turismo de neve e inverno, assine a nossa Newsletter gratuita e receba conteúdos exclusivos.

Crédito das fotos: Shutterstock

Compartilhe:

Matérias Relacionadas