Para quem deseja saber onde esquiar em setembro, a dica é se informar sobre os meses de inverno em cada parte do globo. Em países do hemisfério sul, como Chile e Argentina, é possível praticar esportes na neve durante o mês de setembro. Algumas estações de esqui na região dos Alpes também ficam abertas nessa época do ano e têm tudo para tornar as suas férias inesquecíveis.
Curtiu a ideia? Abaixo, você confere 5 lugares onde se pode esquiar em setembro. Dê uma olhada!
Onde achar neve em setembro?
Setembro marca o final do inverno no hemisfério sul — o que significa que as temperaturas nessa época do ano não são tão baixas quanto em julho e agosto, por exemplo. Mesmo assim, alguns destinos da região, situados mais ao sul e de altitudes elevadas, continuam com boa prevalência de neve durante este mês. É o caso de lugares como Chile, Argentina e Nova Zelândia.
No hemisfério norte, setembro marca a transição do verão para o outono. Apesar de ser cedo para as tempestades de neve, nesta época do ano, as regiões montanhosas dos Alpes já apresentam algumas áreas apropriadas para o esqui. Países como Suíça e Áustria têm longa temporada de neve e são ótimas alternativas para quem busca onde esquiar em setembro.
Esquiar na neve em setembro: quais são as vantagens?
Uma das vantagens de saber onde esquiar em setembro é pegar a baixa temporada de esqui, o que garante preços mais baixos e maior oferta de vagas em resorts e hotéis. Para quem não curte um clima de frio extremo, essa época do ano também pode ser o ideal, pois é marcada por temperaturas mais amenas.
Além disso, ao viajar para esquiar em setembro, você ainda terá a oportunidade de curtir as montanhas sob a luz do sol — uma experiência que só o esqui do verão pode te proporcionar.
Dito isso, veja a seguir os melhores destinos para esquiar na neve em setembro.
1. Zermatt, na Suíça, recebe esquiadores durante o ano inteiro
Quando o assunto é onde esquiar em setembro, a cidade de Zermatt não pode ficar de fora. Situado aos pés da imponente montanha Matterhorn, nos Alpes Suíços, o destino abriga uma das estações de esqui mais populares da Europa, conhecida por ficar aberta 365 dias por ano.
Devido à elevada altitude, a localidade possui excelentes condições de neve durante todas as estações, inclusive no verão. Além do esqui e snowboard, a estância oferece outras atividades, como escalada no gelo, snowmobile, passeios de trenó, caminhadas com raquete, patinação no gelo e curling.
2. Valle Nevado e Corralco, no Chile, estão entre as melhores opções para esquiar em setembro
Quer saber onde esquiar no Chile em setembro? O Valle Nevado é a resposta! O local é um dos destinos de inverno de maior prestígio do mundo e só encerra a sua temporada de esqui no início de outubro. Localizada a apenas 60 quilômetros da capital, Santiago, a área tem pistas incríveis, que contemplam todos os níveis de habilidades.
Outra estação de esqui no Chile que fica aberta em setembro é a estação de Corralco, com 25 pistas localizadas na encosta do vulcão Lonquimay. Vale a pena conhecer!
3. Turoa e Whakapapa, na Nova Zelândia, possuem ótimas condições de neve em setembro
Mesmo com o fim do inverno, as regiões montanhosas da Nova Zelândia permanecem com seus picos nevados. A área de esqui de Turoa, nas encostas do Monte Ruapehu, é uma boa escolha para quem quer saber onde esquiar em setembro e outubro.
O local abriga o maior vulcão ativo da Nova Zelândia e serviu de cenário para cenas da famosa trilogia “O Senhor dos Anéis”. Turoa também possui o telégrafo mais alto do país, chamado de “Highnoon Express”.
Você ainda pode se aventurar na estação de Whakapapa, uma das maiores áreas de esqui da Nova Zelândia. Assim como Turoa, o destino está situado no Mount Ruapehu e possui excelentes pistas de esqui e instalações.
4. Bariloche, na Argentina, tem temporada de neve estendida até meados de setembro
A cidade de Bariloche, na Argentina, é um dos mais tradicionais destinos de esqui da América do Sul. Embora a alta temporada de neve na região aconteça entre julho e agosto, algumas estações permanecem abertas até meados de setembro, atraindo turistas do mundo todo.
O Cerro Catedral está entre os lugares que ficam abertos mesmo após o término do inverno no país. Além do esqui, os visitantes podem aproveitar a área para fazer trilhas, caminhadas, escaladas, andar de mountain bike na neve e apreciar as belíssimas paisagens cobertas de branco da Argentina.
5. Austrália também pode ser a solução para quem quer saber onde esquiar em setembro
A temporada de neve na Austrália, geralmente, vai de junho a setembro. As estações de esqui do país ficam localizadas nas regiões mais ao sul do território, como os estados Nova Gales do Sul e Victoria.
Alguns dos destinos mais visitados por esquiadores são Falls Creek, Perisher e o Parque Nacional Mount Buffalo. Você pode aproveitar a viagem para se jogar em diversas atividades na neve, como esqui, snowboard, caminhadas com raquetes e passeios de snowmobile.
6. Hintertux, na Áustria, tem uma das temporadas de neve mais longas da Europa
Hintertux é outro lugar com neve o ano todo que vale a pena conhecer. A estância fica localizada próximo às geleiras de Gefrorene-Wand-Kees (Tuxer Ferner), nos Alpes de Zillertal, na Áustria. Sua área inclui 60 quilômetros de terreno de esqui, com pistas para todos os níveis de habilidade. Por isso, se você tem o desejo de esquiar no verão europeu, Hintertux é uma ótima escolha.
Gostou de descobrir onde esquiar em setembro? Tomara que sim! Para ter acesso a mais informações sobre turismo de neve e inverno, assine a nossa Newsletter gratuita e receba conteúdos exclusivos.
Crédito das fotos: Shutterstock