Países que nevam são destinos muito procurados durante as férias. Seja para esquiar ou apenas curtir o clima frio em meio às paisagens branquinhas, viajar para lugares que têm neve é uma das experiências mais incríveis que o inverno proporciona. No hemisfério sul, a estação mais fria do ano acontece entre junho e agosto, enquanto no Hemisfério norte, as temperaturas ficam mais baixas entre dezembro e março. Contudo, há regiões com neve o ano todo.
Com tantas opções, muitas pessoas ficam indecisas na hora de escolher para onde ir. Nesse caso, vale a pena dar uma boa pesquisada sobre as principais características e atrações de cada local. Assim, fica mais fácil definir o próximo carimbo no seu passaporte.
Para te ajudar nessa decisão, separamos, a seguir, uma lista com alguns lugares que nevam ideais para você viajar e curtir a neve da melhor maneira. Confira:
1. França possui diversas áreas para esquiar na região dos Alpes
Visitar a França é sempre uma boa ideia para aproveitar as férias. Contudo, o inverno deixa o país ainda mais encantador, principalmente para quem procura atrações variadas. Durante a estação, a capital Paris é tomada por paisagens nevadas e dias fechados. Contudo, mesmo com o clima frio e céu nublado, a cidade luz nunca perde a graça. Estrasburgo e Bordeaux também são regiões famosas pela queda de neve abundante durante a temporada de inverno no país.
Para aqueles que desejam se aventurar no mundo dos esportes de inverno, a França abriga várias estações de esqui. As estâncias ficam localizadas na região dos Alpes Franceses e são cercadas por montanhas cobertas de neve. Algumas das áreas para esquiar mais conhecidas do país são: Val d’Isere, Grand Massif, Val Thorens, Alpe d’Huez, Tignes, Les Arcs e La Plagne.
2. Suíça é um dos países que nevam mais requisitados para turismo de inverno
Não tem como pensar em destino de inverno sem citar a Suíça, um dos principais países que nevam do mundo. A principal atração por lá são os Alpes suíços, que abrigam as montanhas nevadas mais icônicas da Europa. A região ainda possui inúmeros vilarejos que são um verdadeiro paraíso para quem gosta de apreciar paisagens com neve.
Os melhores lugares para visitar durante a época mais fria do ano são as cidades de Zermatt, Zurique, Genebra, Davos, Lucerna e Berna, que reúnem as atrações mais populares do país, como bares, restaurantes, museus e centros culturais.
Outro local que você não pode deixar de visitar na Suíça é a estação de esqui de St. Moritz. A estância é conhecida por ser o berço dos esportes de neve e conta com algumas das paisagens de inverno mais bonitas da Europa.
3. Canadá possui áreas com queda de neve abundante durante o inverno
O inverno no Canadá costuma ter uma forte queda de neve anual. Sendo assim, o país é uma excelente escolha para aqueles que querem passar as férias cercados por paisagens cobertas de branco. A província de Quebec reúne muitos programas de inverno imperdíveis. Um dos mais populares é o Hôtel de Glace, onde você pode desfrutar de uma noite de sono em um quarto feito inteiramente de gelo.
Para quem gosta de aproveitar a neve esquiando, a estação Le Massif de Charlevoix oferece uma série de atividades esportivas para seus visitantes, como esqui, snowboard, pesca no gelo, snowmobile, caminhada com raquetes, patinação no gelo, entre outros. Outro ponto turístico para visitar durante o inverno canadense é o Parque Nacional de Banff.
4. Itália abriga parte das paisagens alpinas mais bonitas da Europa
Os Alpes italianos são o melhor lugar para curtir o frio na Itália, um dos mais importantes países que nevam na Europa e no mundo. A cordilheira fica na região norte do país, próxima à fronteira com França e Suíça. O local é repleto de natureza e oferece muitas atrações turísticas, como parques naturais, vilarejos, ski resorts e diversos restaurantes para saborear a tradicional culinária italiana.
Outra paisagem nevada muito popular na Itália são as Dolomitas, um conjunto de montanhas localizadas entre as cidades de Belluno, Tirol do Sul e Trentino.
Os Alpes Italianos também costumam ser frequentados pelos amantes dos esportes de inverno. O domínio de esqui da Via Lattea é um dos mais tradicionais da Europa e soma mais de 400 km de pistas. Ao todo são seis estações de esqui com áreas para snowboard, trilhas, caminhadas, passeios de trenó e patinação no gelo.
5. Japão conta com o tipo de neve ideal para praticar esportes de inverno
O inverno no Japão tem uma considerável queda de neve, sobretudo nas regiões ao norte do país. Um dos lugares com inverno mais rigoroso por lá é a Ilha de Hokkaido, que recebe uma nevasca forte graças às massas de ar frio da Sibéria. A região, inclusive, concentra dezenas de áreas de esqui, como as estações de Tomamu e Sahoro. Cidades como Tóquio, Quioto e Osaka também registram neve, mas em quantidade menor.
6. EUA abriga os cenários nevados mais famosos do mundo
Os EUA são um dos países que tem neve mais visitados na temporada de frio no Hemisfério Norte. Durante o inverno, as regiões mais ao norte apresentam temperaturas baixas e uma nevasca forte, que começa em dezembro e segue até o mês de março. Um dos destinos que mais recebe visitas durante a estação é a cidade de Nova York. O lugar é um dos cenários de inverno mais populares dos EUA, principalmente por conta dos filmes de Natal.
Outro destino muito procurado pelos turistas que visitam os EUA é Aspen Snowmass. A estação de esqui fica localizada no Colorado e tem uma das áreas esquiáveis mais charmosas do mundo. Outros lugares que nevam nos EUA que você pode incluir na sua lista de viagem são as cidades de Chicago, Denver, Boston e o estado do Alasca.
7. Chile é um dos países que nevam na América do Sul mais visitados
O Chile é uma opção interessante para ver neve na América do Sul. A Cordilheira dos Andes apresenta paisagens de inverno de tirar o fôlego, como montanhas nevadas e lagos cristalinos. Os lugares mais visitados da região são as estações de esqui do país, como Valle Nevado, El Colorado, Farellones e Portillo. Você também pode aproveitar a neve no país visitando as cidades mais ao sul, como Pucón, Puerto Varas, Punta Arenas e Puerto Natales.
A capital Santiago não registra queda de neve na região central, mas as montanhas ao seu redor criam um cenário invernal deslumbrante. Outro lugar repleto de paisagens nevadas é o Parque Nacional Torres del Paine, na Patagônia chilena.
Gostou de conhecer estas opções de países que nevam para visitar nas férias? Tomara que sim! Para ter acesso a mais informações sobre turismo de inverno e receber conteúdos exclusivos, assine a nossa Newsletter gratuita.
Crédito das fotos: Shutterstock